• NOTICIAS

      25/09/2019 | Projeto Step by Step

      Projeto Step by Step leva prevenção e tratamento do pé diabético para todo o Brasil
       

      Iniciativa da Sociedade Brasileira de Diabetes, em parceria com a AndBem ,de Campinas, prevê ações educativas e orientações sobre os calçados terapêuticos

      Desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Diabéticos (SBD), o projeto salvando pé diabético "Step by Step" está sendo adotado como política pública em todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo orientar e educar profissionais da área da saúde e paciente a evitar riscos de amputação dos pés diabéticos, utilizando calçados terapêuticos e off-loading shoes de forma correta. A ação deste projeto vai além da orientação e prevenção, com a orientação da prescrição para o governo sobre o fornecimento correto dos calçados e palmilhas terapêuticas.

      O projeto tem a participação e consultoria de especialistas da empresa AndBem Ortopedia, um dos principais centros especializados de Órtese e Próteses do Brasil, localizado em Campinas.

      O Step by Step foi inspirado no projeto "salvando pé diabético no Brasil", de 2002, criado pela endocrinologista Hermelinda Pedrosa, com a participação do fundador da AndBem José Antonio Carvalho e seu filho José Marcelo Carvalho, um dos maiores especialistas sobre as órteses para o pé diabético.

      A ideia do programa brasileiro é capacitar médicos, enfermeiros e profissionais de saúde para o trabalho de diagnóstico correto e prevenção de diabetes. O principal  objetivo é reduzir riscos e evitar amputações de pés e pernas.

      A diabetes é considerada uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

      José Antonio Carvalho conta que o fornecimento de produtos, através de licitações, já começa a dar resultados positivos, tanto para o governo como para os portadores de diabetes. "Este programa tem economizado recursos na área da saúde como exames, internações hospitalares, gastos com medicamentos, atestados médicos, entre outros", conta o fundador da AndBem.

      No Brasil, o programa Step by Step é empregado por vários estados, orientando equipes multidisciplinar, em várias especialidades. "Este programa poderia salvar milhões de vidas e amputações de pés, caso o governo federal olhasse o problema como um caso de saúde pública. Bastaria os profissionais da área da saúde prescrever e o paciente receber os calçados terapêuticos corretos", defende Carvalho.

      Ele conta que o SUS tem uma política de compra, ainda tímida. Com isso, leva-se meses ou anos para as entrega ser realizada em quantidades mínimas, inferior às necessidades dos brasileiros mais carentes. "Ao comprar produtos sem qualidade, o paciente está aumentando o problema ao invés de prevení-lo", alerta José Antônio Carvalho.
       

      Diabetes

      Segundo o fisioterapeuta e diretor da AndBem José Marcelo Carvalho, os problemas decorrentes dessa doença estão crescendo mundialmente. "Até o ano passado tínhamos um membro amputado a cada 30 segundos no mundo, este tempo caiu para 20 segundos", conta. Ele lembra que um grande número de amputações poderia ser evitado, com a adoção de diagnóstico precoce e aplicação de tratamentos corretos, dentro das normas.

       

      NÚMEROS SOBRE A DIABETES NO BRASIL

      Incidência de úlceras ao longo da vida: 25%

      Prevalência das úlceras: 4 a 10%

      85% das amputações são precedidas de úlceras

      40-70% das amputações não traumáticas associadas ao diabetes mellitus

      2/3 cicatrizam e 1/3 evoluem para perda parcial ou total do membro inferior

      Perfil do paciente em risco de úlcera e amputações

      57,7 anos

      58,6% homens

       

      PRINCIPAIS CAUSAS DE AMPUTAÇÕES

      Tabagismo

      Neuropatia

      Isquemia

      Neuropatia + Isquemia

      Vibração diminuída

      Vibração ausente

      Retinopatia

      Região Sul/Sudeste





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •