• NOTICIAS

      11/10/2019 | ME DÁ TUA MÃO

      'ME DÁ TUA MÃO', espetáculo solo de CLÓVYS TORRES, faz única apresentação em Campinas no dia 21 de outubro, segunda-feira, às 20h, no Teatro Iguatemi


      50% do valor arrecadado será revertido para o Projeto Social "Angels Association"

      Foto de cena Divulgação

      O espetáculo estreou em 2017 e passou por mais de trinta cidades brasileiras, além de Asunción, no Paraguai e Pequim, na China. Em cartaz em São Paulo atualmente no Teatro West Plaza após cumprir a sexta temporada na Sala Orquidário do Café Restaurante Pimenta Romã, o solo seguirá para a e Portugal e EUA.

      'Me dá tua mão' é o segundo espetáculo solo resultante da pesquisa sobre memória realizada pelo ator Clóvys Torres. Em 'Me dá tua mão' o ator utiliza um acordeom e um berrante para apresentar uma narrativa de memórias.

      "À medida que as personagens revelam suas emoções, a plateia mergulha em suas lembranças particulares e esta é a grande poesia do trabalho.  Cada um cria suas próprias paisagens e desperta suas emoções, a partir da provocação do narrador que desnuda momentos e personagens familiares a qualquer pessoa", observa Clóvys.

      'Me dá tua mão' é um espetáculo solo, fruto da pesquisa desenvolvida há mais de duas décadas pelo ator Clóvys Torres sobre memória e cujo primeiro trabalho foi o também solo 'Maria Mucuta' encenado por ele entre os anos de 2000 e 2004.  Na época, o ator ouviu mais de 500 pessoas, especialmente idosos, a respeito de suas memórias, vivências e alegrias para construir o texto fundindo também lembranças e sensações particulares vindas de seus avós.

      O trabalho de construção do texto e das cenas levou meses, foram feitos ensaios públicos e debates abertos sempre seguidos de bate-papo, até fechar o texto com a ideia de narrativa desta história. Posteriormente, o reconhecido diretor Amir Haddad entrou no trabalho. "O Amir fez uma desconstrução de tudo que eu estava fazendo, me trazendo fortemente a questão da narrativa e do não teatro ou do teatro depois do teatro, como ele diz. Em resumo, a questão da verdade do ator, da entrega, da não representação. É um trabalho que não termina nunca, pois terá sempre provocações e desconstruções vindas do mestre Amir e da minha própria inquietude como ator-autor. Portanto, é uma peça que segue um fluxo de constante pesquisa e renovação e isso era o que eu desejava.  Uma história que jamais estará pronta e sempre em constante evolução", observa Torres.

       

      Sinopse

      Uma narrativa que une o sertão ao mar. Uma história de amor entre um casal. Um homem recebe visitas em sua casa enquanto a mulher dele, chamada Ella, pede sua mão insistentemente no quarto.  A história deste casal revela as personagens de qualquer família, seus amores, tristezas e sonhos.

       

      Repercussão:

      O Jornal Estado de S. Paulo, João Cury, classificou o espetáculo de "Beleza pura".

      O Guia da Folha de S. Paulo indicou as temporadas na cidade de São Paulo.
       

      O crítico, Maurício Mellone, observa: Mais do que o relato do relacionamento entre um homem e uma mulher, o monólogo atinge as pessoas por tocar em temas profundos e tão próximos de cada um de nós, como amor, inveja, envelhecimento, solidão, vida e morte, o destaque do espetáculo é para a interpretação de Torres, que envolve e emociona a todos."
       

      E Luis Carlos Merten, também repórter e crítico do Jornal O Estado de S. Paulo, escreveu: "Clóvys conta uma história de superação. O filho, o menino que foi dormir no fundo do mar e eu não pude deixar de pensar em Alfonsina. Por la blanda arena que lambe el mar... A mulher, o pai...O lamento do berrante. Fiquei magnetizado naquela hora e 15. Clóvys constrói/desconstrói seu drama com o mínimo de elementos. Tapete, cadeira e sua roupa de príncipe, que ele bordou... Puta ator charmoso, viril. Encarna o masculino e o feminino. É brechtiano – subordina sua emoção à técnica."
       

      Mirian Ramos jornalista da rádio USP (Universidade de São Paulo), "este ator tocou fortemente meu coração. A emoção virou sal, o sal da lagrima salgada depois que se se ouve histórias de amor. A presença de palco e figurino são belos, mas a voz do Clóvys cantando os aboios é joia rara".
       

      Jornalista Delma Medeiros do Jornal Correio Popular, em Campinas, "Espetáculo maravilhoso. Clóvys é um ator e autor incrível, a capacidade de ocupar aquele palco enorme, dançar, falar, chorar, cantar...uau, teve momentos, como no "Marinheiro só", que da plateia eu não conseguia fazer coro por conta da emoção e ele lá segurando, uau, das coisas mais lindas que assisti nos últimos tempos".

       

      Ficha Técnica:

      TEXTO  E INTERPRETAÇÃO– Clóvys Torres

      DESCONTRUÇÃO – Amir Haddad

      FIGURINOS – Zenilda Sampaio Torres e Clóvys Torres

      FOTOS  – Luiz Paulin

      TRABALHO VOCAL – Digue Lima

      DESENHO DE LUZ- Carlos Henrique Pereira

      PRODUÇÃO – Val Pires

      Assessoria de Imprensa - Adriana Monteiro | Ofício das Letras

       

      Clóvys Torres

      - ator e autor-

      Formado em Comunicação Social, com especialização em jornalismo literário, o ator Clóvys Torres é também escritor. Com mais de dez peças escritas e um livro de contos (Curva de Vento, 2016), o ator tem se dedicado à dramaturgia e ao constante exercício em busca de um teatro mais autoral. Atualmente em cartaz com a peça 'ZIBALDONE', com textos de Giacomo Leopardi e direção de Aimar Labaki, ele tem emendando um trabalho em outro. Foi assim 'Moscarda' (2010-2013), de Luigi Pirandello, direção de Valeria Lauand; 'Carretel' (espetáculo de dança), dirigido por Rubens Oliveira e Sergio Ignácio e com 'Amores Urbanos' (três textos, um de sua autoria, dirigido por Clarisse Abujamra, outros de Marcelo Rubens Paiva e Mario Bortollotto, com direção dos mesmos), que ficou em cartaz entre 2014-2015; 'Esperando Godot', de Samuel Becket, dirigido por Elias Andreato (2016-2017).

      Clóvys é autor do texto 'Retrato Emoldurado' encenado por Rosi Campos e Arllete Montenegro, dirigidas por Jairo Mattos, 'Trem das Onze' (dirigido por Cida Moreira, 2000), 'Maria Mucuta' (dirigido por Weber Reis, 2002-2005) e dois espetáculos em fase de montagem. É um apaixonado por literatura e teatro e durante dez anos promoveu o projeto Letras Em Cena, no MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.  Realizou ainda 'O Atores e Poetas' por dois anos na Casa das Rosas, e o 'Dose Dupla', que unia entrevista, música e performance junto ao maestro Miguel Briamonte, Primeira Página, encontros com grandes autores brasileiros, entre outros.

       

      AMIR HADDAD

      - diretor –

      O diretor Amir Haddad é um artista singular no cenário brasileiro que transita com a mesma desenvoltura entre produções mais convencionais e megaespectáculos populares.

      É  um dos fundadores do Teatro Oficina,  juntamente com  José Celso Martinez Corrêa e  fundador-diretor do Grupo Tá Na Rua, do Rio Janeiro.

      Defensor do "teatro depois do teatro", ele está em constante atividade. Atualmente assina a direção e adaptação 'Antigona', de Sofócles, com Andrea Beltrão,  a supervisão de 'Alma Imoral', com Clarice Niskier e A Mulher De Bah, com Maitê Proença.

      Em  constante atividade, ele percorre o Brasil difundido seu teatro com apresentações de rua baseadas em cenas de criação coletiva  e   promovendo a  formação de  diversos artistas.

      v  Prêmio Moliere de melhor direção com a peça  "A Construção"

      v  Prêmio Shell por 'Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come',

              de Oduvaldo Vianna Filho  e Ferreira Gullar em 1989;

      v  Prêmio Sharp, por 'O Mercador de Veneza', de William Shakespeare.



      Serviço:

      Espetáculo Me Dá Tua Mão

      Participação na Campanha

      October Rainbow - Life Celebretion

      Local : Teatro Iguatemi, Avenida Iguatemi 777 - Vila Brandina

                   Shopping Iguatemi –Campinas

       Data  : 21 | OUT – 20h

      Ingresso: 50,00 – inteira / 25,00-meia

      Compra  p/ site : sympla.com.br/me-da-tua-mao_67672142

      v  Me Dá a Tua Mão

      v   Duração do espetáculo: 60 minutos

      v  Conversa com plateia:    30 minutos

      v  Classificação Livre

        Produção: Val Pires  (11) 99639-3511

      val@pimentaroma.com.br

      Realiazção  e  Co-Produção

      Mahatma International Solutions

       

      INFORMAÇÕES:
      Horário de Funcionamento: De Segunda a Sábado das 10h às 22h | Aos Domingos das 12h às 20h.
      Capacidade: 520 lugares.
      A entrada de menores desacompanhados dos responsáveis, só será permitida com apresentação de declaração assinada pelos mesmos (com relação a classificação etária do espetáculo)
      Crianças de 02 a 12 anos de idade têm direito à meia-entrada. A partir dos 12, meia-entrada apenas com apresentação de carteira de estudante.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •