• NOTICIAS

      27/03/2018 | Ricardo Campos, adepto da Medicina Integrativa

      ALIMENTAÇÃO E PREVENÇÃO PARA EVITAR DOENÇAS

      O médico Ricardo Campos, adepto da Medicina Integrativa, sugere que as pessoas adotem hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida, incluindo alimentação adequada e façam exames preventivos.


      Evitar alimentos industrializados, principalmente os embalados em plástico, aumentar o consumo de fibras e de alimentos ricos em indol carbinol – chamados de crucíferos, como couve, repolho e brócolis. Realizar exames preventivos periodicamente de doenças que já se manifestaram em parentes de primeiro grau. Essas são algumas das recomendações do médico Ricardo Campos, adepto da Medicina Integrativa, que tem como foco atuar na prevenção de problemas de saúde e objetiva conhecer o paciente como um todo, para realizar um tratamento efetivo e continuado.

      O médico Ricardo Campos recomenda que as pessoas durmam de oito a dez horas por dia, para o melhor funcionamento do organismo. Consumir preferencialmente alimentos naturais, sem conservantes. Ele recomenda o consumo de iogurte natural pelo menos duas vezes por semana – aquele que contém apenas leite e bactérias. Outra sugestão é o aumento no consumo regular de frutas vermelhas, que ajudam na prevenção do câncer em geral. “O consumo regular de tomate, que contém licopeno, previne no homem o câncer de próstata”, explica.

      As pessoas devem evitar o consumo de legumes, verduras e frutas com agrotóxicos. Ideal seria consumir apenas alimentos orgânicos. Se isso não for possível, Campos afirma que colocar os alimentos em uma pré-lavagem com água e bicarbonato de sódio, elimina em mais de 90% o agrotóxico contido neles.

      O médico diz que o álcool tem mesmo uma ação protetora no sistema cardiovascular, mas deve-se consumir no máximo 200 ml – duas taças de vinho por dia. No entanto ele frisa que as pessoas devem tomar cuidado com a bebida que estão ingerindo, verificando que não tenha conservantes.

      Ainda em relação aos líquidos, Campos alerta para o fato da incidência do câncer do estômago e do esôfago estar ligada ao consumo excessivo de bebidas muito quentes, como chimarrão, café e chá.

      Exames Preventivos – Com relação aos exames periódicos para prevenção de doenças, o médico afirma que algumas delas estão ligadas a genética. “Se um parente em primeiro grau teve um câncer de intestino, o filho deve começar a fazer exames preventivos dez anos antes da idade com que a doença apareceu nesse parente. Nesse tipo de câncer, o ideal é que o exame de colonoscopia seja feito a cada cinco anos”, esclarece o médico. Vale o mesmo raciocínio para o câncer de mama, acrescenta Campos. Nesse caso o parente em primeiro grau deve realizar exame de ressonância, que é mais eficaz para a detecção, do que a mamografia e o ultrassom.

      Ricardo Campos afirma que 70% do que impacta na longevidade de uma pessoa está diretamente ligada ao seu próprio estilo de vida – o que come e bebe e se tem uma atividade física regular.  O meio ambiente vem em segundo lugar no que diz respeito a essa longevidade, seguida da genética e depois da assistência médica.

      E por fim, recomenda o médico, aprender uma nova língua ou tocar um instrumento musical também ajudam na manutenção da saúde mental e na longevidade com qualidade.

      Foto: Roncon&Graça Comunicações.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •