• NOTICIAS

      14/09/2017 | Clara Toledo Corrêa - Educação e Inovação

      Educação e Inovação

      DE VOLTA PARA O FUTURO!

      *Clara Toledo Corrêa

      Desde o passado o homem se prepara para o futuro. E imagina como esse tempo será, cheio de novidades, inovações e coisas que a princípio parecem surreais. Quando chegamos ao presente, vemos que o futuro já passou, com mais ou menos inovações do que o planejado ou sonhado. Ainda não temos Rose como os Jetsons  tinham, nem carros que voam ou outras engenhocas, mas em pouco tempo teremos carros que dirigem sem motoristas e outras inovações que nos parecem intangíveis.

      Assim, esse ciclo de passado, presente, futuro e inovação nunca cessa. Isso ocorre devido à necessidade de adaptação, novidade e curiosidade intrínsecas ao ser humano. Essas necessidades e características humanas fizeram com que o mundo mudasse e que superássemos em aspectos positivos e negativos, por exemplo, a teoria de Darwin.

      São com as inovações, portanto e com o desejo de superar o passado e o presente, que chegamos onde chegamos e que estamos galgando para aquilo que ainda será... Inventamos vacinas e aparelhos que curam, mas também armas que devastam.

      Hoje temos uma série de empregos que eram inexistentes nos séculos passados, que aniquilaram funções das quais nem mais lembramos, e assim, os empregos de hoje sofrerão a mesma sorte dos postos passados.

      Não dependemos tão e somente das condições naturais para plantar e temos abundância em alimentos o ano todo suficiente para erradicar a subnutrição e a fome. Ao mesmo tempo  em que  muito do sabor e da saúde dos alimentos hoje são questionáveis, bem como há em alguns lugares do globo – ou até mesmo ao lado de nossas casas – onde as pessoas ainda passam fome.

      Tivemos a clonagem como fonte de cura e hoje contamos com as impressoras 3D, que sabe-se  lá o que elas ainda poderão produzir. E assim por diante podemos elencar uma série de benefícios que as inovações nos trouxeram e os malefícios causados por aqueles que decidiram não empregar bem essas ricas ferramentas.

      Entretanto, não é sobre os malefícios que devemos nos atentar. Embora eles sejam importantes para observarmos e questionarmos para que determinados erros não sejam repetidos, devemos nos atentar para os seus aspectos positivos, que culminam na necessidade de inovar para superar a “atual” crise.

      Aliás, inovação e crise sempre caminharam juntas. Perceberam? Talvez seja o inconformismo de estar no presente que gere isso. No presente sim, pois o passado e o futuro nunca representam dificuldades ou crises, pois ou é superado ou é inexistente. Inovamos, também, pelo desejo de sair do passado, mas para isso se faz necessário trabalhar muito com o presente e com nossas futuras gerações.  Devemos  implementar  desde sempre a educação e a cultura de inovação nas escolas e universidades. Devemos apoiar nossos alunos e conduzi-los a um caminho que leve o benefício a toda humanidade e prepararmos para o futuro da melhor forma educando, também, aqueles que se tornarão passado.

      Se desejamos superar o passado e enfrentar da melhor forma o  futuro, precisamos estar atentos a dois fatores primordiais: Educação e Inovação.

      *Clara Toledo Corrêa é advogada da Toledo Corrêa Marcas e Patentes. E-mail – claratoledo@toledocorrea.com.br


      Foto: Roniel Felipe





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •