• COBERTURAS


      16/12/2011 | ABAL - 30 Anos dos Encontros Musicais
      Local: Sala Carlos Gomes
      Cidade: Campinas / SP
      Cobertura por: Augusto Barretto


      Evento especial da comemoração dos 30 Anos dos "Encontros Musicais" da ABAL-Campinas.

       O recital operístico festivo da ABAL Campinas, na Sala Carlos Gomes, (Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Praça Imprensa Fluminense, S/N, Cambui, realizado nesta sexta-feira, às 20 horas, foi um dos melhores eventos musicais eruditos de 2011, em Campinas. O espetáculo celebrou os 30 anos da trajetória dos Encontros Musicais e reúniu atrações como o tenor japonês Kohdo Tanaka, que se despede de Campinas e retorna à cidade de Osaka, onde reside, além de Lidia Schäffer, mezzosoprano do Theatro Municipal de São Paulo, os sopranos Joyce Lima Martins, Laura Duarte, Marina Gabetta e Emiko Banno, o tenor Nunno Dellalio e o barítono Nelson Nicola Dimarzio. No acompanhamento ao piano revezam-se Chiquinho Costa, Carlos Wiik e Gabriel Longuinhos.

      A participação especial do projeto "Catharina Augusta" de inclusão social da Villa Georgina na música e dança  com coreografia e direção da Professora Carolyne Apolinário Peluci encantou à todos. Os dançarinos, Anne Caroline Birral, Larissa Cirlene Biral, Jéssica Cristina de Moraes, Isabela Luiza Castro, Isabela Cristina Barbieri, Letícia Cenedesi, Daniela Silva Santos, Paulo Cézar Ataliba, Bruna Regina Caetano e Alessandra Talia encenaram com a música Dust in the wind, de Kerry Livgren (com Sara Brightman)

      O programa para o Encontros Musicais n°. 1057 é o seguinte: Celeste Aida, da Ópera "Aida" G.Verdi; Oh, tu che in seno agl'angeli, da Ópera "La Forza del destino", G.Verdi; Ma se m'è forza perderti, da Ópera "Un Ballo in maschera", G.Verdi; Un dì all'azzurro spazio, da Ópera "Andrea Chénier", U.Giordano; Mon Coeur S’Ouvre a ta Voix, da ópera “Sansom et Dalilah”, de Saint-Saënz; L’ Amour est un oiseau rebelle, da Ópera “Carmen”, de G. Bizet; Va, laisse couler mes larmes – da ópera “Werther”, de J. Massenet; C’ era una volta un principe, da ópera “Il Guarany”, de A. C. Gomes; Caro nome, da ópera “Rigoletto”, de G. Verdi; O luce di quest’anima, da ópera “Linda di Chamonix”, de G. Donizetti; Che il bel sogno di Doretta, da ópera “La Rondine”, de G. Puccini; Hana no Machi (Cidade de Flor), de Dan Ikuma (Canção japonesa); Lunge da lei.. De miei bolenti spiriti - da ópera “La Traviata”, de G. Verdi; Vanto io pur – da ópera “Il Guarany”, de A. Carlos Gomes; O mio babbino caro – da ópera “Gianni Schichi”, de G. Puccini; Quando m’en vo soletta – da ópera “La Bohème”, de G. Puccini; Cortiggiani, vil razza danata – da ópera “Rigoletto” – de G. Verdi; Era un tramonto d’oro – da ópera “Colombo” – de A. Carlos Gomes; e o dueto, Sento una forza indomita – da ópera “Il Guarany” – de A. Carlos Gomes

      30 Anos dos Encontros Musicais


      A Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, ABAL Campinas, vem mantendo desde 18 de dezembro de 1981 a série de recitais gratuitos denominados “Encontros Musicais”.  Criada com o objetivo de popularizar a música lírica em Campinas, desenvolvendo esse hábito entre a população e, também, oferecer um palco para os jovens estudantes de canto adquirir experiência e aprimorar sua técnica vocal e interpretação, os “Encontros Musicais” atingem nesta sexta-feira 1.057 recitais realizados. Durante esse tempo, participaram dos “Encontros” cantores internacionais como a soprano irlandesa Carmel O’ Byrne Ferlise, a americana Susan Moorehead, a brasileira-americana Jennifer Tirré, o tenor Kohdo Tanaka, a russa Éteri Gazava, e nacionais como Neyde Thomas, Rio Novello, Benito Maresca, Romeu Cury, Gledys Pierri, Tereza Godoy, Cesar d’Ottaviano, Henrique Rocha, Alberto Medaljon, e muitos outros

       

      Em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI), sob o lema “Para Nossa Voz Queremos Vez” um grupo de cantores, liderado pelo tenor Alcides Acosta, idealizou essa atividade semanal, onde centenas de líricos, pianistas, conjuntos de câmera, corais e declamadores passaram. A entidade cultural, sem fins lucrativos, ABAL Campinas foi fundada em jantar realizado no salão social do Clube Semanal de Cultura Artística, em 16 de abril de 1982, com a presença de autoridades, apreciadores da música lírica, cantores e músicos, além de membros da comunidade artística de Campinas.


      Para conseguir realizar os recitais “Encontros Musicais”, a ABAL Campinas reivindicou e obteve da Secretaria de Cultura um espaço desocupado à época, existente no Centro de Convivência Cultural, ali estabelecendo a sala de concertos denominada “SALA CARLOS GOMES”. Nesse espaço apresentou os “Encontros” durante cerca de 10 anos. Após essa fase inicial, onde a popularidade atraia para os “Encontros” uma média de 100 expectadores por evento semanal, às sextas feiras, por decisão da administração municipal da época, o espaço passou a ser explorado comercialmente pelo CAFÉ DE LA RECOLETA. Somente na administração municipal do quatriênio 2004-2008 o local foi devolvido às finalidades originais, voltando a denominar-se “SALA CARLOS GOMES”, como foi batizada pela ABAL Campinas. Os “Encontros Musicais” são a atividade que consagrou a ABAL Campinas e levou a entidade a ser declarada de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Campinas pela Lei n°. 5844, de 16/10/1987. Sua importância para as tradições musicais da cidade de Carlos Gomes foi reconhecida por duas vezes com Diplomas de Honra ao Mérito, da Câmara de Campinas, e pelos meios de comunicação locais.

       
      A série também oferece recitais temáticos, apresentando cantores e pianistas da ABAL-Campinas, bem como convidados, visitando repertórios como os da eterna Diva Maria Callas, e ainda, da francesa Edith Piaf, além de toda a obra para Câmera e Ópera de Antônio Carlos Gomes. Outros temas presentes no repertório são os “Cantos da Paixão” e o “Natal de Todos os Cantos”, com público sempre numeroso. Os recitais de encerramento de temporada, em dezembro, contam com artistas do elenco fixo da Associação e convidados do Teatro Municipal de S. Paulo e fecha o ano atingindo grande público que ultrapassa a capacidade da Sala Carlos Gomes (140 poltronas).


      Campinas possui dois grandes Conservatórios musicais que formam vozes para o gênero lírico, que são o Conservatório Carlos Gomes, que criou uma Escola de Ópera, e o Conservatório Pró-Música, bem como o curso superior de Canto, da Universidade de Campinas, (UNICAMP). A ABAL Campinas mantém relacionamento com todas essas entidades e também com as escolas particulares de Canto de Campinas. O Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), a Banda Carlos Gomes, a Academia Campinense de Letras, a Academia de Ciências, Artes e Letras das Forças Armadas, a Academia Campineira de Ciências, Letras e Artes, o Centro de Poesia e Artes de Campinas (CPAC), Clube dos Poetas e instituições culturais e cívicas variadas são instituições com que a ABAL Campinas sempre colaborou.

       
      Desde sua fundação, a ABAL Campinas tem integrado todas as Comissões Organizadoras das Festividades a Carlos Gomes (Semanas de Carlos Gomes e o Mês Carlos Gomes). A ABAL-Campinas festejou diversos marcos históricos, inclusive levou ao palco o milésimo recital da série “Encontros Musicais”, integrando o Mês de Carlos Gomes 2009. Na ocasião, foi apresentada verdadeira maratona lírica com cantores de Campinas e da capital, especialmente convidados e, ainda, o Brasileto Ensemble, de São Carlos, e a Orquestra de Câmera Ars Musicalis, regida pelo Maestro Hermes Coelho. Esse terá sido o concerto de mais longa duração realizado até hoje em Campinas, com mais de 180 minutos de música lírica, e com o maior número de cantores líricos solistas já congregados na cidade.

      A ABAL-Campinas, juntamente com o Centro de Ciências, Letras e Artes, vem concretizando o Concurso Estímulo “Carlos Gomes” para Jovens Cantores, que atrai candidatos de São Paulo e de outros Estados todos os anos.

       

      Campinas, dezembro de 2011

      Alcides Ladislau Acosta

      Presidente da Diretoria Executiva




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •