• NOTICIAS

      03/06/2018 | ABAL - Encontros Musicais dia 07/06

      Recital “Três em um Sol-Fá” no CCLA

      Tatiana Befa, Tiago Beserra e Renata Cavazzani

      Dois sopranos, cujos cantos se exprimem na clave de sol, e um barítono, para o qual as partituras musicais são escritas na clave de Fá, se juntam na próxima quinta-feira, dia 07/06, às 20 horas, no palco do Centro de Ciências, Letras e Artes (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567), no recital “Três em um Sol-Fá”, na série Encontros Musicais, da ABAL-Campinas, sob acompanhamento ao piano de José Francisco da Costa. Suas vozes visitam um repertório totalmente operístico, com árias, duetos e trio das óperas Le Cid (J. Massenet), Tanhäuser (R. Wagner), La Sonnambula (V. Bellini), Lo Schiavo (A. Carlos Gomes), Rigoletto (G. Verdi), Don Giovanni, Le Nozze di Figaro, O Rapto do Serralho e Così fan tutte (óperas de W. A. Mozart). Eles interpretam as árias “Pleurez mês yeux”, “O du  mein holder Abendstern”, “Come per me sereno... Sovra il sen la man mi posa”, “Sospettano di me”, “O ciel di Parahyba”, “Caro nome”, “Là ci darem la mano”, “Hai già vinta la causa”, “Sull’aria... che soave zeffiretto”, “Dove sono”, “Ach ich liebte, war so glücklich” e “Soave sia il vento”.

      Tatiana Beffa, soprano, nasceu em Umuarama, PR, e atualmente reside em Campinas, SP.  É Bacharel em Canto Lírico pela Unicamp. Foi solista na ópera “Die Zauberflöte”, de Wolfgang Amadeus Mozart em 2013, interpretando o papel de Rainha da Noite, no Theatro Vitoria, em Limeira - SP, com a Orquestra Sinfônica de Limeira e, na Unicamp, com a Orquestra Sinfônica da Unicamp sob direção artística e musical do Prof.º Dr. Ângelo Fernandes. Em 2014 integrou o Ópera Studio da Escola Municipal de Música de São Paulo, sob orientação do maestro Gabriel Rhein-Schirato e pela professora Laura de Souza. Em 2015, participou da Temporada de Concertos de Ópera do Theatro São Pedro em São Paulo – SP, na ópera “Les Contes d’Hoffmann” de Jacques Offenbach, interpretando a boneca Olympia, regência do maestro André dos Santos. Participou de festivais de canto lírico em Curitiba, Londrina, Piracicaba, Campinas e Poços de Caldas. Com maior destaque no FIO (Festival Internacional de Ópera das Américas), em 2013, onde participou da ópera “Merry Widow” de Franz Lehár no papel de Grisette, direção cênica de Copeland Woodruff (EUA) e regência de Michael Borowitz (EUA), em Campinas e região. Atualmente recebe a orientação do tenor Paulo Mandarino, em São Paulo – SP e se apresenta regularmente em recitais e concursos de Canto Lírico em todo o país.

      Tiago Beserra, barítono, iniciou em 2003 estudos de Música em Violão Erudito na EMMAPC Maestro Fêgo Camargo, em Taubaté. Em 2006, começou a estudar Canto Lírico na mesma instituição, onde recebeu orientação de Lenine Santos, Ludmila de Carvalho e Luiz Alberto Faria. Participou de diversos concertos na região do Vale do Paraíba e das edições de 2007 e 2009 do Festival Nacional de Canto de Piracicaba. Em 2010, ingressou no curso Ópera Estúdio da EMESP Tom Jobim (antiga ULM), sob orientação do Maestro Mauro Wrona, da soprano Laura de Souza e da atriz Naomy Schölling. Como integrante deste curso, interpretou Papageno, da ópera “A Flauta Mágica” de W. A. Mozart em outubro de 2010 na Pinacoteca. Foi artista convidado no Projeto Áreas Sagradas 2, interpretando Papageno, Escamillo (“Carmen”, de G. Bizet) e Fígaro (de “As Bodas de Fígaro”, de W. A. Mozart e “O Barbeiro de Sevilha”, de G. Rossini), em coletâneas de óperas que viajaram por Pernambuco durante dezembro de 2010. Em outubro de 2014 ingressa como aluno especial no curso Fábrica de Óperas, sob direção artística e musical do maestro Abel Rocha. Participou das edições de 2015 e 2017 do concurso Carlos Gomes, da Secretaria de Cultura e CCLA, sendo finalista em 2017.

      Renata Cavazzani, soprano, é natural de Jacarezinho, PR. Estudou Canto Lírico e Interpretação de Ópera com a soprano internacional Neyde Thomas e, também, o Curso de Pós-Graduação em Análise Musical e Música de Câmara, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Há oito anos residindo em São Paulo, estudou na Escola Municipal de Música e fez parte do Ópera Studio do Teatro Municipal de São Paulo. Há dois anos trabalha sua voz com o renomado tenor Paulo Mandarino. Cursou Canto e Dança, na Escola de Atores Wolf Maya, sob a orientação de Wilson Gava (canto) e Henrique Carvalho (dança). Nessa trajetória, apresentou-se em concertos, coros de óperas, recitais e festivais de música erudita.


      Direção artística de José Francisco da Costa. Entrada franca.

       

      Alcides L. Acosta

      Jornalista – MT 9533





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •