• NOTICIAS

      20/04/2018 | Campinas bem Verde

      Ação social revitaliza praça pública em Campinas

      Nos dias 21 e 22 de abril voluntários revitalizam a praça Largo das Andorinhas em Campinas

      A cidade de Campinas possui, aproximadamente duas mil e duzentas praças urbanizadas. Desde 2013, foram revitalizadas por meio do programa "Campinas bem Verde" cerca de duzentas praças e parques na cidade, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Campinas e o Departamento de Parques e Jardins – DPJ, responsável pelo gerenciamento, conservação, preservação das espécies, tanto da fauna e flora, como na manutenção das características ambientais. Em dezembro de 2000, após o decreto da Lei nº 10.704, a sociedade civil organizada e pessoas jurídicas podem participar do Programa de Adoção de Praças Públicas e de Esporte e Áreas Verdes -  PAPPE no âmbito do Município de Campinas.

      Para dar início ao processo de adoção com vistas à assinatura do convênio, a entidade ou a pessoa jurídica, interessada em adotar determinada área pública deve dar entrada à proposta de adoção, junto ao departamento responsável com o projeto a ser desenvolvido. Após firmado a parceria o participante do projeto PAPPE deverá zelar pelo manutenção, conservação, recuperação e iluminação da área que adotar, bem como a elaboração e execução dos trabalhos de arborização, com a adoção de sementes e mudas de árvores.

      A próxima praça a ser revitalizada, será a Largo das Andorinhas, localizada entre as ruas Thomaz Alves, Benjamin Constant e a Avenida Anchieta. A ação se dará nos dias 21 e 22 de abril das 9h às 16h, por meio do programa de Voluntariado do Grupo Servcamp. Serão aproximadamente 150 colaboradores cada dia com atividades de lavagem e varrição do chão com água de reuso, pintura dos bancos, poda de grama e jardinagem. A praça ainda receberá um novo sistema de iluminação.

      Neyde Lucarelli, bibliotecária aposentada, moradora há 52 anos no Largo das Andorinhas afirma que muitas melhorias já aconteceram na praça, devido ao movimento dos moradores e comerciantes da redondeza. "A revitalização em parceria com empresa privada será de grande ajuda para o espaço público, pois os serviços que serão prestados ajudam na valorização da praça, na conservação do meio ambiente e na história da cidade" completa Neyde.

      O trabalho a ser realizado na praça é uma forma de ajudar o poder público a manter a cidade limpa e aproveitar a oportunidade para a integração dos funcionários. "Queremos despertar o programa de voluntariado entre nossos colaboradores. O primeiro projeto escolhido entre os colaborados participantes foi a revitalização da praça Largo das Andorinhas. A ideia é não parar por aí, queremos desenvolver diversas ações sociais de melhorias para o município, comenta o presidente do Grupo Servcamp, Paulo Campana.


      História da Praça Largo das Andorinhas

      O Largo das Andorinhas está localizado entre as ruas Thomaz Alves, Benjamin Constant e a Avenida Anchieta. Nos anos de escravidão no Brasil, o local era conhecido como Largo do Pelourinho, pela proximidade com o tronco onde os escravos da cidade eram castigados.

       

      Em 1882, havia no Largo, um mercado de hortaliças. O prédio construído em 1895, atraiu as andorinhas desde esse tempo e ficou conhecido como "A Casa das Andorinhas". O Mercadinho funcionou até 1908, mas com a inauguração do Mercado Municipal, sofreu um processo de abandono. Fechado em 1911, as andorinhas se apossaram do prédio antigo.

      Em 1921 o Largo passa a chamar-se Heitor Penteado, forma encontrada pela Câmara Municipal para homenagear os serviços prestados por ele à cidade. Porém, em 1945, Heitor Penteado passa a ser a denominação da avenida que circunda a Lagoa do Taquaral. Pelo decreto número 311, de 13 de novembro de 1945, o então prefeito Dr. Joaquim de Castro Tibiriçá, denominou o local como Largo das Andorinhas.

       

      Sobre o Grupo Servcamp
      Há mais de 25 anos, o Grupo Servcamp atua no ramo de terceirização de serviços, como o de portaria, recepção, limpeza, jardinagem e monitoramento. A empresa trabalha com soluções planejadas e personalizadas, proporcionando qualidade e confiabilidade nos serviços. Atinge os setores industrial, empresarial e condominial, com profissionais treinados e alinhados com a ideologia da empresa, buscando sempre o aperfeiçoamento técnico e profissional para atender as necessidades de seus clientes.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •