• Guia do Arquiteto

      28/11/2013 | Crescendo com a decoração do quarto

      Arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão aposta em projetos atemporais, que acompanham o crescimento das crianças

      Quarto de criança ou adolescente é muito mais do que um simples ambiente da casa. É território de brincadeira, sonhos, diversão, refúgio,  relaxamento. E também deve ser reduto de estudo e pesquisa, quesitos que envolvem organização e praticidade.

      Na opinião da arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão, o ambiente deve ser lúdico, aconchegante e estimular a criatividade. “O mais importante é que o projeto deixe transparecer a personalidade, os sonhos e desejos do pequeno morador”, resume.

      Outra dica fundamental é pensar em projetos atemporais, que possam receber pequenas mudanças à medida do crescimento da criança.

      De maneira geral, Adriana gosta de colocar uma bancada de estudos, uma estante para brinquedos ou coleções e um quadro de fotos e recados, itens que personalizam o quarto.

      Ela acredita que o uso de cores é sempre bem-vindo, com permissão para alguma ousadia. Quanto aos materiais, a dica é optar por itens práticos e fáceis de limpar, como MDF revestido ou laqueado nos móveis. No piso,  laminado é sempre uma ótima sugestão.

      Nas janelas, Adriana gosta de lançar mão das persianas, que dão ar mais despojado, além de não reterem o pó e serem fáceis de limpar e manter.

      Quanto ao projeto luminotécnico, a profissional sugere adotar uma iluminação geral indireta e outra mais direcionada na área de estudos.

      Adriana acredita que a personalidade da criança também interfere na decoração e montagem do quarto e traz isso para seus projetos.

      Um bom exemplo foi o quarto de uma menina romântica e delicada, que pediu o cor de rosa como cor predominante. Nesse caso, Adriana usou um tom mais claro no geral e uma parede num tom mais escuro; o mobiliário branco harmonizou o resultado. A área de estudo é bem generosa, com muitos armários com porta de vidro jateado para guardar materiais de estudo. Atemporal, o projeto desenvolvido por Adriana permite mudar as cores, colcha e acessórios e acompanhar o crescimento e as mudanças da jovem.

      Já um menino de 10 anos, que tem a guitarra como hobbie, ganhou uma decoração bem despojada. Para esse projeto, Adriana executou um deck revestido de piso laminado, que faz as vezes de cama, pois o colchão fica simplesmente apoiado sobre ele. Gavetas sob esse deck fazem o espaço render. No lugar de cabeceira, Adriana executou um painel em "L" em gesso acartonado, com iluminação embutida com filtro azul e aplicação de adesivos vinílicos com ilustração de guitarras. O restante do mobiliário (bancada de estudos e estante) foi executado em MDF amadeirado.

      Apostar na praticidade e na atemporalidade são garantia de sucesso ao se falar em quartos infantis.


      Sobre Adriana Bellão

      Arquiteta e designer de interiores, Adriana Bellão imprime nos trabalhos o seu estilo moderno, chique e irreverente. Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas, acumula uma vasta experiência, em mais de 20 anos de atuação. Em 1996, fundou o Estúdio Adriana Bellão – Arquitetura de A a Z, que executa projetos residenciais, comerciais e corporativos. Participou dez vezes da Campinas Decor e três vezes da CASA COR CAMPINAS. Em 2013, conquistou o segundo lugar no Prêmio Campinas Decor (júri técnico) com o ambiente Home Cinema Belas Artes e o primeiro lugar na votação do público na categoria Arquitetura e Decoração. Ainda neste ano, ganhou a premiação do Programa Talent da Luxaflex, na categoria Revenda. Em 2012 ficou entre os cinco ambientes mais votados pelo público no Campinas Decor com o ambiente Living e também foi a única profissional de Campinas a ser premiada pelo Programa Talent da Luxaflex na categoria Design. Em 2011, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Campinas Decor e também o primeiro lugar na votação do público na categoria Arquitetura e Decoração, com o ambiente Loft São Paulo.

       

      Estúdio Adriana Bellão. – Arquitetura de A a Z

      Rua Laís Bertoni Pereira, 150 - Sala 07, Campinas – SP

      (19) 3251.6336 / 99174.4262 / 7810.5834

      www.adrianabellao.com.br

       

      Crédito das fotos: Leandro Farchi





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •