• NOTICIAS

      26/08/2019 | Habicamp - Economia - Construção Civil

      ECONOMIA / CONSTRUÇÃO CIVIL


      Construção civil acumula saldo de 3.194 contratações no ano na Região Metropolitana de Campinas
       

      Em julho, setor abriu 929 empregos formais;

      Campinas foi a cidade com maior número vagas

      A construção civil segue trajetória de recuperação consistente na Região Metropolitana de Campinas (RCM). O setor acumula um saldo de 3.194 vagas abertas nos 19 municípios que integram a RMC no período de janeiro a julho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em julho, as construtoras e incorporadoras admitiram 929 trabalhadores com carteira formal, o sétimo resultado positivo no ano de 2019.

      O saldo de contratações no ano está positivo em 14 dos 19 municípios da RMC. Campinas é a cidade com maior saldo: 1.387, seguida por Indaiatuba, 1.286 e Itatiba, 209. Em quatro cidades o número de demissões continua superior às admissões: Hortolândia (132), Cosmópolis (32), Jaguariúna (16) e Santo Antônio de Posse (07). E, Artur Nogueira o saldo de janeiro a julho está zerado.

       

      JULHO

      Com saldo de 929 postos abertos, julho foi o mês do ano com maior número de admissões no setor da construção civil na RMC, segundo o Caged. O número superou abril, quando foram geradas 890 vagas. Onze dos 19 municípios encerraram o mês passado com o número de admissões superior às demissões. Nos outros municípios as demissões superaram as admissões.

      A recuperação dos empregos formais em junho foi puxada por Campinas (380 vagas), Paulínia (363) e Indaiatuba (153). A cidade com o pior saldo foi Valinhos: 31 vagas fechadas

      Para Francisco de Oliveira Lima Filho, Presidente da Associação das Empresas do Setor Imobiliário e da Habitação de Campinas e Região (Habicamp), desde o inicio do ano o setor da construção civil, mais precisamente o voltado para a habitação, vem dando sinais de aquecimento, com a retomada de lançamentos e geração de empregos.

      "Este resultado positivo pode ser atribuído a dois fatores básicos: resultado da confiança do consumidor, com a volta às compras, e dos empresários, com destravamento de investimentos em lançamentos imobiliários. Na região de Campinas, esta combinação fez com que a construção civil puxasse o número de contratações de empregos por sete meses consecutivos", afirma.


      A retomada da economia até então, mesmo que em ritmo menor aos registrados nos anos pré-crise, já era vista como positiva. No entanto em menos de dois meses, dois novos fatos vieram trazer um pouco mais de esperança para este setor que responde por cerca de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e forte gerador de empregos, onde cada emprego direto resulta em outros quatro indiretos.


      O avanço da Reforma da Previdência, agora no Senado Federal, com estimativa de aprovação nos dois próximos meses, já começa a refletir no ânimo e na confiança dos empresários. Investimentos estão sendo anunciados para ampliação e instalação de plantas industriais. Isso acaba gerando empregos e renda para o trabalhador voltar a consumir.


      O segundo estímulo, este mais concreto, está diretamente ligado ao setor da construção, grande indutor de empregos e renda. Estamos falando da nova linha de crédito imobiliário anunciada pela Caixa Econômica Federal (CEF), de R$ 10 bilhões, que terá como referência o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice oficial de inflação do país.


      A nova linha de financiamento deve estar disponível para as pessoas interessadas em adquirir um imóvel a partir desta segunda-feira (26), com prazo máximo de financiamento de 360 meses, com quota limite de 80% do valor do imóvel. Ela vai valer para compra de imóveis residenciais novos e usados, com taxas de juros a partir de 2,95% mais o IPCA. Esta taxa, importante frisar, pode reduzir em 50% a prestação das parcelas.


      Além de girar a economia, esta medida também deve contribuir muito para a geração de milhares de empregos em canteiros de obras, nos fornecedores de materiais e prestadores de serviços, como engenheiros e arquitetos.
       

      LICENCIAMENTOS

      Oliveira Lima destaca, ainda a recuperação setor imobiliário. Um total de 177.150 mil metros quadrados foram liberados pela Prefeitura de Campinas para construção de empreendimentos imobiliários na cidade no primeiro semestre de 2019.


      O número consta de oficio divulgado pelo Departamento de Licenciamento Ambiental, ligado à Secretaria Municipal do Verde, meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atendendo pedido da Habicamp.


      O volume de Licenças Ambientais liberadas no período de janeiro a junho corresponde a cerca de 1,7 mil moradias habitacionais, levando em conta a metragem média de 100 m² por unidades.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •