• NOTICIAS

      02/04/2019 | Semana Italiana de Campinas

      Intensa programação marca a 25ª Semana Italiana de Campinas


      Hasteamento da bandeira, execução de hinos nacionais do Brasil e da Itália e a tradicional Spaghettada de Joaquim Egídio abrem as comemorações


      Com uma intensa programação cultural e gastronômica, começa neste sábado (06/04) as comemorações da 25ª Semana Italiana de Campinas, organizada pela Casa D'Italia, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria Municipal de Cultura; e do Vice Consulado da Itália. A Semana Italiana foi criada com o objetivo de valorizar as tradições italianas tão marcantes tanto no país como na Região Metropolitana de Campinas.


      O hasteamento da bandeira e a execução dos Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro, com a participação do Coral Pio XI e regência do maestro Márcio Urban, na sede Casa D'Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí), neste sábado (06/04), às 12h, marca a abertura da Semana Italiana.


      No domingo (07/04), está programada uma missa celebrada em italiano pelo Padre Alfiero, com o Coral Santana na Igreja São Joaquim e São Roque, no distrito de Joaquim Egídio. Na sequência, a Casa D'Italia promoverá sua tradicional Spaghettata, no salão social da Subprefeitura de Joaquim Egídio.


      Durante a festa, serão distribuídos gratuitamente mais de 1500 pratos de espaguete para os presentes, a partir das 12h. Para tanto, a Casa D'Italia reservou mais de 80 quilos de massas, 40 litros de molhos e 15 quilos de queijo.


      Três cozinheiras irão preparar a refeição e vários voluntários da entidade estão escalados para ajudar a servir a pasta, que ainda terá apresentação de Jonas Francisco, um dos principais intérpretes da música italiana da região de Campinas.


      Do lado de fora do salão, na Praça Dom Agnello Rossi, barracas e food truck estarão oferecendo porções de comidinhas típicas italianas, como massas, polenta e doces, a preços bem acessíveis.


      "Esse é um dos momentos mais marcantes da Semana da Comunidade Italiana. Lá é possível ver a emoção de imigrantes e filhos de imigrantes italianos que tentam manter vivas as tradições da Itália", comenta Luiz Rossini, presidente da Casa D'Italia.


      A Semana da Comunidade Italiana prossegue ao longo da semana com várias atividades, como exposição de fotos italianas, apresentação de música lírica, sessão de cinema e a grande Festa Italiana, marcada para o dia 14 (domingo), no Largo Santo Cruz, no Cambuí.



      Confira a programação completa da Semana Italiana de Campinas


      06.abr (sábado)

      12h - Abertura da Semana Italiana com o hasteamento da bandeira e a execução dos Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro, com a participação do Coral Pio XI e regência do maestro Márcio Urban, na Casa D'Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí).


      07.abr (domingo)

      11h - Missa celebrada em italiano pelo Padre Alfiero, com o Coral Santana na Igreja São Joaquim e São Roque em Joaquim Egídio.

      12h – Tradicional Spaghettata no Salão da Subprefeitura de Joaquim Egídio, com som ao vivo, e comidinhas típicas na Praça Dom Agnello Rossi. Entrada grátis.


      08.abr (segunda)

      20h – Vernissage da exposição "Tra Porte e Angoli" - Um Passeio por Marche, Umbria, Toscana e Lazio -, de Lalá Ruiz, retrata o cotidiano da região central da Itália, na Casa D'Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí).


      09.abr (terça)

      20h - Entrega do Título de Cidadão Campineiro ao empresário Antônio José Scalabrini, na Casa D'Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Só para convidados do homenageado.


      10.abr (quarta)

      19h - Apresentação da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), na Casa D'Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Entrada grátis.


      11.abr (quinta)

      19h - Sessão de Cinema com o filme "Perfeitos Desconhecidos", uma comédia tipicamente italiana dirigida por Paolo Genovese, com apresentação de Laura Ligabò, na Casa D'Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Entrada grátis.


      12.abr (sexta)

      19h - Sessão de Cinema com o filme "7 Km de Jerusalém". A película faz uma representação moderna de Jesus e busca unir religiões. Após a sessão haverá DVDs disponíveis para a venda, na Casa D'Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Entrada grátis.


      14.abr (domingo)

      A partir das 12h – Festa Italiana com comidas típicas, food truck, bebidas e música ao vivo, no Largo Santa Cruz, no Cambuí. Entrada grátis. Porções a preços acessíveis.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •