• NOTICIAS

      05/11/2019 | CCLA - recital com Kohdo Tanaka

      Kohdo Tanaka em recital no CCLA


      Grande entusiasta da música de Carlos Gomes, que conheceu há 12 anos em Campinas, Kohdo Tanaka, renomado tenor japonês, se apresenta em recital solo nesta sexta-feira, 8 de novembro, às 20 horas, no auditório do CCLA (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567), com acompanhamento do pianista José Francisco da Costa, em produção da ABAL Campinas. O repertório do tenor Kohdo reúne as árias e canções: Nessun dorma!, “Turandot” de G.Puccini; Oh, tu che in seno agli angeli, “La Forza del destino”, de G. Verdi; Nella fantasia, Ennio Morricone; Suspiro d’alma, Carlos Gomes; Senza nisciuno, Ernesto de Curtis; Silenzio cantatore, G. Lama; Parla più piano, Nino Rota; Granada, Agustín Lara; Core’ngrato, S. Cardillo e Cordiferro; e ‘O sole mio, de Ernesto di Capua.
       

      Kohdo Tanaka é tenor com reconhecimento internacional e participou por nove anos do corpo de jurados do Concurso Estímulo para Cantores Líricos, organizado pela CCLA e ABAL, sob a égide da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas. Nesse concurso são revelados, todos os anos, novos talentos para a arte do canto erudito. É graduado em Música pela Universidade Nacional de Shimane. Em 1968 se apresentou na União Soviética e Europa Oriental. Entre os anos de 1970 e 1973, foi bolsista do Conservatório Nacional de Música G. Verdi, de Milão, Itália. Em 1978, participou do Seminário Internacional de Ópera Mario del Mônaco, Grande Tenor do Século. E, entre 1986 e 1987, foi bolsista do Instituto Nacional de Treinamento de Ópera de “Carlo Coccia”. Participou de 10 turnês patrocinadas pela Fundação de Intercâmbio Internacional do Japão. Interpretou papeis principais do tenor nas Óperas Cavalleria Rusticana, Pagliacci, Carmen, Ernani, Aida, La Forza del destino, Madama Butterfly, Tosca, La Bohème, Manon Lescaut, Il Tabarro, entre outras. Em 2010, realizou 36 récitas de seu “Recital Comemorativo ao Jubileu de Ouro, 50 anos de carreira do Tenor Kohdo Tanaka”, no Japão e no Brasil.
       

      O tenor Kohdo Tanaka detém as seguintes premiações: Prêmio Cultural “Mina de Prata Iwami” (Patrimônio Mundial), Prêmio Artístico da Itália, Prêmio Artístico da Prefeitura da cidade de Miami, Prêmio da Secretária Geral de Cultura da cidade de Assunção. A Câmara Municipal de Campinas lhe concedeu a “Medalha Carlos Gomes”, Prêmio musical da Comemoração do Centenário de Imigração Japonesa ao Brasil, Prêmio pela apresentação no Teatro Palma de Ouro da Estância Turística de Salto em comemoração aos 120 anos de Amizade Brasil-Japão e dos 107 anos da Imigração Japonesa, Prêmio pela apresentação no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas no “Recital da Amizade Kohdo Tanaka e seus Convidados” em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade e Comércio entre Brasil-Japão, Homenageado com o Certificado de Agradecimento pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, a Câmara Municipal de Campinas concede a “Diploma de Mérito Cultural”. Homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo seus 80 anos e 20º Turnê pelo Brasil. Homenageado pela Associação Nipo-Brasileira da cidade de Salto, São Paulo; pelo Recital dos 80 anos, uma vida dedicada ao canto lírico. Dentre os 80 prêmios internacionais que recebei a Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil lhe outorgou a “Comenda Kasato Maru”. Gravou 10 CD’s e 9 DVD’s e realizou 710 apresentações internacionais sendo, no total, aproximadamente 2.200 apresentações nacionais e internacionais. Atualmente, no Japão, é Embaixador da Amizade da Província de Shimane, Conselheiro Consultivo de Associação “Kinki Shimane kenjinkai”, Presidente da Associação “Kinki Ooda shijinkai”, Jurado da Competição “Vocal da Itália-Japão”, Professor de Música Vocal de “Pós-Graduação da Universidade de Arte de Osaka” (Aposentado). Na China o consideram Embaixador da Cultura da Cidade Handan, Vice-Presidente da “China Internacional de Música Vocal e Instituição de Pesquisa de Arte”, Professor Emérito do Conservatório de Música de Tianjin, Professor Emérito da Universidade Minzu da China, Professor visitante da Universidade do Noroeste, Universidade do Sudoeste, Universidade do Sul da China, em um total de 21 universidades. Aqui em Campinas, é membro da Associação Brasileira de Artistas Líricos (ABAL), Jurado do Concurso de Cantores de Ópera. Foi precursor do curso de ópera na Unicamp.

       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •