• AGENDA

      25/04/2017 | Ciesp-Campinas Indicadores e DECEX

      Local: Rua Padre Camargo Lacerda, 37
      Horário: 10:30
      Cidade: Campinas

      O diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Renato Agostinho da Silva, esteve nesta coletiva para apresentar o portal único de comércio exterior e o novo processo das exportações brasileiras.

      O diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, mostrou o comportamento das indústrias associadas da região, na Pesquisa de Sondagem Industrial de Março de 2017 analizadas por pesquisadores da FACAMP representada pelo professor José Augusto Ruas. O Nível de Emprego de Março fechou com 150 demissões. No geral das pesquisas, configura-se uma instabilidade em relação ao investimento e melhora nos próximos 12 meses, dado ao cenário de crise do país.

      A pesquisa sobre o Comércio Exterior do 19 municípios, apresenta uma expansão das exportações e das importações. Em relação aos municípos atendidos pelo CIESP-Campinas a região apresentou um saldo comercial deficitário de US$ 414,0 milhões.

           O Decex e o Ciesp-Campinas realizaram no mesmo dia, na sede regional da entidade, o 44º Seminário de Operações de Comércio Exterior.

      O Programa Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. Com essa reformulação, busca-se estabelecer processos mais eficientes, harmonizados e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior. Da reformulação dos processos, o Programa Portal Único passa ao desenvolvimento e integração dos fluxos de informações correspondentes a eles e dos sistemas informatizados encarregados de gerenciá-los. Assim, o Programa Portal Único de Comércio Exterior nasce baseado em três pilares: Integração dos Intervenientes, Redesenhos dos Processos, Tecnologia da Informação.
      (fonte: http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/programa-portal-unico-de-comercio-exterior)

            A Regional Campinas do Ciesp abrange 429 empresas associadas, distribuídas em 19 cidades da região. Essas indústrias conjuntamente faturam R$ 37,67 bilhões ao ano e empregam 83,98 mil colaboradores.


      Flyer



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •