• NOTICIAS

      19/10/2017 | 5ª edição do FMCB/2018

      Festival de Música Contemporânea Brasileira lança documentário oficial

      Edição de 2017 que homenageou Hermeto Pascoal e Edson Zampronha divulga vídeo com os melhores momentos. Inscrições de trabalhos para o evento em 2018, que irá homenagear Egberto Gismonti e Marisa Rezende, estão abertas

      O Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) promove o lançamento oficial do documentário da edição que homenageou os compositores Hermeto Pascoal e Edson Zampronha. A divulgação será no dia 30 de outubro, no canal do Youtube da Sintonize na Cultura. A quarta edição do festival, que já é reconhecido internacionalmente por estudiosos da música, foi realizada em Campinas entre os dias 15 e 18 de março de 2017 e reuniu mais de duas mil pessoas em cinco dias de atividades.

      Além disso, a quinta edição do evento já está marcada para março de 2018, entre os dias 20 e 24 de março. Os homenageados no próximo ano serão Egberto Gismonti e Marisa Rezende, dois nomes consagrados da música contemporânea atual, e as inscrições para apresentação de trabalhos realizados por pesquisadores (as), docentes, discentes e profissionais em geral da área de música estão abertas desde o dia 15 de setembro de 2017 e vão até dia 15 de novembro.

      Serão aceitas inscrições nas categorias de Comunicação Oral e Apresentação Artística que deverão versar em torno da temática “Vida e obra de Egberto Gismonti e Marisa Rezende”. Cada proposta deve ser enviada separadamente, mesmo que a Comunicação Oral seja complementar à Apresentação Artística. As submissões deverão ser enviadas exclusivamente por sistema de formulário eletrônico disponível na página www.fmcb.com.br/inscricoes até o dia 15 de novembro, com formulário disponível em português, inglês e espanhol.

      Mais sobre o documentário da 4ª edição do FMCB

      O evento que é reconhecido como um dos principais festivais do país na música contemporânea brasileira realizou em 2017 apresentações artísticas, concertos, mesas-redondas, entrevistas, bate-papo com o público, concertos que focaram nas obras de Hermeto Pascoal e Edson Zampronha e uma mostra musical no Centro Infantil Boldrini. As atividades foram registradas no documentário oficial, que possui entrevistas com músicos e os compositores homenageados e mostra os melhores momentos do festival.

      A diretora do festival e coordenadora geral do documentário, Thais Nicolau, destaca aimportância da divulgação do vídeo como resultado do festival. “Este documentário não sóapresenta os contrastes evidentes entre a música do Edson e do Hermeto, mas revela semelhanças muito interessantes sobre a concepção e o processo de criação musical dos dois compositores”

      A jornalista e roteirista do documentário, Hebe Rios ressalta que participar do IV FMCB foi uma experiência emocionante. “Pude me debruçar e me deixar conduzir pela música contemporânea brasileira, que instiga e atrai. Como em todo o processo de edição foi complicado escolher o que deixar, o que tirar, já que tudo teve seu lugar, sua importância, seu valor. Mas, o que talvez possa ser motivo de frustração para alguns, por não ver toda a  história retratada, sirva de estímulo para que essa história seja novamente contada”, conta. O vídeo resumo do festival já pode ser conferido em: https://goo.gl/ZBRCgE

      O IV FMCB contou com a presença dos compositores homenageados, 160 músicos convidados e participantes representando 26 universidades do Brasil e de outros países. O festival também ofereceu a oportunidade para músicos em formação apresentarem seus trabalhos na presença dos próprios compositores. As atividades permitiram ao público conhecer os compositores pessoalmente e abriram possibilidades para que se familiarizassem com sua produção. Unindo apresentações de pesquisa e performance, o Festival contou com atividades na Unicamp, Instituto CPFL, Centro Infantil Boldrini e Teatro Municipal José de Castro Mendes.

      Retrospectiva

      No dia 14 de março de 2017, o FMCB realizou uma mostra cultural beneficente no Centro Infantil Boldrini, hospital referência no tratamento do câncer infantil na América Latina. A mostra uniu apresentação teatral com o grupo Sementes da Alegria, e música, com a participação de Ana Carolina Sacco e Bruno Madeira. Realizado no dia 15 de março, no Instituto CPFL, o concerto de abertura contou com a apresentação de grupos convidados, além de bate-papo descontraído com os compositores homenageados. O evento atingiu lotação máxima em menos de 30 minutos da distribuição dos ingressos.

      Nos dias 16 e 17 de março, foram realizadas as apresentações de trabalhos selecionados através de edital, além de mesa redonda para discutir sobre as obras do compositor Edson Zampronha e Hermeto Pascoal, respectivamente. Com transmissão ao vivo, o público pode acompanhar toda a programação que contou também com uma mesa redonda. Ainda na noite de 16, foi realizado um concerto Teatro Castro Mendes em homenagem a Edson Zampronha. E, no dia 17, o Teatro Municipal “José de Castro Mendes” sediou uma apresentação especial com Hermeto Pascoal e Grupo.

      O último dia de evento foi realizado também no teatro Castro Mendes e contou com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas interpretando as obras dos compositores homenageados, em que os compositores comentavam de forma a facilitar o entendimento das obras para o público em geral. Ainda ofereceu um coquetel a todos os presentes e premiou os participantes que mais se destacaram nas apresentações acadêmicas.

      Sobre o FMCB

      O festival é um encontro internacional de estudiosos da música brasileira, que a cada edição homenageia dois compositores ainda em vida que se destacam no cenário musical do país. Consolidado na agenda cultural de Campinas, a proposta promove um maior reconhecimento a quem se dedica à produção musical, além de difundir as contribuições virtuosas de seus trabalhos. O FMCB proporciona uma visão global da obra dos homenageados por meio de apresentações complementares de pesquisa e performances, além da oportunidade de contato estreito com estes compositores que participam das atividades do evento.

      Em Campinas, o Festival de Música Contemporânea Brasileira foi idealizado por Thais Nicolau e é realizado pelo Grupo Sintonize, por meio do ProAC ICMS, Governo do Estado de SP e Ministério da Educação. Com patrocínio de CPFL Energia, Ipanema Rolamentos, apoio do CNPq e da CAPES, tendo como parceiros a Secretaria de Cultura de Campinas, Instituto CPFL, Unicamp, Instituto de Artes, OSMC e CRCV&B.

      SERVIÇO:

      Lançamento DVD IV FMCB

      Quando: 30/10
      Onde: Canal da Sintonize: https://goo.gl/ZBRCgE

      Inscrições de trabalhos para a 5ª edição do FMCB/2018
      Data: até 15 de novembro de 2017
      Envio por meio de formulário eletrônico disponível na página www.fmcb.com.br/inscricoes (em português, inglês e espanhol)
      Serão aceitas inscrições nas categorias de Comunicação Oral e Apresentação Artística em torno da temática “Vida e obra de Egberto Gismonti e Marisa Rezende”



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •