• COBERTURAS


      25/11/2011 | Comunidade Armênia Viva
      Local: Círculo Militar de Campinas
      Cidade: Campinas / SP
      Cobertura por: Augusto Barretto


      Tendo como proposta prestar uma homenagem às comunidades armênias espalhadas pelo mundo – especialmente àquelas situadas em São Paulo e demais cidades do Estado – o Centro Cultural do Círculo Militar de Campinas,através da sua Diretora Ana Clara de Mello e Silva  promoveu o evento “Comunidade Armênia Viva”, que se iniciou no dia 25 de novembro (sexta-feira) e segue dias 26 (sábado) e 27 (domingo) com uma intensa programação voltada ao público em geral.


      A programação de abertura, no dia 25/11 (sábado), teve início às 20h, com a entrada das bandeiras do Brasil, da Armênia e da cidade de Campinas no Círculo Militar; exposição “Comunidade Armênia Viva”, com telas e esculturas criadas por 68 artistas em oficinas ministradas pelas coordenadoras e professoras Marly Stracieri e Vera Pinke, além de obras das crianças da Escolinha de Arte do Círculo Militar, objetos de arte e tapetes; e continuará com apresentações de danças tradicionais armênias, com os alunos do Externato José Bonifácio Escola Armênia de São Paulo; dos corais do SAMA Clube Armênio, com o Maestro AlexeyKurkdjia, e do Círculo Militar de Campinas, sob a regência do maestro Hermes Coelho; além da participação especial do músico Amyr Cantusio Jr. e do Centro Cultural Lince Negro.
      O artista Stepan Nercessian – filho de pai armênio – também marcará presença na abertura do evento que homenageará ainda personalidades como arcebispos, embaixadores e cônsules armênios.
      No dia 26 (sábado), a partir das 9h, na Sede dos Escoteiros, haverá o hasteamento das bandeiras nacionais (Grupo de Escoteiros Craós do Círculo Militar de Campinas e SARDARABAD do Clube Armênio), com a presença do chefe Marco Aurélio Mello Castrianni representando a região de São Paulo e o Conselho Administrativo Nacional. A programação seguirá com palestra, às 10h, do Dr. Simão Kerimian (Presidente da Associação Cultural Armênia de São Paulo e Representante no Brasil do Conselho Nacional Armênio da América do Sul). Às 14h, na Sala Cultural e Galeria de Arte, será aberta uma mostra de fotos da Armênia, e, às 15h, haverá a projeção do filme “A Casa das Cotovias”.
      No último dia, 27/11 (domingo), a partir das 11h, a Trupe Além da Lona apresentará o espetáculo infantil circense “Arca de Noé” no Centro Cultural.
          Através do evento “Comunidade Armênia Viva”, o Centro Cultural do Círculo Militar de Campinas, busca lembrar as perseguições e o genocídio sofridos pela população armênia nas mãos dos turcos, em 1915, resultando em mais de um milhão e meio de mortos e na diáspora do povo armênio (termo usado para descrever as comunidades que vivem fora da Armênia).
      Estado secular e democrático, localizado estrategicamente entre Ásia e Europa, e fazendo fronteira com a Turquia a Oeste, a Armênia foi a primeira nação do mundo a adotar o Cristianismo como religião, em 301. Possui uma rica história cultual e religiosa. Há crenças de que o Jardim do Éden citado na Bíblia teria existido na Capital da Armênia, Yarevan, e que a Arca de Noé teria encalhado no Monte Ararat após o Dilúvio.
      O que chama atenção na cultura armênia é a capacidade de superação de um povo que sofreu tanto com a diáspora, mas que conseguiu manter vivas sua memória e sua história. A maior luta dos armênios é a do reconhecimento do genocídio pela Turquia. E é por isso que Centro Cultural do Círculo Militar de Campinas tem orgulho de lembrar que a sociedade campineira pleiteia o reconhecimento o do genocídio da população armênia pelos turcos por meio do vereador Luiz Henrique Cirilo (PSDB), da Câmara de Campinas. Que esse exemplo seja uma porta aberta para outros reconhecimentos de violências e perdas sofridas por outros povos. Pois as fronteiras existem para demarcar espaços e não para separar culturas, gerar conflitos ou demarcar indiferenças entre as relações humanas, que resultam no esquecimento.

      SERVIÇO:
      Evento: “Comunidade Armênia Viva”.
      Dias:
               26/11 (sábado) – a partir das 9h
               27/11 (domingo) – a partir das 11h


      Dias 26 e 27/11- Gratuito e aberto ao público

      LOCAL: Centro Cultural – Círculo Militar de Campinas
      AV. Getúlio Vargas, 200, Jd. Chapadão - Campinas - SP

      E-mail: cultural@cmcamp.com.br
      Mais informações no site: www.cmcamp.com.br
      Tel.: 3743-4814




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •