• Guia do Arquiteto

      24/08/2018 | Arquiteta Marina Zanatto

      Arquiteta Marina Zanatto assina o Home Theater da Família na CasaCor Ribeirão Preto 2018

      Quando a tecnologia de ponta está plenamente integrada ao aconchego de um lar, com suas memórias afetivas, o resultado é um ambiente daqueles que a gente sente prazer em ocupar, ou melhor, de desfrutar. Essa é a premissa do Home Theater da Família, projeto, criado pela arquiteta ribeirão-pretana radicada em Campinas, Marina Zanatto, para a CasaCor Ribeirão Preto 2018. Com o tema ‘Casa Viva’, a mostra teve início em 22 de agosto e segue até 30 de setembro, à Rua Garibaldi, 2760, no bairro Alto da Boa Vista.

      Clássico e clean, o espaço foi pensando para ser um ponto de encontro dos moradores da casa, um local de desconexão do mundo exterior e de sintonia com a família, seja para ouvir uma música, assistir a um filme, ou simplesmente conversar.

      Para reforçar essa característica convidativa a arquiteta utilizou tons pastel e muita madeira, que também serve à função de auxiliar na acústica do ambiente. O material reveste a totalidade do teto, em três níveis e, ora aparece na parede inteira, ora forma um largo barrado, numa releitura do boiserie francês, técnica ‘herdada’ dos séculos XVII e XVIII que consiste em ‘emoldurar’ as paredes com madeira em relevo.

      A iluminação, indireta, à base de fitas de LED embutidas nos desníveis do teto e de quatro pontos de luz dirigida, proporciona uma agradável sensação de suavidade e remete à introspecção.

      Pinceladas de cores, como o rosé e os tons terrosos, surgem no mobiliário e nos objetos de decoração, que transitam harmoniosamente entre os estilos clássico e contemporâneo. Um exemplo é o contraponto entre a mesa de centro de madeira com linhas retas e base de vidro, que parece flutuar no ambiente, e o móvel retrô em laca preta, de grandes proporções, desenhado pela arquiteta (executado pela marcenaria Nota 1.000).

      O sofá na cor marsala em tecido suede, com chaise, ocupa quase que uma lateral inteira do ambiente. Uma manta de tricô recobre parte da chaise e contribui para o clima nostálgico proposto pela arquiteta. O tapete de corda náutica com estampa geométrica, uma poltrona de couro marrom e objetos de decoração, como vasos de Murano com pó de ouro e esculturas, também geométricas, em dourado envelhecido (tudo Roberto Chaim) garantem toques de requinte ao espaço.
       

      Automação

      Os equipamentos de som e imagem de última geração e a iluminação com fitas de LED podem ser controlados por meio de um tablet (sistema de automação Kosten Haus). Detalhe: nenhuma fiação é visível. Tudo foi embutido em um armário, sem interferir na ambientação.
       

      Desafios

      Para dar ‘vida’ ao ambiente de 22,9 metros quadrados, garantindo ao espaço estilo, praticidade e conforto, a arquiteta Marina Zanatto driblou desafios com muita criatividade. "Há três portas de acesso ao ambiente e a circulação exigida pelos bombeiros é de 1,20m; Isso nos deixou sem um local para instalar a tela da televisão. Nossa solução foi cobrir as janelas existentes com paredes Dry Wall. Como não podíamos mexer na estrutura do imóvel, a solução foi empregada também para criar novas paredes, que serviram de apoio para o forro de gesso em desnível, recoberto por madeira, que é um diferencial do projeto”, explica Marina.
       

      Sobre a Arquiteta

      Formada em arquitetura pela Unicamp, Marina Zanatto atua desde 2016 na Grande São Paulo e também em todo o Interior Paulista. Sua principal área de atuação é a arquitetura de interiores. Em seu portfólio estão reformas de apartamentos, casas, elaboração de projetos para apartamentos na planta, readequação de espaços e, recentemente, decoração de um barco de 54 pés.
       
      Com escritório em Campinas, SP, Marina também assina a coluna QuemCasaquerCasa, da revista Lovemag.
       

      Serviço:

      Marina Zanatto Muccillo

      Rua Dr. Sampaio Peixoto, 199, Cambuí, Campinas, SP

      Contatos:

      (16) 9.9138.8820/ (19) 9.8772.8820

      www.marinazanatto.com.br

      marina@marinazanatto.com.br

      Instagram: marinazanattoarquitetura

      Facebook: Marina Zanatto Arquitetura

       

      Foto :  Rafael Coelho/Divulgação





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •