• NOTICIAS

      28/02/2018 | Fundação Roberto Rocha Brito - nova sede

      Fundação Roberto Rocha Brito

      Nova sede promove avanço na disseminação de conhecimento para profissionais da saúde

      Curso gratuito de primeiros socorros oferecido para a comunidade comemora novas instalações

      A Fundação Roberto Rocha Brito inaugura sua nova sede e Centro de Treinamento Dr. Irmo Huberto Morelli nesta terça-feira, dia 27, às 19h, com a presença de médicos do corpo clínico do Hospital Vera Cruz, autoridades, imprensa e convidados.

      Com endereço na Rua Marechal Deodoro, 423, no Centro, o novo espaço, com 429,5m² e nove salas de diversos tamanhos para aulas teóricas, atividades práticas e palestras, a Fundação tem ampliada em 30% o oferecimento de vagas nos cursos, certificados pela American Heart Association. A AHA publica as diretrizes que estabelecem protocolos e produtos para realização dos primeiros socorros e Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP) em todo o mundo, além de elaborar o material didático utilizado por profissionais de saúde em todo o planeta.

      Para o Hospital Vera Cruz, mantenedor da Fundação, a conquista do novo prédio significa um avanço na disseminação do conhecimento para profissionais da saúde. “Mais de 30 mil pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e leigos da região de Campinas já receberam capacitação e atualização científica em 30 anos de existência da Fundação. E agora, com uma edificação específica para este fim, a expectativa é aumentar a oferta de cursos e beneficiar outras milhares de pessoas nos próximos anos”, projeta Dr. Frederico Magalhães, presidente da Fundação Roberto Rocha Brito. Ele salienta que o nome do Centro de Treinamento homenageia o Dr. Irmo Huberto Morelli, médico ortopedista e um dos fundadores do Hospital Vera Cruz.

      Até 2017, a Fundação funcionava dentro do Hospital Vera Cruz, utilizando parte das instalações do complexo. A convivência dos colaboradores e profissionais de saúde das duas instituições não será afetada, pois o novo endereço fica distante poucos metros, com os endereços separados apenas pela Praça Luís de Camões. Anteriormente, o sobrado era usado pelo setor de fisioterapia do Vera Cruz, que antes ganhou novas e modernas instalações no bairro Nova Campinas.

      Cursos gratuitos

      Entre outros saberes, os cursos da Fundação Roberto Rocha Brito enfocam o correto atendimento de emergências cardiorrespiratórias, em adultos e crianças, condição essencial para aumentar as chances de sobrevivência das vítimas.

      Com a novidade, a instituição também passará a oferecer cursos à distância, oferta possível em função da adequação dos equipamentos de som e vídeo no edifício próprio, com demonstração de treinamentos via internet e gravação das aulas.

      Para comemorar a inauguração do novo espaço, a Fundação oferecerá gratuitamente em 13 de abril o curso completo de Primeiros Socorros, com carga horária de 7 horas, certificado pela American Heart Association, com 30 vagas. O valor, que não será cobrado na ocasião, é de R$ 350,00. As inscrições já estão abertas.

      A Fundação promove periodicamente também curso gratuito para gestantes, no qual estão previstos a minimização de dúvidas e da ansiedade que surgem nesse período, além de orientar para o socorro de crianças vítimas de asfixia.

      Tendo como base o apoio de equipes voluntárias multiprofissionais, a Fundação tem ainda programas de conscientização de ajuda ao próximo por meio de campanhas para arrecadar alimentos, agasalhos e brinquedos a fim de doar a instituições assistenciais.

       

      Cursos ministrados

      Suporte Básico de Vida (BLS):

      Certificado pela AHA, fornece base para salvar vidas de uma parada cardiorrespiratória e toda a sequência de atendimento para ressuscitação cardiopulmonar.

       

      Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS)

      Curso avançado para dinâmica da equipe e da comunicação, sistemas de atendimento e cuidados imediatos de parada pós-cardíaca. Também abrange gerenciamento de vias aéreas e a farmacologia relacionada. Direcionado a médicos e enfermeiros.

       

      Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS)

      Curso avançado direcionado para o tratamento de emergências pediátricas. Destaca a importância da dinâmica da equipe e da comunicação, sistemas de atendimento e cuidados imediatos. Direcionado a médicos e enfermeiros.

      Suporte Avançado de Vida em Traumatologia (ATLS)

      Ministrado por instrutores credenciados do American College of Surgeons, aborda a dinâmica de avaliação, decisão e ação no atendimento de emergências de trauma em salas de emergência.

       

      Primeiros Socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar e utilização do Desfibrilador Externo Automático.

      Ensina habilidades e noções básicas de primeiros socorros, atuação em emergências médicas; emergências por ferimentos; emergências relacionadas ao meio ambiente; paradas Cardiorrespiratórias (PCR) e utilização de desfibrilador externo automático (DEA).

       

      Eletrocardiograma Básico e Farmacologia

      Projetado para melhorar as habilidades de reconhecimento de eletrocardiograma (ECG) e conhecimento farmacológico para o tratamento de emergências cardiovasculares.


      Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia (ALSO)

      Treina o atendimento de emergências obstétricas, seguindo protocolos internacionalmente estabelecidos pelo ALSO. Direcionado a profissionais de ginecologia e obstetrícia.

       

      Reanimação Neonatal

      Capacita enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde para reanimação em recém-nascidos.

       

      PICC – Cateter Central de Inserção Periférica

      Capacita a inserir o dispositivo de acordo com competências técnicas e legais, conforme tecnologias disponíveis e conhecimento científico que seguem as boas práticas de procedimentos como manutenção e segurança do paciente.

       

      EAD- Educação à distância

      Educação à distância que dissemina os protocolos institucionais do Hospital Vera Cruz. Está em implantação os protocolos de Dor torácica e AVC.

       

      Café da Manhã Científico

      O Café da Manhã Científico faz parte do programa de educação continuada, sendo resultado de um anseio do Corpo Clínico do Hospital Vera Cruz em criar um mecanismo de atualização e reciclagem médica dirigida a todo Corpo Clínico, médicos residentes e equipe multiprofissional.

      Reuniões científicas, Jornadas, Workshops e Simpósios:

      Além dos cursos continuados, a Fundação apoia e organiza eventos científicos pontuais de atualização e capacitação.

      Projeto Nascer

      Compartilha conhecimentos por meio de palestras em quatro módulos, ministradas por médicos e profissionais das áreas de nutrição, enfermagem e fisioterapia. São abordados assuntos como aleitamento materno, alojamento conjunto, desenvolvimento da gestação, tipos de parto e dicas práticas para o dia a dia. Os encontros são gratuitos e ocorrem nas noites da 1ª e 2ª semana do mês, de segunda e quartas-feiras, às 19h.
       

      Mais informações: https://frrb.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •