• NOTICIAS

      11/09/2018 | ABAL-C e o CCLA homenageiam a Carlos Gomes

      Recital a Carlos Gomes e lançamento do CD da gravação ao vivo do “Guarani” de 1970

      Tenor Kohdo Tanaka, mezzo Susana Boccato, barítono Nelson Nicola Dimarzio e tenor Vicente Montero; pianista José Francisco da Costa.


      A ABAL-C e o CCLA homenageiam Antônio Carlos Gomes nesta sexta-feira, dia 14, às 19h30, no palco do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA – Rua Bernardino de Campos, 989, Centro – tel. 3231-2567) com canções e árias do imortal compositor, nas vozes da mezzo-soprano Susana Boccato, do barítono Nelson Nicola Dimarzio e dos tenores Kohdo Tanaka e Vicente Montero, com acompanhamento ao piano de José Francisco da Costa. Na primeira parte do evento, serão lembrados os integrantes remanescentes do elenco de “O Guarani”, que inaugurou o Teatro Castro Mendes em 1970, celebrando o centenário de estreia da ópera no Teatro Alla Scala, em Milão, Itália (março de 1870), os baixos Rodolpho Caniato (D. Antonio de Mariz) e J. Tarcísio Pieroni Pereira (Cacique), que estarão presentes. Será evocado o restante do elenco, já falecido, Maria Teresa Godoy (Ceci), César D’Ottaviano (Peri), Luiz Mazzali Filho (Gonzáles), Assadur Kiulhtzian (D. Álvaro), José Perrota, (Alonso) e José T. Serra Neto (Rui Bento).

      Quando “O Guarani” foi à cena, no Teatro Castro Mendes, o cineasta Henrique de Oliveira Júnior gravou o áudio do espetáculo. Essa gravação, agora transportada para DVD, foi reeditada por iniciativa do Centro de Ciências, Letras e Artes e estará disponível na ocasião para os interessados em obtê-la (20 reais cada).  

      As comemorações do Mês de Carlos Gomes resgata a cada ano as composições do imortal maestro. No recital serão apresentadas as canções Pensa, Anália Ingrata, Bela ninfa de minh’alma, Aurora e Tramonto, Ogni rumor di passi (Maria Tudor), Forma sublime (Salvator Rosa), Quando nascesti tu (Lo Schiavo), Sogni d’amore (Il Guarany) e Era un tramonto d’oro (Colombo), entre outras.

      Ao longo de setembro, a Secretaria de Cultura coordena extensa programação, com participação de entidades como o CCLA, ABAL Campinas, Orquestra Sinfônica de Campinas, Câmara Municipal, Conservatório Carlos Gomes, Banda Carlos Gomes, Academia Campineira de Letras e Artes, IHGGC, Rotary Clube Carlos Gomes, Jockey Clube Campineiro, Rádio Educativa, Programa Partitura (rádio e TV), e Secretaria de Educação / Escolas Municipais, (com o Concurso de Redação sobre Carlos Gomes). Atualmente, encontra-se aberta a exposição Vida e Obras de Carlos Gomes, na Galeria do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), que pode ser visitada até o fim do mês. Nos dias 18 e 19 de setembro, no CCLA, serão realizadas as provas eliminatória e final do XI Concurso Estímulo para Cantores Líricos. Os vencedores se apresentarão nos dias 22 e 23, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Nos dias 12/09, em Belém do Pará, e dia 27/09, na Catedral Metropolitana, o escritor e historiador Jorge Alves de Lima lança o terceiro volume da obra “Carlos Gomes: O sono eterno no solo natal”. No dia 21/09 no Teatro Castro Mendes, os cantores da ABAL-Campinas, Marina Gabetta, João Gabriel Bertolini, Vicente Montero, José Luiz Águedo-Silva e Nelson Dimarzio se apresentam com a Orquestra Sinfônica de Americana, sob regência do maestro Álvaro Peterlevitz. No dia 28/09, na Câmara Municipal, a ABAL Campinas apresenta concerto de árias e canções, com participação dos tenores Kohdo Tanaka,  Daniel Duarte e João Gabriel Bertolini, sopranos Marina Gabetta e Regina Márcia Moura Tavares e palestra de José Luiz Águedo-Silva sobre o Tonico de Campinas.
       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •