• Guia do Arquiteto

      07/08/2013 | Polo Arqdec Interior - Exposição

      Exposição em Campinas retrata as mandalas como obras de arte cósmicas

      Artista gráfico e astrólogo Marcelo Dalla mostra seus trabalhos na sede do Polo Arqdec Interior a partir de 09 de agosto

      O Polo Arqdec Interior abre no dia 09 de agosto, em sua sede, em Campinas, SP, a exposição Mandalas Cósmicas, do astrólogo e artista gráfico Marcelo Dalla. Ao todo serão 13 telas impressas em canvas com 1 x 1m e 50 x 50 cm, e 15 luminárias de três tipos diferentes, com 23 x 23 cm, feitas a partir de garrafa PET, todas retratando mandalas criadas a partir de fractais (objetos geométricos que podem ser divididos em partes, cada uma das quais semelhantes aos objetos originais).  As peças foram selecionadas de modo a representar o rico acervo do artista, com mais de 300 obras. A exposição estará aberta à visitação até o dia 30 de agosto, de segunda à sexta, das 14h, às 18h, mediante agendamento pelo telefone 19.3255-4992 ou email: atendimento@poloarqdec.com. O endereço da sede do Polo Arqdec Interior é Rua Odila Maia Rocha Brito, 169, Nova Campinas. A entrada é franca.

      Dalla conta que o interesse pela arte surgiu há cinco anos, quando por curiosidade, resolveu pesquisar os Crop Circles, aqueles desenhos misteriosos que aparecem nas plantações da noite para o dia. Passando do belo ao curioso, a pesquisa seguiu para a geometria sagrada – figuras geométricas encontradas na natureza – que formam a base da maioria de suas criações. “Já criei diversas formas. Até mesmo um borrão de tinta pode se tornar uma mandala, se pegarmos uma fatia e a repetirmos numa sequência circular”, explica ele.

      As obras de Marcelo Dalla parecem estar em movimento, em uma contínua explosão de cores e formas. “São imagens que transmitem o que há de mais belo dentro de nós e que está esquecido, mas pronto a ser acordado uma vez mais. Uma beleza reconhecida intuitivamente, mas também logicamente e, portanto, de forma holística”, filosofa o artista.

      A palavra mandala é originária do sânscrito e significa círculo. É geralmente um desenho circular, simétrico, que representa a totalidade, a integração e a harmonia. “As células, as flores, os olhos, o sol, as galáxias... Em todo lugar é possível encontrar a forma da mandala em uma configuração perfeita que concentra energia e nos remete ao movimento do universo”, detalha o astrólogo.

      Por sua beleza incomum, a mandala é geralmente utilizada na decoração e na arquitetura ou, ainda, como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Muitos templos usam a geometria sagrada e a forma circular em suas construções, dessa forma, criam uma aura protetora e especial no lugar. Outra aplicação está no restabelecimento da saúde interior e exterior. “Podemos usá-las como terapia para a cura emocional, assim como para a cura de ambientes, para contemplação espiritual-religiosa ou para preparar um espaço especial, dedicado à meditação ou sessões de cura”, aponta Marcelo.

      Segundo Dalla, qualquer pessoa pode trabalhar com as mandalas, tanto com a ajuda de um terapeuta, como sozinho. “Podemos confeccionar e colorir ou apenas meditar com elas”, diz o artista gráfico. O psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung era um estudioso da mandala. Ele constatou que seus pacientes melhoravam ou relaxavam ao utilizá-la em seu consultório. Para Jung, as mandalas poderiam trabalhar a Psique, atuando no processo de autoconhecimento do paciente.

      A mandala Fundo do Mar

      A mandala Fragile, que também faz parte da exposição

      Luminária Alucinação

      A luminária Cristal Verde

      O artista gráfico e astrólogo, Marcelo Dalla

      Serviço
      Exposição Mandalas Cósmicas, do artista Marcelo Dalla
      Local: Polo Arqdec Interior. Rua Odila Maia Rocha Brito, 169, Nova Campinas, Campinas-SP
      Telefone: (19) 3255-4992
      Data: de 09 a 30 de agosto
      Horário: das 14h às 18h
      Entrada franca
      Agendamento: 19.3255-4992 ou atendimento@poloarqdec.com
      Site: www.poloarqdec.com





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •