• Guia do Arquiteto

      12/12/2014 | Tecnologia no Minha Casa, Minha Vida

      Tecnologia
      Sistema de aquecimento solar é testado em habitações populares em woodframe na cidade de Curitiba. Mecanismo é requisito para os novos contratos de unidades térreas dentro do Minha Casa, Minha Vida

      Um sistema de aquecimento solar híbrido para edificações construídas dentro do Minha Casa, Minha Vida está em implantação em Curitiba. Trata-se de um conjunto de 66 moradias do conjunto Moradias Nilo, no Alto Boqueirão, que estão sendo equipadas com placas que aproveitam os raios solares para aquecimento da água do chuveiro. O mecanismo é uma exigência do Governo Federal para os novos contratos de unidades térreas destinadas a famílias com renda até R$ 1,6 mil, dentro do programa habitacional.

      O equipamento consiste numa placa de vidro instalada no telhado da residência e conectada a um reservatório térmico de inox, que por sua vez também se liga à caixa d'água. No interior da placa de vidro, existe uma serpentina de condutores de energia feitos de cobre e alumínio. A função da placa é captar a radiação solar e aquecer a água que passa pela serpentina.

      O reservatório acondiciona e mantém a água aquecida, com possibilidade de utilização eficaz mesmo depois que o sol já se pôs. Como em Curitiba os dias nublados são intermitentes, o equipamento conta com um sistema auxiliar de energia elétrica para garantir o fornecimento de água quente nessas condições. O investimento para instalação do mecanismo representa menos de 5% do custo de cada unidade e reduz em até 50% o consumo de energia elétrica.

      As habitações estão sendo construídas com woodframe, que usa painéis de madeira com isolamento térmico e acústico. Os materiais também levam uma manta asfáltica para evitar infiltrações. O método permite que uma casa, sem a cobertura, seja edificada em menos de três horas. Iniciada há três meses, quase 60% das obras do conjunto Moradias Nilo estão executadas.



      Fonte (12/12/2014):  http://piniweb.pini.com.br//construcao/Parana/sistema-de-aquecimento-solar-e-testado-em-habitacoes-populares-em-335134-1.aspx





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •