• NOTICIAS

      14/11/2017 | Orquestra Ouro Preto lança DVD

              Orquestra Ouro Preto lança DVD The Beatles na Concha Acústica do Taquaral neste sábado (18)

              Concerto gratuito integra a turnê nacional de lançamento do disco. Repertório inclui grandes sucessos da banda britânica em arranjos inéditos.
       

              A Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, lança em Campinas neste sábado, 18 de novembro, às 19h, o DVD Orquestra Ouro Preto - The Beatles, na Concha Acústica do Parque Taquaral. A entrada é gratuita. O concerto, que tem no repertório desde grandes sucessos até obras menos conhecidas de todo o período de produção artística da banda britânica, integra a turnê nacional de lançamento do DVD Orquestra Ouro Preto – The Beatles, com patrocínio da SulAmérica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

              Dialogando os universos da música erudita e popular, o DVD propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpool, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra de cordas e uma banda de rock.

              Gravado ao vivo no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte, repertório do DVD abrange todo o período de produção artística dos Beatles, em arranjos inéditos, assinados pelo jovem violinista Mateus Freire. Destaque para Day Tripper, In My Life, Penny Lane, Because, Something e With a Little Help From My Friends, esta última, colocando em cena a versão beatle, junto àquela do célebre arranjo de Leon Russel, eternizada por Joe Cocker, em Woodstock.

              As músicas privilegiam a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e baixo, substituindo a palavra cantada. De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, o objetivo da escolha é manter fidelidade às peças, "desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmando o caráter atemporal da obra do quarteto de Liverpool", explica.

              Sucesso de público e crítica, o espetáculo alcança aproximadamente uma centena de apresentações por vários estados do Brasil, incluindo participação na International Beatle Week, em Liverpool, em 2012, em três elogiados concertos, tornando-se a primeira orquestra do mundo a participar do tradicional evento destinado a beatlemaníacos de todo o mundo.

              O DVD foi dirigido por Marco Aurélio Ribeiro (Navalha Audiovisual), contando com direção artística do maestro Rodrigo Toffolo. O áudio foi mixado e masterizado pelo engenheiro de som alemão Ulrich Schneider, com passagens por grandes orquestras do Brasil e do mundo.

               

              Repertório - The Beatles

              Day Tripper, Come Together, Here, There and Everywhere, Yesterday, Help, Blackbird, Because, Eleanor Rigby, In My Life, She Love´s You, Penny Lane, Let It Be, Don´t Let Me Down, Something, With a Little Help From My Friends, Hey Jude.

               

              Orquestra Ouro Preto

              Ao longo de 17 anos de atividades ininterruptas, a Orquestra Ouro Preto sempre se destacou pela competência e virtuosismo de seus músicos. O grupo, com sede em Ouro Preto, Minas Gerais, nasceu com o objetivo de reviver a histórica vocação para música da antiga Vila Rica, quando Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo – patriarca de uma família de violinistas que hoje integram o corpo da Orquestra Ouro Preto, entre eles o Maestro Rodrigo Toffolo, o spalla Rodoflo Toffolo e as gêmeas violinistas Mara e Marina Toffolo - associados a um grupo de instrumentistas criaram, em 2000, a Orquestra Ouro Preto. O conjunto tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas, fundamentando seu trabalho em linhas de atuação específicas, que a distinguem de outras orquestras, a exemplo da universalidade da música, tendo como base o repertório clássico; a latinidade como fonte de identidade e referência, além do ineditismo e experimental, mediante o diálogo entre os universos das músicas clássica e popular.

              No campo da música experimental, lançou, ao lado do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, o CD/DVD Valencianas (Deck Disc). O trabalho homenageia a trajetória de Alceu que, pela primeira vez, teve parte significativa de sua obra arranjada para música de concerto. Pelo disco, é vencedora do Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor álbum de MPB. Recentemente lançou os discos Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla, Concertos para Cordas – Antonio Vivaldi e Latinidade: música para as Américas.  

              Em seu legado, destaca-se ainda a indicação ao prêmio Grammy Latino (2007) na categoria melhor disco instrumental, pelo álbum Latinidade e apresentações em importantes cidades do país e exterior. Realizou uma série de concertos em Portugal e na Galícia, divulgando a música de concerto brasileira contemporânea, em parceria com a Missão do Brasil junto à Comissão dos Países de Língua Portuguesa| CPLP. Denominado Turnê Países e Comunidades de Língua Portuguesa, o projeto prevê ainda concertos em Cabo Verde, Açores, Moçambique, Angola, Macau e Timor Leste.

              A Orquestra Ouro Preto é patrocinada pela SulAmérica, Vale, Aliança Energia e Gasmig.
             

              SERVIÇO:

              Orquestra Ouro Preto lança DVD The Beatles em Campinas

              Dia e Horário: 18 de novembro, às 19h.

              Local: Concha Acústica de Campinas - Lagoa do Taquaral (Av. Heitor Penteado, s/n, bairro Taquaral | Campinas/SP).

              Entrada Gratuita


              Fotos : Íris Zanetti





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •