• Guia do Arquiteto

      22/10/2013 | Arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris

      Construção e Reforma: cuidados importantes

      Plasticidade, beleza, harmonia, funcionalidade e aconchego são alguns dos itens mais mencionados pelos clientes na fase de projeto de uma reforma ou construção. Certamente estas questões são relevantes, porém, muitos esquecem a importância técnica do trabalho estrutural e das instalações básicas de uma obra e todos os tópicos de segurança que devem ser observados.

      Considero um erro gravíssimo e perigoso, alguém imaginar que pedreiros ou mestres de obra controlem com segurança todas as questões estruturais de um imóvel. Um descuido como este pode trazer consequências desastrosas, que variam de rachaduras estruturais, passando por afundamento de piso, infiltrações e até mesmo, em casos mais críticos, o desmoronamento da construção.

      Quando se deseja construir ou reformar, a primeira coisa a fazer é contratar um arquiteto que fará todo o planejamento da obra, integração de ambientes, estilo e fachada. Caso seja necessário um projeto de decoração, pode também entrar em cena um designer de interiores que auxiliará todo o processo de acabamento, cores, texturas, móveis e iluminação.

      O passo seguinte prevê as aprovações do projeto na prefeitura. Com todas as aprovações legalizadas, é hora de contratar um engenheiro calculista que realizará o projeto estrutural e executivo construtivo da obra. No caso de reformas, toda a parte estrutural que sofrer alteração deve ser avaliada por este profissional, que vai analisar o projeto original, as mudanças que por ventura já tenham sido executadas e visitar o local da obra para dar um parecer final.

      Quando falamos de apartamentos, o mais comum é a reforma interna. Mexer na fachada de um prédio é raro. Estas mudanças devem seguir a legislação específica da convenção do condomínio. Esta convenção pode prever, por exemplo, itens como: colocação de ar condicionado nos apartamentos, fechamento de vidro nas sacadas e etc.

      Internamente é necessário manter colunas e vigas, pois esta remoção  pode causar uma sobrecarga em elementos da estrutura que não estão preparados para receber este peso extra. Seguindo o passo a passo destas dicas, a construção ou a reforma de imóvel transcorrerá de forma tranquila e segura. Desta forma, é possível evitar que a realização da casa ou reforma dos sonhos, se transforme em um grande pesadelo.
       

      Arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •