• Guia do Arquiteto

      07/11/2013 | Polo Arqdec Interior

      Obras de Thomaz Perina passam a integrar a Coleção FEMSA, uma das mais importantes da atualidade

      O reconhecimento ao talento do artista plástico campineiro será marcado por um evento cultural no Polo Arqdec Interior, no dia 13 de novembro


      Duas das peças do acervo do Instituto Thomaz Perina (ITP), em Campinas, SP passam a integrar, oficialmente, a partir deste mês (novembro), a Coleção FEMSA, com sede no México, uma das mais importantes da atualidade, composta por mais de mil obras entre pinturas, esculturas, fotografias, gráficas, instalações e vídeos, que traduzem a riqueza da arte latino-americana do século XX e expressam a chegada do século XXI sob a ótica dos criadores contemporâneos. O óleo sobre tela Paisagem de 1955 e a látex sobre tela Paisagem de 2008, doados pelo ITP, retratam dois momentos da trajetória artística de Perina e exemplificam o processo criativo do artista durante quase seis décadas de intensa pesquisa e trabalho em busca da síntese da paisagem, nome que deu aos seus trabalhos a partir da década de 1950.

      O presidente do Instituto Thomaz Perina, Augusto Cesar Parada, explica que no primeiro semestre de 2012, durante a exposição Zoom Latino-americano – Coleção de Arte FEMSA, em Campinas, a tela Paisagem de 2008foi escolhida, em homenagem à cidade, para fazer parte da mostra e posteriormente decidiu-se pela doação das obras para que este artista passasse a ter presença na renomada coleção.

      A inclusão destes trabalhos na Coleção FEMSA vem ao encontro do legado deixado pelo artista – a democratização das artes – conceito aplicado em todas as ações realizadas pelo Instituto Thomaz Perina. A doação será marcada por um evento cultural, a ser realizado na sede do Polo Arqdec Interior, no dia 13 de novembro, quando réplicas das duas telas serão expostas neste local. Na oportunidade será firmada também a parceria entre o Instituto Thomaz Perina e o Polo, para a realização de ações, programas e projetos culturais.

      Durante a exposição, aberta ao público de 14 de novembro a 20 de dezembro 2013, o visitante poderá apreciar também outros trabalhos originais de Thomaz Perina. A mostra será uma retrospectiva da carreira do artista desde a década de 1940 até 2009, composta por aproximadamente 15 obras em diferentes técnicas, como guache e pastel. As visitas à sede do Polo Arqdec Interior (Rua Odila Maia Rocha Brito, 169, Nova Campinas) poderão ser agendadas gratuitamente pelo telefone (19) 3255-4992.

       

      O Instituto Thomaz Perina

      Fundado em 2005, em Campinas, o Instituto Thomaz Perina é uma instituição cultural sem fins lucrativos, criada para preservar e disponibilizar para pesquisa e visitação a obra do artista Thomaz Perina por meio de ações, projetos e programas que visem difundir os valores sócio-culturais que fizeram parte de toda a trajetória do artista, sempre atento à “democratização das artes e à inclusão social”.

      Todo o acervo de obras originais do Instituto Thomaz Perina foi doado em vida pelo artista. Aproximadamente três mil peças compõem um raro e vasto registro do processo criativo de Perina. São telas, estudos, esboço obra em papel, além do Livro de Artista – denominado “Livrão” pelo artista – um produto documental das ações de Thomaz Perina, que pode ser utilizado como fonte primária para pesquisas acadêmicas e trabalhos a respeito dele e da sua geração.

      Como parte da missão da instituição e fazendo cumprir o legado de Perina, adepto à filosofia de que a arte jamais poderia ser elitizada, o instituto que leva seu nome tem como missão oferecer apoio e espaço a outros artistas e dispõe de um Programa Educativo voltado à realização de oficinas de arte educação, visitas educativas monitoradas, palestras, exposições temáticas e mostras de arte.

      De acordo com Augusto Cesar Parada, o Programa Educativo é a principal dinâmica da instituição, por meio do qual é possível agregar conhecimentos estimulando o hábito da pesquisa e do trabalho em equipe, contribuindo para a divulgação das artes e da cultura.

      O presidente afirma que o apoio institucional do Polo Arqdec Interior representa mais uma parceria que, certamente, contribuirá muito para a consolidação do objetivo do ITP em firmar-se como uma referência na cultura nacional e internacional. "Eu gostaria de salientar a dupla contribuição da FEMSA como apoiadora, via incentivo à cultura, desde a fundação do instituto e, agora, incorporando duas obras do artista em sua monumental coleção", afirma Parada.

       

      Thomaz Perina

      O artista

      Thomaz Perina (1921-2009) nasceu e viveu em Campinas, no bairro Vila Industrial. Autodidata, seus trabalhos acadêmicos desde cedo fizeram sucesso, porém, o reconhecimento de sua obra deu-se a partir de 1960 quando, ao visitar a I Bienal Internacional do Museu de Arte Moderna de São Paulo, em contato com as vanguardas europeias, teve um insight e iniciou sua pesquisa no limite entre o figurativo e o abstrato, em busca da síntese da paisagem. Esta síntese foi a marca de sua premiada carreira.

      Entre o final da década de 1950 e início da década de 1960, Perina passou a denominar seus trabalhos como Paisagem. As composições com tonalidades suaves valorizando o movimento deram lugar ao emprego do preto e o branco como se fossem cores, do círculo como definição de uma árvore, e do traço como um caminho.

      Um dos mais exponenciais talentos da história das artes plástica do Estado de São Paulo, devido às premiações que recebeu e, principalmente, pela dedicação à pesquisa que tanto contribuiu para toda uma geração de artistas, Perina passeou pelas mais variadas técnicas e superfícies. Giz de cor na lousa da escola, carvão na rua de terra e, mais tarde, a caneta, os pinceis, o pastel, as telas...

      Por seis décadas ele pesquisou e trabalhou usando todo o tipo de papel, como envelopes usados, versos de notas fiscais, convites de casamento, folhetos de propaganda, entre outros, como suportes em seus estudos, frutos da incessante busca pela síntese da paisagem, que precediam cada obra finalizada. Em suas mãos até o traço mais simples ganhava conotação de obra de arte. “A obra está no processo e a arte está na busca da síntese”, dizia ele.

      O mesmo rigor e sentido poético empregados em suas telas foram usados por Perina em suas incursões por outras áreas, como a escultura, a decoração, a cenografia e o designer. Ele desenhou fantasias e elaborou projetos para carnavais em Campinas e em outras cidades. Também desenhou cenários e figurinos do espetáculo inaugural do Teatro José de Castro Mendes, Colombo, de Carlos Gomes e criou o design do interior do Teatro Centro de Convivência Cultural, definido como uma intervenção de impacto.

      Artista premiado nacional e internacionalmente – recebeu a Grande Medalha de Prata no IX Salão Paulista de Arte Moderna (1960) entre tantos outros prêmios –, Thomaz Perina nunca deixou de lado a inclusão social e preocupava-se em levar o conhecimento, a informação e a cultura às pessoas que não tinham acesso a esse processo, com o firme propósito de jamais elitizar as artes.

      Por meio do trabalho desenvolvido pelo Instituto Thomaz Perina, com a inclusão das obras do artista no acervo da Coleção FEMSA e com a parceria com o Polo Arqdec Interior, o legado do artista – a democratização das artes – permanecerá “vivo”, com o firme propósito de trazer o público para o universo das artes, proporcionando contato mais próximo com a obra do artista, despertando nas novas gerações o interesse pela pesquisa e o conhecimento das artes plásticas, de nomes consagrados de artistas da nossa cidade, do estado e do País.

      A Coleção FEMSA

      Reconhecida como uma das coleções privadas mais importantes da América Latina, a Coleção FEMSA teve início em 1977, por meio de uma ação conjunta da FEMSA e da Cervejaria Cuauhtémoc Moctezuma para a criação do Museu de Monterrey, no México. A abertura do museu, abrigo da coleção por mais de 20 anos, promoveu o acesso do público às obras. Desde 2000 esse trabalho de estimular a acessibilidade à arte permanece graças à intensa programação de exposições itinerantes da Coleção FEMSA.

      Seu acervo é composto por mais de 1.200 obras de 17 países que datam de 1914 até a atualidade, assinadas por artistas dentre os quais Frida Kahlo, José Clemente Orozco, Fernando Botero, Carlos Mérida, Diego Rivera, Gerardo Murillo (Dr. Atl), entre outros, como os brasileiros Iberê Camargo, Leda Catunda, Antonio Henrique Amaral, Mario Cravo Neto, Antonio Dias, Wesley Duke Lee, Arcangelo Ianelli, Cássio Michalany, Mira Schendel e Eduardo Sued. São pinturas, esculturas, desenhos, grafismos, fotografias e instalações que retratam a evolução, a pluralidade e a riqueza da arte latino-americana do século 20, em especial a da arte mexicana, devido a excelência do México como pólo cultural da América, bem como expressa a chegada do século XXI pela ótica inusitada de criadores contemporâneos.

      O objetivo maior da Coleção FEMSA é compartilhar o seu acervo com um número exponencial de pessoas através de seu programa de exposições itinerantes, que leva a diversidade da coleção para diferentes locais e espaços, possibilitando assim uma vivência do amplo e rico aspecto das artes plásticas latino-americanas.

      O processo de manutenção da Coleção FEMSA é sistemático e periódico, voltado à formação de um conjunto de obras correlatas e que contribuam para a sociedade de forma humanista e com caráter simbólico incalculável. Todo esse trabalho é desenvolvido com a assessoria de críticos de arte e de especialistas no assunto, que, por seu conhecimento e critérios, contribuem para dar respaldo e validar as diretrizes da coleção.

      A Coleção FEMSA partiu da iniciativa de um grupo empresarial num período que as coleções eram centralizadas nos museus públicos e particulares da capital mexicana e, num breve espaço de tempo, passou a ser reconhecida como uma das mais importantes coleções de arte latino-americana do mundo. Sua finalidade é promover o interesse pela arte e complementar seus esforços históricos para impulsionar a educação nas suas diversas facetas.

      O Polo Arqdec Interior

      O Polo Arqdec Interior é, por definição, uma entidade sem fins lucrativos fundada há 10 anos em Campinas com o objetivo de atuar como um canal de aproximação entre lojistas e profissionais das áreas de arquitetura, decoração e afins.

      No entanto, paralelamente ao trabalho voltado ao setor que representa, a vocação do Polo como incentivador de manifestações culturais tem se destacado neste último ano, com a promoção de exposições de artes e palestras. “Nosso intuito com esta parceria é o de alavancar as atividades realizadas pelo Instituto Thomaz Perina, envolvendo nossos associados e parceiros de forma que eles também atuem como disseminadores das artes. As ações de caráter artístico e cultural serão destinadas não apenas a eles como também para toda a comunidade”, explica Sante Testa Neto, presidente do Polo Arqdec Interior. Ele reforça que o desempenho do artista na área da decoração, segmento de atuação do Polo, também foi decisivo para a realização da parceria entre as duas instituições.

      Serviço

      Mostra de obras de arte: Retrospectiva - Thomaz Perina | Destaque - Thomaz Perina na Coleção FEMSA

      Local: Polo Arqdec Interior. Rua Odila Maia Rocha Brito, 169, Nova Campinas, Campinas, SP

      Data: 14 de novembro a 20 de dezembro, de segunda a sexta, das 14h às 18h

      Agendamento gratuito pelo telefone: 19.3255-4992





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •