• NOTICIAS

      29/08/2019 | ACECAP-Associação dos Produtores de Café

       ACECAP - Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista

      Serra Negra e os municípios do Circuito das Águas Paulista, estão prestes a entrar para o cenário mundial do café. Isso porque, além de exportadores do produto verde em grão, os produtores têm se dedicado cada vez mais à torrefação e produção de cafés diferenciados e especiais de marcas próprias.

      A cafeicultura é uma das mais importantes atividades agrícolas dos municípios por sua relevância na economia, com a criação  de empregos e renda, isso sem dizer, que o Brasil é o maior produtor de café do Mundo. Anualmente, nas cidades do Circuito das Águas Paulista, a produção do café é de aproximadamente 4000 mil sacas nos grandes produtores, de 500 à 2 mil sacas nos produtores de tamanho médio e a grande maioria que são de pequenos produtores, produzem de 50 à 300 sacas. Alguns exportam através de Fair Trade.

      Serra Negra possui 2523 hectares de plantação de café, seguido por Socorro com 2365 ha. , Amparo com 900 ha., Monte Alegre do Sul com 486 ha., Águas de Lindóia com 342 ha., Lindóia com 133 ha., Pedreira com 31 ha., e Jaguariúna e Holambra não têm área produtiva de café atualmente. Portanto, o Circuito das Águas Paulista soma 6780 hectares com café.

      Os produtores da cidade, que já entram para a referência da história da cafeicultura concentram seus esforços no momento no trabalho de identificação geográfica do produto, o que eleva, em muito, a valorização do produto local. A obtenção da IG - Indicação Geográfica passou a ser mais um diferencial de qualidade para os cafeicultores da região e do Brasil. Os aromas e fragrâncias são característicos de cada região e os consumidores e apreciadores vão poder "perceber" vivenciar esse diferencial isso de fato, desde o paladar até o cheiro .

      Em Serra Negra, entre associados da ACECAP ( Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista), criada exatamente para fortalecer o setor, são dez marcas que divulgam os cafés da região, já torrados e moídos e estão totalmente empenhados neste objetivo da IG visando a exportação e a valorização do produto nacional dentro e fora do Brasil. A  ACECAP tem atualmente 38 associados, que estão dentro da região delimitada geograficamente pelo Circuito das Águas Paulista, que compreende em 9 municípios, Socorro, Águas de Lindóia, Lindóia, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Amparo, Pedreira, Jaguariúna e Holambra.

      Mais qualidade entre gerações e "ondas" de cafés
      Há outra importante diferença de qualidade aos grandes conhecedores e cafeicultores a ser considerada.  Para leigos, consumidores e apreciadores do produto, podemos comparar as ondas como se fossem gerações diferentes de cafés.

      Por exemplo, a primeira onda foi durante a Primeira Guerra e até depois da Segunda, início do século XX. Nesta época, o café era bem mais amargo, de torra escura,sem tanta qualidade. A segunda onda,veio em seguida, marcada pela popularização do café expresso, já com mais sabor e a criação do conceito de cafés especiais.

      Estamos vivendo a terceira onda, que começou nos anos dois mil, com torra clara e com mais empenho, qualificação e especialização dos produtores brasileiros. No Circuito das Águas Paulista, por exemplo, o processo ganhou total autonomia, ou seja, os cafeicultores fazem tudo e participam ativamente de todo o processo desde o plantio até a embalagem final e venda. Nesta terceira onda, foram criadas também as cápsulas, prensa francesa, café arábica de mais sabor e qualidade, incluindo o uso de tecnologia e alcançando muito mais sustentabilidade.


      Premiações

      No Circuito das Águas Paulista, já existem muitos cafés premiados. É o caso do café produzido pela Fazenda Serra Negra, que desde 2016 conquistou premiações. Começou com o 2º lugar, na categoria Cereja Descascado (CD), pelo Concurso Regional do Estado de São Paulo, em 2017, como 1º lugar também na categoria CD e 3º lugar no Estadual e recentemente, em 2018, primeiro lugar na categoria CD e nanolote e também 2º lugar na categoria natural no Regional  e 3º lugar novamente na categoria CD no Estadual.  Ou seja, em pouco mais de dois anos, sete importantes prêmios, conquistados entre Concursos Regionais e Estaduais, pelo jovem produtor Vinícius Farias Santos, da Fazenda Sant´ana (SN). E não acaba aí. Outros cafeicultores como, Fazenda Quintas da Serra (Amparo), Café do Sítio Florada da Serra (SN) e Sítio Santa Rosa (SN), Fazenda Fronteiras (Socorro), também são premiados.


      Turismo rural do café

      E falando em Sítio Santa Rosa, eleito o melhor café do Estado em 2015, os cafeicultores da ACECAP ainda descobriram outra forma de prestigiar e mostrar mais da cafeicultura. Atendendo a pedidos dos próprios turistas e a demanda de confraternizações e encontros em datas especiais e comemorativas, o Turismo Cafeeiro começou a crescer  em 2018 e mais este ano. Por exemplo,os agendamentos para festas e confraternizações para cafés da tarde têm de ser feitos até dois dias antes e costumam ser mais solicitados por pessoas da região. Já os turistas e visitantes preferem, em disparado, as visitas nas plantações e acompanhar todo o restante do processo até a degustação, consumo e compra dos cafés especiais e diferenciados oferecidos pela região e em especial, por Serra Negra e Socorro.


      Como nasceu a ACECAP

      A  ACECAP ( Associção dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista) foi fundada dia 26 de Janeiro 2018, registrada como empresa.

      Foi muito importante esta união por conta da introdução nos concursos de qualidade, onde o Sindicado Rural de Amparo, que seguindo as regras  Associação Comercial de Santos, começou a coordenar os concursos regionais no Circuito das Águas Paulista, e os resultados motivaram os produtores a ir em busca de melhorias e  ao verem que estavam tendo bons resultados inclusive no Estado de SP, se motivaram a obter a IG - Indicação Geográfica para marcar a qualidade à região. Os aromas e fragrâncias são característicos de cada região.

      Os turistas e visitantes poderão encontrar os cafés para levarem para casa  direto das propriedades, um turismo rural repleto de surpresas e realidade.  As propriedades que são abertas ao turismo rural, torram e embalam mais no inverno, devido ter mais turistas e visitação.

      Informações: acecapcafe@gmail.com; para o Turismo Cafeeiro e agendamentos: (19) 99743-6667 ou contato@cafesantaserra.com.br.


      foto: Divulgação ACECAP

      #Café #RMC #cafeicultura #Vip #vipvirtual





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •