• NOTICIAS

      18/10/2017 | Amparo Estância Turística

      Amparo apresenta Mapa de Oportunidades Turísticas para manter status de Estância

      A equipe da Usina do Conhecimento, empresa responsável pela atualização do Inventário Turístico e construção do Mapa de Oportunidades Turísticas do município, convidou a população de Amparo para a reunião aberta na amanhã, terça-feira, dia 17 de outubro, às 19h, no auditório da Rádio Municipal de Amparo (Praça Pádua Sales, Centro).

      Amparo tem atrativos, infraestrutura e serviços disponíveis para firmar-se como uma estância turística diferenciada. Esta é a conclusão do Inventário Turístico da cidade, um dos documentos obrigatórios, , para o cumprimento da Lei Complementar Nº 1.261, de 29 de abril de 2015, para que Amparo possa manter seu status de Estância Turística (não mais como Estância Hidromineral), junto à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado de São Paulo.

      Para compartilhar com a população as pesquisas feitas e o mapeamento das oportunidades turísticas vislumbradas para a cidade, a empresa Usina do Conhecimento realizou amanhã, terça-feira, dia 17 de outubro, a partir das 19 horas, no auditório da Rádio Municipal de amparo (Praça Pádua Salles, Centro), uma reunião aberta a toda a comunidade Amparense.

      Durante todo o processo foi proporcionada a participação ativa dos moradores, comerciantes, Poder Púbico e demais interessados, que puderam contribuir com sugestões em suas áreas de atuação para o desenvolvimento turístico do município. Informações podem ser solicitadas pelo e-mail amparo.inventario@usinadoconhecimento.com.br.

      Quatro meses de trabalho

      O levantamento de informações para a atualização do Inventário Turístico e a construção do Mapa de Oportunidades Turísticas vem sendo realizado há quatro meses pela empresa Usina do Conhecimento, sob a responsabilidade da turismóloga Laura Santi.

      “Nosso trabalho incluiu o levantamento das oportunidades de desenvolvimento, geração de emprego, renda e de arrecadação de impostos por meio da atividade turística, verificando as possibilidades de implementá-las sem que a cidade perca sua qualidade de vida e possa encontrar meios de continuar a preservar seu patrimônio histórico”, explica.

      O trabalho desenvolvido pelos profissionais da Usina do Conhecimento buscou equilibrar os fortes valores histórico-culturais com a criatividade e o empreendedorismo de seus moradores. “Amparo é uma cidade privilegiada, pois soube preservar seu patrimônio histórico e possui informações sistematizadas. Graças a esse trabalho podemos mostrar que, em Amparo, o turismo, a preservação e o desenvolvimento podem e devem andar juntos”, explica a professora Mirza Pellicciotta, uma das consultoras colaboradoras.

      Nas conclusões, a Usina do Conhecimento destaca a área rural de Amparo como “riquíssima” para o setor turístico, uma vez que representa as origens do município, seu desenvolvimento, e compartilha com os visitantes experiências singulares, agregadoras e capazes de despertar emoções e lembranças de um passado que cada família já viveu em seus primórdios no desenvolvimento do Brasil.

      O documento também destaca a importância da imigração italiana que deixou marcas significativas e que repercutem em diversos aspectos culturais da cidade, sendo a gastronomia e a hospitalidade suas principais formas de expressão. “Criar produtos turísticos, eventos e outras formas de serviços para atender aos visitantes e turistas trará ainda mais oportunidades para que Amparo se conheça, se reconheça e possa obter benefícios econômicos, sociais e culturais com a atividade turística”, sustenta Laura Santi.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •