• NOTICIAS

      08/08/2018 | Recital ACLA 11/08

      RESUMO ARTISTICO

      O paulistano Pedro Sperandio vem conquistando seu merecido lugar de destaque em meio à nova geração de pianistas brasileiros. Dotado de uma marcante personalidade artística, o jovem músico também traz consigo uma vasta bagagem cultural, adquirida através de seus estudos e inúmeras apresentações em ambientes musicais distintos, incluindo Alemanha, França, Espanha, EUA, Canadá e Brasil.

      Pedro obteve em 2017 na classe da pianista russa Rena Shereshevskaya na Ecole Normale de Musique de Paris o Diplôme Supérieur de Concertiste, considerada uma das distinções mais altas para um intérprete na França. Seus estudos foram patrocinados pelo sistema de mecenato da École Normale, o fundo "Hubert Jousset" e o banco BNDES.

      Atualmente, o pianista conjuga suas atividades acadêmicas e profissionais com base em duas instituições : o conservatório de Colônia - Alemanha (Hochschule für Musik und Tanz Köln), onde cursa mestrado em Performance em piano moderno com Fabio Bidini, Cláudio Mehner e Paulo Álvares ; assim como a Université de Paris-Sorbonne, onde realizou uma pesquisa de mestrado em musicologia sobre o compositor brasileiro Alexandre Lévy (1864-1892), sob a orientação da musicóloga Jeanne Roudet. Pedro também se especializa na área de interpretação historicamente informada na Sorbonne, onde tem acesso a uma enorme variedade de instrumentos históricos, apresentados pelos fortepianistas Piet Kuijken e Edoardo Torbianelli, e pelo organista e cravista Benjamin Steens.

      Sua infância em Campinas foi marcada pelo início de seus estudos musicais ao piano, instrumento ao qual demonstrou enorme curiosidade e aptidão natural desde os 6 anos de idade. Aos 14 anos, ingressava no Conservatório Carlos Gomes de Campinas sob a orientação da Profa. Elisabete Rezze Barthelson, onde obteve o Diploma de Técnico em Música em 2007 com a medalha de honra ao mérito "Carlos Gomes" por seu desempenho excepcional durante o curso.

      Obteve seu diploma de Bacharel em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP (CMu/ECA-USP) em 2012, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Monteiro. Seu período de graduação incluiu um intercâmbio acadêmico de um ano na Escola Superior de Música de Münster – Alemanha (Musikhochschule Münster), onde foi aluno na classe de piano do Prof. Michael Keller. Nessa ocasião, foi patrocinado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

      Aclamado por sua enorme criatividade interpretativa e solidez técnica, Pedro foi premiado em vários concursos de piano, entre eles "Artlivre", "Villa-Lobos", "Luiz Tomaszéck" e "FUNDARTE". É constantemente convidado para participar de festivais, academias de música e simpósios de performance internacionais, a Academia de Verão Internacional do Centro de Artes de Orford no Canadá, a Académie Musicale de Val d'Isère e a Fondation Royaumont na França, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e o Simpósio Internacional Performa Clavis no Brasil. Nessas ocasiões, pôde receber valiosos conselhos de grandes mestres do piano, tais como Maria João Pires, Nelson Goerner, Jacques Rouvier, François-René Duchâble, Malcom Bilson, Guigla Katsarava, Sonia Rubinsky, Tali Morgulis, Kum Sing Lee, André Laplante, Cristina Ortiz, Anton Kuerti, entre outros.

      Pedro se apresenta regularmente como solista, recitalista e camerista no Brasil, mas também no exterior. Ele já tocou em salas importantes como a Sala São Paulo, a Sala Cecília Meirelles (Rio de Janeiro), o Palau de Musica Catalana (Barcelona), a Salle Cortot (Paris), a Grande Sala do Conservatório de Colônia (Alemanha), o Instituto Moreira Salles, o Instituto Goethe, o Teatro Castro Mendes (Campinas), entre outras.
       

      Já atuou como solista e colaborador da Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra FUNDARTE/RS, Orquestra Acadêmica do Festival de Campos do Jordão e da Orquestra de Câmara Visconde de Porto Seguro. Nessas ocasiões pode tocar sob a regência de Victor Hugo Toro, Flavio Florence, Marin Alsop, Cláudio Ribeiro, Claudia Jennings e Aylton Escobar.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •