• NOTICIAS

      16/11/2018 | Fundação Roberto Rocha Brito e Coração Curumim

      Parceria com Fundação Roberto Rocha Brito viabiliza exames gratuitos a crianças cardiopatas atendidas pela Ong Coração Curumim

      A Associação de Apoio ao Tratamento das Crianças Cardiopatas (AATCC) Coração Curumim foi uma das três instituições escolhidas pela Fundação Roberto Rocha Brito, criada e mantida pelo Hospital Vera Cruz, em Campinas, para desenvolver uma parceria que viabiliza exames gratuitos aos pacientes cardiopatas que estão em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

      A parceria prevê atender as necessidades da Ong Coração Curumim de forma gradual. Nesse início, duas crianças já foram contempladas. Além da realização de exames, a Fundação também cede à Associação salas das instalações do Hospital Vera Cruz para eventos científicos e de formação especializada em cardiopatia.

      Segundo Priscila Maruoka, cardiopediatra e presidente da Coração Curumim, ter a Ong entre uma das escolhidas nesse programa de assistência é um privilégio. “Temos um grande problema na cidade para a realização de um exame chamado angiotomografia, que é um exame de extrema importância para diagnosticar algumas patologias específicas que determinam o tipo de cirurgia que o paciente irá precisar”, comenta Priscila. Em Campinas, somente o Hospital das Clínicas da Unicamp realiza esse procedimento na rede pública.
       
      A Fundação, que atua como intermediadora, viabiliza o serviço com os parceiros que atendem as entidades escolhidas gratuitamente. “Para nós, encurtar o caminho e poder ajudar a diminuir as filas de espera de crianças que necessitam dos exames para realizar uma cirurgia que salvará sua vida, é muito gratificante. A Coração Curumim é um projeto que merece ser ajudado e tem tudo para fazer o bem”, disse a diretora da Fundação, Dra. Lourdes Cogo.

      Além da Coração Curumim, o Centro de Educação Especial Síndrome de Down (CEESD) e a Casa Maria de Nazaré, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, foram as contempladas a receber o serviço filantrópico da Fundação Roberto Rocha Brito.
      Interessados podem entrar em contato com a Ong por meio do telefone (19) 98981-2984 ou pelo e-mail contato@coracaocurumim.com.br. Para conhecer mais sobre a Coração Curumim acesse o site coracaocurumim.com.br.


      Sobre a AATCC

      A AATCC é uma organização não governamental criada no final de 2016 por médicos, pais de crianças cardiopatas e representantes da sociedade, afim de apoiar o tratamento das crianças com algum problema no coração que buscam atendimento em Campinas/SP e região.
      Além do suporte social, outro trabalho que tem sido desenvolvido pela AATCC é a capacitação de profissionais. De acordo com a cardiopediatra e presidente da Coração Curumim, Priscila Maruoka, o conhecimento acerca da cardiopatia congênita fica praticamente restrito aos cardiologistas. Inclusive em outras áreas médicas, a doença é pouco conhecida.

      Para se ter uma ideia, a cardiopatia congênita atinge 1 a cada 100 bebês. São 29 mil casos novos por ano, entre eles, 23 mil necessitarão de intervenção cirúrgica e apenas 30% terão a oportunidade de fazer a operação, o que faz da doença a terceira maior causa de morte antes do primeiro mês de vida. Em muitos casos, a criança morre sem receber o diagnóstico. No Brasil, há apenas 20 centros especializados com capacidade de oferecer tratamento adequado às crianças com cardiopatia congênita.


      Sobre a Fundação Roberto Rocha Brito

      Há 30 anos, o Hospital Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.

      MAIS INFORMAÇÕES
      Associação de Apoio ao Tratamento das Crianças Cardiopatas (AATCC) Coração Curumim
      www.coracaocurumim.com.br
      contato@coracaocurumim.com.br

      Fundação Roberto Rocha Brito – Hospital Vera Cruz
      https://frrb.com.br
      www.hospitalveracruz.com.br
      linkedin.com/company/hospital-vera-cruz





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •