• COBERTURAS


      04/07/2012 | Viracopos
      Local: Câmara Municipal de Campinas
      Cidade: Campinas / SP
      Cobertura por: Augusto Barretto


      A Comissão especial de Estudos de Viracopos reuniu-se com  o Presidente da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S/A, Sr. Luiz Alberto Küster.

      O presidente da empresa concessionária Aeroportos Brasil S/A, Luiz Alberto Küster disse na audiência na Câmara Municipal de Campinas que espera para os próximos dias a liberação das ordens de serviço a serem emitidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que as obras de ampliação de Viracopos possam ser iniciadas. Segundo ele, se a liberação não for feita até o final deste mês, as obras não poderão ter início em agosto como o previsto e, a partir de então, o cronograma que prevê a adequação do aeroporto para a Copa do Mundo de 2014 estará comprometido.

      O empresário contou aos vereadores que a partir da emissão da ordem de serviço, a empresa terá 22 meses para entregar o aeroporto nas condições exigidas pelo governo federal para o Mundial de futebol. Pelo contrato de concessão, neste período, a empresa terá de construir um terminal de 128 mil metros quadrados e instalar 28 fingers (pontes de embarque), além de uma série de melhoramentos em áreas de check in, embarque ou estacionamento.

      “As obras precisam começar em agosto, até mesmo porque temos de respeitar a janela hidrológica. Temos 2,5 milhões de metros cúbicos de escavações por fazer e isso não pode acontecer no período de chuvas; lá para outubro ou novembro”, lembrou ele. “Diante disso, tenho sérias dúvidas sobre a entrega para a Copa”, acrescentou. “É quase um milagre, mas eu acredito em milagres. Se me derem a licença eu entrego”, alertou ele, em depoimento na Comissão Especial de Estudos (CEE) criada na Câmara para avaliar o processo de concessão de Viracopos.

      Mais tarde, em entrevista aos jornalistas, ele disse confiar que a ordem de serviço será emitida a tempo. “Pode ser que estejamos conversando aqui e o documento já esteja sendo emitido. A cidade e o País podem confiar. Teremos o aeroporto pronto para a Copa”, garantiu.

      Küster disse que Viracopos será o maior e mais moderno aeroporto da América Latina. O complexo deverá abrigar shopping center, centro de convenções, três hotéis. O aeroporto também terá três pistas de pouso e decolagem. Hoje, há apenas uma. A estimativa é que o número de passageiros salte dos atuais 9 milhões para 14 milhões em 2014 e, no final da concessão, esse número chegue a 80 milhões.

      Segundo Küster, Viracopos deve fechar 2012 com capacidade para atender 9 milhões de passageiros ao ano e que até a Copa de 2014, a capacidade chegará a 14 milhões de passageiros/ano. O consórcio administrará o aeroporto pelos próximos 30 anos. Ele disse que a segunda pista está prevista para ser construída entre 2018 e 2019. “Deixaremos Guarulhos comendo poeira”, brincou.

      MACROZONA – O presidente da concessionária manifestou preocupação também com a aprovação do Plano Local de Gestão (PLG), da Macrozona 07 – que fica na região do aeroporto. “É importante que tenhamos a noção clara do que o governo quer para aquela região”, disse. Ele avalia que as empresas precisam de regras definidas para determinar o tipo de investimento a ser feito e montar a logística. “Precisamos entender o que o governo municipal quer para aquela área. Na verdade, é uma questão de planejamento urbano”, resumiu.

      Presidente da CEE de Viracopos, o vereador Arly de Lara Romêo (PSB), considerou os esclarecimentos “importantíssimos”. A CEE está agendando para o mês que vem uma audiência com representantes da Infraero para que o órgão explique o estágio em que se encontra o processo de desapropriação de áreas no entorno do aeroporto. “O concessionário veio aqui e falou sobre o que pretende fazer na área delimitada da concessão. O que precisamos saber agora é como está a adequação do entorno”, afirmou Arly.

      Além de Arly de Lara Romêo, a CEE de Viracopos é composta pelos vereadores Gilberto Cardoso Vermelho (PSDB), Jaírson Canário (PT), Miguel Arcanjo (PSC) e Zé do Gelo (PV),




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •