• NOTICIAS

      24/08/2019 | Exposição Niemeyer em Curvas

      Iguatemi Campinas recebe exposição interativa sobre a obra de Oscar Niemeyer
       

           “Niemeyer em Curvas” transporta o visitante para o universo da obra de um dos mais premiados arquitetos do século XX, percorrendo seis estações temáticas, integrando recursos cenográficos, visuais e de áudio - na voz do próprio arquiteto

      O Shopping Center Iguatemi Campinas abre para público de 23 de agosto a 13 de outubro a exposição Niemeyer em Curvas, que apresenta, de forma interativa,  as características de traço (e curvas) que fizeram do brasileiro Oscar Niemeyer um dos mais premiados arquitetos do século XX e que deixou sua assinatura em obras icônicas em várias partes do mundo, além de desenhos, gravuras, mobiliários, esculturas e livros.

      O Conjunto Ibirapuera, Edifício Copan, Memorial da América Latina (São Paulo), o Conjunto Arquitetônico de Brasília, a capital Federal, o prédio das Nações Unidas (NY), a sede do Partido Comunista Francês (Paris),  o prédio da Editora Mandadori (Milão) são alguns de seus projetos, entre muitos outros criados em seus 104 anos de vida (Niemeyer nasceu em 1907 e faleceu em 2012, no Rio de Janeiro).

      A exposição Niemeyer em Curvas irá ocupar uma área de aproximadamente 200 metros quadrados e será dividida em seis estações temáticas – Um Sopro, Praça das Curvas, Mente Criativa,  Sentindo as Formas, Viagem Imersiva e Partilha de Experiência –, circuito que o visitante percorre em aproximadamente 30 minutos. Toda a exposição conta com acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida e deficientes visuais.


      “Estamos mais uma vez cumprindo nosso papel de incentivador cultural de Campinas e região, desta vez propiciando aos visitantes a possibilidade de conhecer mais sobre a incrível obra de Oscar Niemeyer”, afirma Janaína Nunes, gerente de marketing do shopping.
       

      A exposição será realizada no primeiro piso do Iguatemi Campinas, ao lado da loja Fast Shop, e poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sábado das 10h30 às 22h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

       

      Saiba mais sobre cada uma das estações:


      Um Sopro - Com recursos de vídeo e áudio, apresenta croquis  que se “constroem” aos olhos dos visitantes e que indicam a essência da obra de Oscar Niemeyer, com narrativa na voz do próprio arquiteto. Nesta estação, conhecemos a forma de criar de Niemeyer pelos croquis do Conjunto Ibirapuera, do Palácio do Planalto, do Memorial da América Latina, Centro Cultural de Le Havre e Edifício COPAN.

       

      Praça das Curvas - Nesta estação, a cenografia remete a um espelho d’água que reflete as obras de Niemeyer, por meio de réplicas ampliadas de croquis. As réplicas remetem a quatro diferentes fases da obra do arquiteto: Pampulha, Brasília, Internacional e Projetos Mais Recentes.  O visitante poderá conhecer mais de cada obra por um tablet com realidade aumentada.

       

      Mente Criativa - Representa projetos desenhados, mas não executados (ou executados mais recentemente) e que estão guardados numa “gaveta virtual” – ao puxá-la, o visitante conhece parte deste acervo, que inclui Museu de Arte Moderna em Caracas, Ponte em Veneza, Mesquita em Argel, entre outros.

       

      Sentindo as Formas - Estação que leva o visitante a “tatear” os traços, as formas e texturas de Niemeyer, transformados em esculturas e em alto-relevo.  Fazem parte desta etapa, as obras  do Congresso Nacional (Brasília), Praça da Apoteose do Sambódromo (RJ), a sede da Editora Mondadori (Milão, Itália), do MAC (Niterói, RJ), do Palácio da Alvorada (Brasília) e da Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte).

       

      Viagem Imersiva - Oscar Niemeyer é certamente um dos maiores arquitetos do século XX. Suas obras podem ser encontradas pelo Brasil e pelo mundo. Aqui podemos visualizar o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). São quatro prédios projetados pelo jovem Oscar a pedido do então prefeito de BH, Juscelino Kubitschek, e inaugurados em 1943: um cassino (que virou Museu de Arte), uma igreja, uma casa de baile e um clube. Desde 2016 são considerados oficialmente como Patrimônio da Humanidade, tendo recebido da Unesco o título de "Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno".

       

      Partilha de Experiências - A sexta e última estação é um espaço no qual os visitantes utilizam totens para compartilhar suas experiências em suas redes sociais, por meio de fotos da obra de Niemeyer.

       

      A exposição Niemeyer em Curvas conta com o patrocínio do Shopping Center Iguatemi Campinas e Comgás,  projeto realizado como apoio do ProAC, Realização da Eko Comunicação e Correalização da YDreams Global.

       

      Serviço

      Exposição Niemeyer em Curvas

      Quando: de 23 de agosto a 13 de outubro

      Onde: primeiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas, ao lado da loja Fast Shop (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

      Horários: de segunda a sábado das 10h30 às 22h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h

      Entrada gratuita

       

      Sobre o Iguatemi Campinas - O Shopping Center Iguatemi Campinas foi o primeiro shopping do Brasil construído fora das grandes capitais e tornou-se o melhor complexo de uso misto do interior de São Paulo.  Segundo shopping da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e maior complexo da rede, são 388 operações com diversas opções de moda – marcas nacionais e internacionais –, gastronomia, casa/decoração, tecnologia, cultura e lazer.  Com um ambiente agradável e pensado nos mínimos detalhes, o empreendimento proporciona conforto e conveniência para seus clientes em um único lugar e apresenta diferenciais como o mais moderno teatro da cidade, dois complexos de cinema – incluindo um prime –, duas megalivrarias, além da única torre de estacionamento coberto entre os shoppings da região, com sistema de sinalização de vagas.

      Foto:Rodrigo Cancela

      #IguatemiCampinas #NiemeyerEmCurvas #OscarNiemeyer #Exposição #Arquitetura #Campinas #Vip #vipvirtual





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •