• NOTICIAS

      10/02/2020 | Abrasel RMC e a fiscalização

      Abrasel RMC busca junto a Anvisa solucionar problemas em restaurantes e bares de Campinas

       
      Associação pretende levar esclarecimentos e disseminar conhecimento das leis para proprietários e funcionários

      O fechamento de restaurantes e bares de Campinas, decorrente de problemas estruturais e sanitários, de acordo com órgãos públicos, tem preocupado tanto empresários do setor como o Conselho de Administração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RMC). Diante dos problemas, a diretoria da entidade está agendando um encontro com representantes do setor de fiscalização da Prefeitura Municipal e da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo é buscar ações conjuntas para equacionar problemas e levar a empresários conhecimento sobre as normais e legislações sanitárias vigentes.
       

      Como entidade representativa do setor gastronômico, responsável por mais de seis mil empregos diretos na cidade, a Abrasel RMC vem acompanhado os acontecimentos e as ações dos agentes públicos. "A Associação está solidária com os estabelecimentos do setor, tendo em vista a sua importância para a economia e a geração de empregos", explica Matheus Mason, presidente da Abrasel RMC.
       

      Para ele, tais medidas afetam diretamente as casas, interrompendo o seu funcionamento o que, consequentemente, gera enormes prejuízos financeiros e de imagens, tanto para o estabelecimento, como para a gastronomia da cidade. "Isso não é bom para nosso setor e nem pra Campinas! É preciso pensar nas consequências turísticas e nos interesses de novos investidores".
       

      Mason diz que é função da entidade sair em defesa do setor. Porém, ele reconhece que tem de haver consciência e, por princípio, a obrigação de reconhecer os direitos do consumidor e a legislação vigente e buscar orientar os associados para que cumpram com suas obrigações legais, seja pela formalidade dos negócios, zelando pela imagem institucional e especialmente pela saúde pública.
       

      "Por mais que estejamos solidários aos empresários neste momento, vale destacar que os fiscais da Anvisa estão aplicando dispositivos legais e sua omissão é considerada prevaricação", acrescenta.
       

      Para o presidente da Abrasel RMC, a legislação que envolve o funcionamento de restaurantes e bares é extremamente complexa. Muitos empresários, pela rotina intensa que exercem, desconhecem todas as exigências e seus detalhes. "Recomendamos a todos os associados que revejam seus procedimentos internos, com a contratação de uma assessoria especializada para checagem e correções de eventuais irregularidades, contratação de um profissional de nutrição, para o devido acompanhamento da rotina, e dos cumprimentos das exigências das leis.
       

      Ele diz que a Abrasel RMC está procurando entender melhor o vem acontecendo e já está buscando junto às autoridades sanitárias do município um canal de diálogo para que possa buscar soluções conjuntas. "Nossa entidade irá propor à Vigilância Sanitária um encontro junto aos empresários para termos mais esclarecimentos de como funciona a legislação. Dessa forma, poderemos  corrigir eventuais falhas e evitar novos casos de interdição".

       

      DADOS SOBRE O SETOR NA RMC

      - Faturamento em 2019: R$ 3,08 bilhões

      - Crescimento para Região de 4,80% em 2019

      - Crescimento para Região de 9,57% para o ano de 2020

      - Número de estabelecimentos em funcionamento: 12 mil (6 mil apenas em Campinas)

      - Número de empregos gerados: 60 mil postos de trabalhos diretos (sem contar indiretos)

      #Gastronomia #Restaurantes #Bares #Abrasel #RMC #Campinas #Vip #vipvirtual





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •