• AGENDA

      23/09/2019 | ExperCiência

      Local: Shopping Iguatemi Campinas
      Horário: Programação abaixo ate 20/10
      Cidade: Campinas

      ExperCiência

      ExperCiência faz fantástica jornada pelo mundo da ciência no Iguatemi Campinas

      Maior exposição itinerante de ciências do Brasil chega pela 1ª vez ao shopping; terá 28 experimentos interativos e será realizada de 12/9 a 20/10. A entrada é gratuita.

      A ExperCiência chega a Campinas para levar o público a uma curiosa viagem ao mundo da ciência. A exposição interativa reúne 28 experimentos interativos que vão deixar as pessoas literalmente de cabelos em pé.

      É a oportunidade de conhecer, de maneira divertida, algumas das experiências mais importantes para o nosso desenvolvimento científico, elaborados por cientistas como Isaac Newton, Van De Graaff e Gauss.  Os visitantes podem explorar a ExperCiência de 12/9 a 20/10 com entrada gratuita.

      Entre as atrações, o Gerador de Van de Graaff: uma cúpula que arrepia os cabelos de quem a toca ao eletrizar cargas da mesma polaridade, e o poço gravitacional, que possibilita aos espectadores o lançamento de esferas que se movimentam em trajetória semelhante à dos planetas, luas e satélites.

      Todas as atrações contam com placas explicativas e monitores treinados, que atenderão os visitantes em todas as experiências.

      A ExperCiência foi idealizada pelo Paulo Zimmermann e promovida pela Oficina do Estudante,  que apresenta a ciência de forma instigante para crianças, jovens e adultos;  desperta a curiosidade e transmite conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes com equipamentos de diversos países.

      Segundo o professor Antunes Rafael dos Santos, diretor-pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, a importância da ExperCiência é a possibilidade de apresentar para a sociedade conceitos da área de Ciências da Natureza de forma lúdica, proporcionando o contato com linguagens científicas que vão provocar reflexões, aprendizados e experiências sensoriais para todos os visitantes.


      Sobre a Oficina do Estudante

      Colégio que dispõe dos ensinos Fundamental I, Fundamental II e Médio, além de cursos pré-vestibulares – incluindo extensivos, intensivos e específicos para vestibulares de medicina.

      Atualmente, conta com 2.700 discentes, 110 docentes e quatro unidades (três de educação básica e uma de cursinhos). Só em 2019, aprovou 151 alunos na Unicamp, 83 na USP e 85 na Unesp – a maior aprovação de Campinas.

      Utiliza, com exclusividade em Campinas, o sistema e material Etapa. Foca em resultados, no desenvolvimento acadêmico do aluno, no desenvolvimento de alta performance, sem descuidar de uma questão essencial: o resultado positivo nas aprovações das melhores universidades do País.

      Sobre as atrações

      PARABÓLICAS - O som nada mais é que uma onda! Ao conversar no foco de uma das antenas parabólicas, as ondas sonoras são refletidas em direção à outra antena e concentradas no seu foco. Devido ao fenômeno da reflexão é possível ouvir sons de baixa intensidade, mesmo a longa distância. Um efeito muito conhecido causado pela reflexão do som é o efeito do eco.

      GERADOR DE VAN DE GRAAFF -  Este equipamento de arrepiar os cabelos é ideal no estudo da eletrostática. Um motor movimenta uma correia que transporta cargas eletrizadas por atrito até a esfera metálica. Essas cargas, que surgiram com o processo de eletrização, são distribuídas para toda a superfície da esfera metálica e, ao tocá-la, são transferidas para o corpo, produzindo o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem. Em 1931, o gerador já era usado para acelerar partículas e desvendar a constituição do átomo.

      FIGURAS DE LISSAJOUS - Um dos recursos mais importantes na manutenção, reparação e ajuste de equipamentos eletrônicos é a visualização das grandezas que variam com o tempo em seu circuito osciloscópio. Para o caso específico da medida de frequências, amplitudes e fases com a ajuda desse instrumento, que torna praticamente infinito o número de combinações que resultam em diferentes desenhos com diferentes graus de complexidade. Mais do que isso, elas também podem ser usadas com outras finalidades, inclusive na geração de efeitos em editores de imagens para a Internet e recursos multimídia. Os desenhos podem ser entregues aos visitantes como brinde.

      HARMONÓGRAFO - O Harmonógrafo é um “brinquedo científico” cuja invenção é atribuída ao “Professor Blackburn” em 1844. Trata-se de um conjunto integrado de pêndulos que acionam uma caneta, que registra no papel o movimento resultante do sistema. Dependendo da frequência, amplitude e fase em que os pêndulos se movem, uma infinidade de combinações de padrões aparecem no registro. Esses desenhos o visitante poderá levar para casa como recordação.

      CADEIRA GIRATÓRIA,  MALA MALUCA e RODA DE BICICLETA

      AS CORDAS DO VIOLÃO - O som tem forma? Ao tocar as cordas e girar o cilindro verá o surgimento de ondulações nas cordas. Na verdade, esse efeito é uma ilusão de óptica devido ao fato das cordas pretas oscilarem num fundo preto e branco em movimento. A esse efeito dá-se o nome de estroboscópio. O efeito é alterado pelo comprimento, tração na corda e velocidade de rotação do cilindro.

      HASTES DE RESSONÂNCIA - Ao mover uma haste, a de mesmo comprimento se moverá sozinha. O nome desse fenômeno é ressonância. Estruturas que possuem a mesma frequência (no nosso caso, as hastes de mesmo comprimento) podem, por ressonância, transferir energia uma para a outra. Num terremoto, a frequência que o chão oscila determinará quais prédios cairão.

      ESPELHO FRENTE A FRENTE - Prepare-se para rir! Com um amigo, mantendo a mesma distância do espelho, encaixe seus rostos até que seus olhos sejam substituídos pelos olhos dele. Notará o surgimento de um novo rosto, cuja fisionomia é a fusão das feições das duas pessoas que estão se olhando no espelho. Aproveite para uma foto muito engraçada!

      CURVA DE GAUSS - À medida que as bolas de metal deslizam pela mesa sobre os pinos, elas se amontoam e formam sempre o mesmo padrão de curva: Curva de Gauss. A curva observada é um gráfico da distribuição normal descrita pelos parâmetros Média e Desvio Padrão. Essa curva é utilizada na determinação das notas de corte dos vestibulares e em análises estatísticas de diferentes áreas.

      ÂNGULOS INTERNOS E ÂNGULOS EXTERNOS - Nas peças é possível compreender a relação entre os ângulos internos e externos das figuras planas. Note a relação entre um ângulo externo e os internos não adjacentes, no caso particular de um triangulo qualquer.

      BASQUETE IMPOSSÍVEL - Utilizando os óculos, tente lançar a bola na cesta de basquete e você sentirá a dificuldade. Este equipamento demonstra o efeito produzido pelos prismas, que estão nos óculos, que provocam o desvio da trajetória da luz que chega aos seus olhos.

      EFEITO IMÃ NA TV -  Quando passamos o imã na tela da televisão, provocamos distorções na imagem. Algumas TVs e monitores possuem um tubo que carrega milhares de elétrons, que são responsáveis por enxergamos as imagens na tela. Ao aproximarmos o imã na tela, o campo magnético interfere no movimento das cargas, distorcendo as imagens.

      BOLA SUSPENSA - O jato de ar produzido por uma turbina incide na parte inferior da bola provocando uma pressão que equilibra o seu peso. Bolas diferentes se equilibram em alturas diferentes. É possível inclinar o aparelho e ainda assim a bola não cair até certo ângulo de inclinação. As correntes que tangenciam as bolas podem provocar movimento de rotação na mesma.

      SOPRO QUE SUGA - No equipamento existe um forte jato de ar. Ao levar um dos discos até o jato note que ele não cairá. Na parte superior do disco, a pressão é menor comparada com a parte inferior, em razão da diferença de velocidade do ar nas duas faces. A pressão em baixo é maior que a de cima, o que sustenta o disco. O mesmo princípio aplica-se nas asas de um avião e nos carros de Fórmula 1.

      CUBO ESPELHADO - Associação de seis espelhos planos paralelos que dão uma noção infinita das três dimensões. O número de imagens formadas é infinito.

      ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS - Os espelhos estão montados em formato de um tronco de pirâmide para refletir a imagem da TV. Note que a posição dos espelhos permite a reflexão das imagens em formação esférica.

      LABIRINTO Plataforma para teste de coordenação motora e de paciência. É necessário encaçapar a esfera de metal, puxada através de cordas, em um buraco demarcado na parte superior do painel, passando por um labirinto de buracos. O desafio é não deixar a bolinha cair durante o trajeto.

      ESPELHOS ESFÉRICOS 3D - Experimento fantástico de óptica em que uma associação de dois espelhos côncavos, em que o vértice de um coincide com o foco do outro e conjugam uma imagem real que é projetada de forma tridimensional.

      PÊNDULOS DE NEWTON - Os pêndulos de Newton mostram a conservação da Quantidade de Movimento nos choques. Se soltarmos uma esfera de um lado, a última esfera oposta saltará. Se soltarmos duas esferas, do outro lado duas esferas saltarão e assim sucessivamente. Em todos os choques há conservação da quantidade de movimento.

      CONJUNTO DE IMÃS - Imãs que demonstram o campo e as forças magnéticas.

      POÇO GRAVITACIONAL - A trajetória das esferas no Poço Gravitacional, simulam os movimentos de astros próximos a estrelas e planetas. Enquanto os movimentos são circulares, a velocidade escalar permanece constante. Quando as esferas assumem trajetória elíptica, a velocidade escalar vária de acordo com a mudança de raio. Isso ocorre com o movimento de translação da Terra ao redor do Sol: movimento elíptico de velocidade variada.

      JOGO GEOMÉTRICO - Jogo de raciocínio logico em dupla.

      CICLOIDE  - Cicloide é uma curva mágica! Curva perfeita! Ao soltarmos duas esferas, simultaneamente, de quaisquer pontos da curva, as esferas chegarão ao mesmo tempo no ponto mais baixo da trajetória. Tempo este que é o menor possível. E nesta curva, o menor tempo percorrido não será pelo caminho mais curto. No passado, habilidosos relojoeiros faziam com que os pêndulos dos seus relógios se movimentassem em trajetória de cicloides, com isso a amplitude do movimento não interferia na marcação de tempo.

      HIPERBOLOIDE - Ao deslocar a alavanca, os elásticos (as retas) se movimentam e formam uma superfície curva: Hiperboloide. Note que um elástico não toca em outro, ou seja, só existem retas, mas temos o perfil de uma curva. Esta superfície apresenta vantagens estruturais e tem sido utilizada em obras de engenharia e arquitetura desde o século XIX. São estruturas estáveis, que possibilitam integridade estrutural com a redução do uso de materiais. A famosa arquitetura do maior arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907 – 2012) usa e abusa das curvas retas!

      EXPOSIÇÃO DE CIENTISTAS – Exposição com dados dos principais cientistas

      Serviço

      ExperCiência
      Entrada Gratuita
      Data: 12/9 a 20/10
      Local: Shopping Iguatemi Campinas – 2º piso (em frente ao Suplicy Cafés Especiais)
      Horário de visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 12h às 20h.

      #ExperCiência #IguatemiCampinas #Ciência #Campinas #Estudante #OficinadoEstudante


      Flyer



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •