• NOTICIAS

      02/08/2018 | Deus sob investigação

      Deus Existe?

      Deus sob investigação

      No próximo dia 8 de agosto, quarta-feira, às 20 horas, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes (rua Bernardino de Campos, 989, Centro), o público poderá conhecer o mais recente vídeo-documentário do escritor, poeta, cineasta, esteta, crítico social e metafísico Fernando Figueirinhas denominado “Deus Existe?”. Com cerca de 20min de duração, o tema focaliza a polêmica “Deus existe ou será uma mera ilação humana, ou ainda, será uma fantasia do homem à procura de um paraíso pós-morte?”. O evento terá, também, o vernissage da exposição “Folclore e as belezas brasileiras”, com a curadoria da artista plástica Marly Stracieri e quadros criados por 24 pintores do Centro Campineiro de Arte e Folclore.

      Acerca do filme, desejoso de penetrar fundo na grande interrogação humana, a existência de Deus, Figueirinhas convidou especialistas em diversas áreas do conhecimento, como matemáticos, físicos, neurofísicos, filósofos e metafísicos para repassar esse tema. Com uma abordagem comum, para mais fácil entendimento do público. O cineasta e pensador afirma ter evitado incluir depoimentos de teólogos ou religiosos, e deixar a reflexão longe de eventuais tendências visando obter um resultado depurado.

      Em março último, o CCLA exibiu o documentário A VERDADE EXISTE?, enquanto o atual, DEUS EXISTE? constitui a sequência da reflexão inicial. Segundo o cineasta e filósofo, “a discussão desses temas é extremamente útil e importante, para o momento histórico que vivemos na atualidade, universalmente falando”. E argumenta com convicção, “o status quo no qual o mundo se encontra, devido ao Relativismo que, equivocadamente, relativiza a Verdade ou as Verdades.  E a afirmativa, também equivocada, de Jean Paul Sartre, quando afirma que o ser humano deveria procurar a justiça, a liberdade, etc., não por causa de Deus, mas por uma conveniência à sociedade como um todo – o que de per si se constitui num erro crasso de lógica”.  

      Exprimem seus pensamentos no filme os mestres Fábio Maia Bertato, pesquisador e Diretor Associado do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp, graduado em Matemática e Doutor em Filosofia; Gesiel Borges da Silva, Físico pela Unicamp e mestrando em Filosofia pela mesma universidade; Nicola Claudio Salvatore, PhD pela University of Edinburgh e pesquisador associado na Unicamp, nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Religião e Metafisica; Roberto Covolan, Doutor em Física (Unicamp) e Pós-Doutorado em Física Teórica (Universidade de Torino, Itália).  Atuará como propositor do corolário Fernando Figueirinhas, graduado em Administração de Empresas, com vários cursos de especialização em humanidades, realizador de 25 vídeo-documentários, 8 livros publicados, além de 300 artigos diversos.

       

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •