• NOTICIAS

      13/01/2018 | Aldo Cardarelli no CCLA 19/01

      CCLA exibe documentário sobre Aldo Cardarelli

      No próximo dia 19/01, sexta-feira, às 20 horas, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes, (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567) o cineasta e escritor Fernando Figueirinhas estreia o seu documentário, no qual focaliza o premiado pintor campineiro, Aldo Cardarelli.

      O vídeo foi filmado em Sousas, Joaquim Egídio e Espírito Santo do Pinhal, locais onde Aldo Cardarelli criou muitas de suas telas. Reunidos nessa filmagem encontram-se depoimentos de artistas e intelectuais como Olga von Simson, Henrique de Oliveira Jr, Marco Garcia (Presidente do MAC), Débora McDearmon (Georgia) e de Carlos Alberto Gonçalves, Diretor de Turismo de Espírito Santo do Pinhal. Dirigido e escrito por Fernando Figueirinhas e editado por Flávio Antônio Machado Homem foi realizado pelo Projeto Abertura e MH Vídeo e Fotografia.

      Na definição de Fernando Figueirinhas,Aldo Cardarelli, passado presente, é um nome que fica. Eclético nos temas e em escolas percorre desde o academismo até ao abstracionismo, atingindo o seu apogeu nas pinturas parietais - sacras ou abstratas. Conhecido como o Mestre dos Verdes consegue captar a temperatura das paisagens através das cores, sendo reconhecido internacionalmente. Nasceu e viveu em Campinas, tornando-se um dos maiores pintores brasileiros”.

      O cineasta, escritor e poeta Fernando Figueirinhas, natural da cidade do Porto, Portugal (1952), tem vários documentários realizados sobre artes e outros assuntos polêmicos, complexos e de grande profundidade. Dirigiu e produziu obras como “A ponta do iceberg”, “Gente sem nome”, “Esquecidos na noite”, “Razão de ser”, “A tríada da cognição”, “Manlio Moretto”, “Egas Francisco”, “Evasão e sonho”, “Projeto Abertura” e “Pedras que falam”. Possui diversos livros publicados como “Manlio Moretto”, “Palavras de Imagens”, “A urgência da mudança”, “Palavras nascem”, “A arte, o homem e o mundo” e “Íntimo”. Atento à realidade do momento atual vem-se dedicando à escrita ininterrupta de vários textos, poemas e pensamentos.

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •