• NOTICIAS

      21/09/2017 | Sinfônica de Americana e a ABAL

      Sinfônica de Americana e Solistas da ABAL-Campinas apresentam concerto com obras de Carlos Gomes  

      A Orquestra Sinfônica de Americana, em parceria com a Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL), apresenta, em Campinas, domingo, dia 24/09, às 20 horas, na igreja de N. Sra. de Lourdes, (R. Gonçalves César, 79 - Jardim Guanabara), um Concerto Comemorativo a Carlos Gomes. Sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz, a soprano Marina Gabetta, o barítono Nelson Nicola Dimarzio, o tenor João Gabriel Bertolini e o baixo Rafael Leoni interpretarão árias das óperas Il Guarany, Lo Schiavo e Salvator Rosa, além das canções Realtá e Quem sabe?!. A orquestra apresentará, também, a Protofonia da ópera Il Guarany e a Sonata em Ré, conhecida como Burrico de Pau.

      O programa traz: Primeiro Movimento da Sonata em Ré (orquestra); Realtà! (Bertolini), Di sposo...di padre (Leoni); Segundo Movimento da Sonata em Ré (orquestra); O Ciel di Parahyba (Gabetta); Sogni d amore (Dimarzio); Protofonia de Il Guarany (orquestra); Sento una Forza Indomita (dueto Bertolini e Gabetta) e, como gran finale, a modinha Quem sabe?! (todos os solistas).

      Carlos Gomes, autor da ópera Il Guarany, foi o primeiro compositor brasileiro a ter obras apresentadas no Teatro Alla Scala, em Milão, Itália. Com estilo romântico e épico, o maestro empolga quem ouve suas obras.

      Uma das primeiras instituições do gênero a surgir numa cidade do interior, a Sinfônica de Americana passou por muitas transformações no decorrer dos anos, desde o trabalho inicial de alguns pioneiros, movidos antes de tudo pelo amor à arte musical no melhor dos sentidos. Merecem destaque, sem dúvida, as saudosas figuras do maestro Danunzio Benencase e do violinista e luthier, Agostinho Paparotti. Contou desde então com a contribuição de músicos de diferentes perfis, que imprimiram cada qual sua marca atuando como regentes titulares - a exemplo de Carlos Kaminsky, Parcival Módolo e Carlos Lima. Já atuaram junto à Orquestra grandes nomes da música erudita, tanto solistas como regentes, e também artistas e grupos consagrados de nossa música popular. A Orquestra é mantida integralmente pela administração municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR).

      Entrada franca. Todos são bem-vindos!





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •