• NOTICIAS

      16/07/2018 | ABAL Campinas - Encontros Musicais dia 20/07

      JOVENS SOPRANOS E TENOR JUNTAM VOZES

      Beatriz Guercio, Andressa Paz e João Gabriel Bertolini


      Sexta-feira, 20/07, às 20 horas, no auditório do CCLA (Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567), a ABAL Campinas apresenta na série Encontros Musicais o concerto especial com as vozes de jovens cantores líricos, a menina soprano, de 10 anos, Beatriz Guercio, Andressa Paz, soprano e João Gabriel Bertolini, tenor. Ao piano, o Prof. José Francisco da Costa. Beatriz Guercio retorna a Campinas para este segundo recital. O CCLA faz também, na ocasião, o vernissage do artista plástico Leandro Nunes, da mostra denominada "O Verbo se fez Quadro", que reúne aquarelas resultantes de pesquisas nos Quatro Evangelhos, imagens, filmes e de consultas a Lúcio Mueller, que morou 20 anos em Israel. A mostra tem curadoria de Licia Simoneti e Marly Stracieri.

      Vinda de Juiz de Fora, MG, Beatriz Guercio apresentará repertório com grandes obras, como a famosa ária da Boneca, Olympia, da ópera francesa Les Contes d'Hoffmann, de Offenbach, interpretada geralmente por cantoras adultas, sendo ária de difícil tessitura para soprano coloratura e, ainda, em latim, Pie Jesu; em inglês, Scarborough Fair, música tema da novela da Rede Globo; a ária O Mio Babbino Caro, de Puccini e, em napolitano, O Sole Mio, em dueto com o tenor João Gabriel Bertolini. A soprano Andressa Paz canta Sebben Crudele, de Antonio Caldara; Mon Bonheur, de Carlos Gomes e Fiz da Vida Uma Canção, de Waldemar Henrique. O tenor João Gabriel Bertolini interpreta a Ave Maria, da Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni; O del mio amato ben, de S. Donaudy e a canção Addio bel sonho, de C.A. Bixio, imortalizada por Beniamino Gigli.

      Beatriz Santos Guercio é filha de Wilson Benini Guercio, médico otorrinolaringologista e de Janine Santos Guercio, fonoaudióloga. Natural de Juiz de Fora, MG, vem se destacando no canto lírico, como soprano, desde 2015, quando começou suas apresentações em público. Desde então, seu talento vem chamando a atenção de pessoas em vários países e recebendo comentários, pelas redes sociais, (Instagram, Facebook e YouTube), de cantores famosos da música clássica, como as sopranos do maestro André Rieu (Carla Maffioletti, Carmen Monarcha e Donij Van Doorn) e do tenor Béla Mavrák; também de destaques na ópera, as russas Anna Netrebko e Evgenia Laguna, dentre outros. Beatriz é a dona da voz que canta Ave Maria, em várias rádios do Brasil, inclusive na Rádio Brasil Campinas 1270 AM.

      Andressa Paz iniciou-se na música aos 10 anos de idade, como coralista, no Coral Meninos Cantores de Campinas (MECCA), no Conservatório Carlos Gomes, apresentando-se no XIV Congresso Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, em Xaxim, SC. Esteve com o coral em numerosos festivais, encontros de conjuntos corais e, também, em concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Na área de Canto lírico participou de recitais no Salão de Concertos do Conservatório Carlos Gomes, de Campinas, em homenagens a Antônio Carlos Gomes; e também no espetáculo "Segundos...Sonhos", do Conservatório Carlos Gomes, no Teatro Castro Mendes, onde foi uma das solistas na Cantata da Primavera, de autoria dos professores Léa Ziggiatti e Orlando Fagnani, com a Orquestra Sinfônica de Campinas, em 2017. Atualmente, aos 18 anos de idade, prossegue estudos de canto sob a orientação do prof. Leandro Gouveia.

      JOÃO GABRIEL BERTOLINI é advogado e mestrando em Música pela UNICAMP. Iniciou seus estudos musicais em 1992, no curso de Música no Conservatório Dramático Musical Campinas. Estudou canto orfeônico, harmonia, teclado, órgão erudito, piano clássico e acordeom, com orientação da Profª. Maria Aparecida Malfati de Conto. Estudou técnicas de aperfeiçoamento em piano com Prof. Roberval Welsi Pereira. Participação em diversos cursos de Liturgia, Música e Arte Sacra. Vice-Presidente da ABAL Campinas, respondeu de 2010-2012 e de 2015 a 2016, pela direção artística da entidade. Atualmente, prepara repertório com o correpetidor, Prof. Dr. José Francisco da Costa. É organista oficial da igreja Santa Rita de Cássia, em Campinas. Regente e preparador vocal do Coral Cantate Domino, da igreja N.Sra. das Dores, do Cambuí. Membro do Madrigal Decassom, sob a coordenação da Profª. Drª. Niza de Castro Tank e aluno de Pós-Graduação em Música da UNICAMP, teve como professores Prof. Dr. Ângelo José Fernandes; Prof. Dr. José Eduardo Fornari Novo Junior; Prof. Dr. Lenine Alves dos Santos; Profª. Drª. Adriana Giarola Kayama e Prof. Dr. Carlos Fernando Fiorini. Mantém conjunto especializado em casamentos.


      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •