• Guia do Arquiteto

      26/09/2011 | Campinas Decor 2011

      Loft São Paulo e Jardim da Estação são os ambientes eleitos pelo público na Campinas Decor 2011

      O Loft São Paulo, na categoria arquitetura e decoração, e o Jardim da Estação, na categoria paisagismo, foram os ambientes que mais agradaram ao público durante a Campinas Decor 2011, que aconteceu de 29 de abril a 12 de junho na Estação Cultura. Os resultados foram divulgados oficialmente nesta sexta-feira, 23 de setembro, pela organização da mostra.

      Os dois espaços lideram a lista de ambientes mais votados pelos visitantes da 16ª edição da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista por meio de cupons que traziam a seguinte pergunta: “Qual o ambiente que você mais gostou?”, nas duas categorias citadas. No total, foram computados os cinco mais votados entre os ambientes de arquitetura e decoração e os dois campeões na categoria paisagismo.

      Na categoria arquitetura/decoração, que teve como campeão o Loft São Paulo, assinado pela arquiteta Adriana Bellão, a segunda colocação ficou para o Loft Nova York, projetado pelos arquitetos Daniele Guardini e Adriano Stancati. O Home Cinema, da arquiteta Kátia El Badouy, ficou em terceiro lugar, seguido pelo Studio Paris, das decoradoras Nilza Alves e Rita Diniz (quarto lugar) e pela Suíte do Casal com Closet (quinta colocação), assinado pelo arquiteto Fernando Consoni.

      Entre os ambientes de Paisagismo, dos quais o Jardim da Estação, assinado por Maria Delmanto e Renato Páteo foi o mais votado, o segundo lugar ficou para o Jardim do Trem, trabalho executado pelo paisagista Daniel Cruz.

      A votação foi realizada por meio de cupons entregues a todos os visitantes da mostra. Após conhecer os 62 espaços, o visitante apontava qual era, na opinião dele, o melhor ambiente, em duas categorias: arquitetura/decoração e paisagismo. Nesta semana, a organização Campinas Decor concluiu a digitação de todos os dados e divulgou os cinco mais votados de arquitetura/decoração e os dois espaços de paisagismo mais citados pelo público.
       

      Conheça os ambientes preferidos do público:


      Categoria Arquitetura / Decoração

      1º Lugar - Loft São Paulo - Em sua oitava participação na mostra, a arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão apostou na arquitetura da Estação Cultura como um trunfo a ser explorado neste loft de 179 m2, idealizado para um jovem empresário da noite na cidade de São Paulo – inspiração do projeto. O ambiente exibe paredes com os tijolos antigos e a estrutura original do telhado e mescla materiais rústicos, como madeira de demolição, com outros modernos, como o mármore preto com acabamento fosco no balcão do espaço gourmet, com cuba e escorredor de pratos esculpidos na pedra, ou o porcelanato italiano que faz as vezes de cabeceira da cama. O ambiente é todo integrado, setorizado pelo uso de forro de gesso somente no espaço gourmet e a elevação do piso do dormitório e do banheiro. Destaque para o hall pintado de preto, com 35 luminárias da marca italiana Vistosi dispostas em diferentes alturas. A iluminação é totalmente automatizada, com controle via iPad. As cores predominantes são preto, cinza e tons de madeira, sem faltar um toque de vermelho, cor símbolo de São Paulo. Destaque para a parede dedicada à arte de rua, com trabalhos do artista plástico Fernando Madeira.
       

      2º lugar - Loft Nova York  - No momento em que os arquitetos Adriano Stancati e Daniele Guardini escolheram este ambiente na Campinas Decor, começou o trabalho de projetar um espaço que retratasse com fidelidade a “história” criada para ele: uma brasileira, que mora em Nova York e trabalha na Bolsa de Valores. Partindo desse ponto, eles criaram o Loft dentro de um estilo low profile, bem característico do Soho, onde os lofts são instalados em antigos galpões. O piso de madeira que já existia permaneceu no local. Nele foi executada apenas uma leve raspagem e aplicação de cera para manter o aspecto mais desgastado do tempo. A moradora fictícia, apesar de ser  apaixonada por tecnologia, preserva suas raízes e procurou manter seu lar com ares de sua terra natal. O espaço é amplo e bem demarcado, com poucos móveis e bastante espaço livre. São ao todo 200 m² distribuídos em sete ambientes distintos: hall de entrada, living, sala de jantar, cozinha, escritório, closet, sala de banho e quarto. Destaque para a tecnologia “Big Brother”: por meio de câmeras e diversas TVs, os visitantes da mostra poderão observar, on line, tudo o que acontece no escritório dos arquitetos e interagir com a equipe, enquanto os profissionais também acompanham de longe tudo o que acontece no ambiente.
       

      3º lugar – Home Cinema - A criação e ambientação deste espaço leva a assinatura da arquiteta Kátia El Badouy. Seu objetivo foi atrelar de forma indireta, através de materiais diversos de acabamentos, links com alguns clássicos do cinema. O tecido em risca de giz nos sofás remete à lembrança do “Poderoso Chefão”. A bela poltrona de couro gasto pode ser associada aos filmes de western e as peles nas pontas das chaises que servem de coberta fazem uma referência a “Gladiador”. O veludo menta das poltronas faz uma releitura contemporânea do veludo verde clássico de “O Vento levou”. Dispostos de maneira harmoniosa, esses elementos fazem uma associação sutil e indireta ao cinema, com acolhimento sem perder a elegância. O espaço de 90 m² tem estilo clássico com informações contemporâneas. Predominam as cores cinza, branco, menta e nude. Os materiais usados são madeira laqueada, vidros e tecidos aveludados para paredes. A iluminação conta com pendentes de design contemporâneo que remetem a peças de grande corpo, como luminárias navais e ao mesmo tempo arandelas de parede e mini abajures clássicos ao lado das poltronas.
       

      4º lugar - Studio Paris - As designers de interiores Nilza Alves e Rita Diniz, veteranas em Campinas Decor, assinam este ambiente onde “mora” uma perfumista na cidade Luz. O local agrega todo conforto do século 21 sem perder a bossa e a tradição parisiense. Molduras clássicas nas paredes, papel de parede, laca, madeira com brilho, assoalho restaurado e móveis com mix de época trazem ao espaço os ares de Paris para os dias de hoje. Nos 98 m² do ambiente, prevalecem as cores cru, verde e lilás, em um projeto que mistura clássico e contemporâneo. Com poucas divisórias, as profissionais conseguiram integrar quarto, banheiro, cozinha e estar, dando assim uma leve privacidade ao espaço. A iluminação muito bem estudada dá efeitos diferenciados. Elas trabalharam com peças modernas e toques clássicos como pede Paris.
       

      5º lugar - Suíte do Casal com Closet - O arquiteto e designer de interiores Fernando Consoni planejou um ambiente contemporâneo e intimista, de 45 m², valorizando o convívio do casal por meio da integração dos espaços de banho, closet e dormitório. Em função do pé-direito muito alto, foi elaborado na sala de banho um ambiente que remetesse à ideia de SPA, com a simulação de um pergolado e iluminação cênica, propiciando o relaxamento. Por ser um ambiente todo integrado, o profissional dividiu o espaço somente por meio da diferenciação dos materiais, sem barreiras espaciais físicas. O closet foi projetado de forma a aproveitar ao máximo o espaço, sendo todo iluminado internamente, o que permite seu manuseio sem que as luzes do dormitório sejam acesas. O uso de tons dourados no tapete e acessórios garantiu sofisticação ao local, além de fazer um contraponto com a tela do artista plástico Ruy Teixeira e com os tecidos, ambos vermelhos. Cortinas em tons neutros, feitas em linho, são sobrepostas a persianas brancas, que controlam a iluminação natural e propiciam aconchego ao ambiente.
       

      Categoria Paisagismo
       

      1º lugar - Jardim da Estação - Ao criar este espaço contemporâneo de 345 m², a arquiteta e paisagista Maria Delmanto e o engenheiro agrônomo e paisagista Renato Páteo pensaram em transformá-lo em uma fictícia estação de trem. Para tanto, foi projetado um ambiente contemplativo e convidativo ao descanso, com muita água em movimento e diversas plantas aquáticas. Os profissionais contrastaram traços arquitetônicos bem retilíneos e simétricos com o desenho sinuoso do lago com espelhos d’água e cascatas. Para viabilizar o projeto em uma plataforma real com fosso e trilhos existentes, eles criaram um solo a ser trabalhado. Elevaram o piso em 30 cm e assim puderam instalar floreiras e quatro quedas d’água. O projeto contou ainda com dormentes de madeira certificada e bancos retangulares e quadrados. O paisagismo aquático e subaquático é formado por bordaduras submersas e flores de superfície. As cores predominantes são o marrom e o bege.
       

      2º lugar - Jardim do Trem - A proposta do paisagista Daniel Cruz para este ambiente foi a de reutilizar materiais normalmente descartados. Um bom exemplo disso é o deck elaborado com pedaços de diversos tipos de madeira. A peça está integrada a um espaço lúdico, com formas orgânicas e com movimento da água que percorre o ambiente em forma de cascata e riacho. Elementos naturais como a madeira, fogo, terra, metal e água não só estão presentes na criação, como também se integram perfeitamente. No jardim de 250 m² foram utilizados basicamente água e madeira, com predominância da cor terra. O paisagismo conta com folhagens e forrações que conferem um aspecto mais natural ao ambiente, sem poda ou plantas exóticas. A iluminação difusa foi feita através de postes antigos.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •