• COBERTURAS


      13/12/2012 | Reverso (in) Versos
      Local: Livraria da Vila-Galleria Shopping
      Cidade: Campinas
      Cobertura por: Augusto Barretto


      Escritora Luciana Dimarzio traz para a literatura a poesia contemporânea que agradou aos usuários das redes sociais.
       
      A publicitária, poeta, escritora e contadora de histórias Luciana Dimarzio lançou o livro Reversos (in) Versos no dia 13 de dezembro, na Livraria da Vila, no Galleria Shopping, em Campinas. Vice-presidente no Portal do Poeta Brasileiro, Luciana conta com cerca de sete mil seguidores nas redes sociais e seu blogspot já registrou mais de 11 mil visualizações de internautas dos mais diferentes países, principalmente Estados Unidos e Portugal

      "E foi no intervalo entre o dito e o não dito que ficou tudo subtendido". Foi nos aforismos, como esse, nos poemas, nos haicais e nos pequenos textos que a publicitária, contadora de histórias e vice-presidente no Portal do Poeta Brasileiro, Luciana Dimarzio, encontrou o verbo, a prosa e a poesia para transformar em versos os seus valores e crenças e, em reversos, os seus devaneios românticos e sensuais. O resultado, parte já compartilhada com mais de sete mil contatos nas redes sociais, está compilado nas 96 páginas do livro Reversos (in) Versos, com ilustrações de Marcello Dellova e Fernando Fragoso e coordenação editorial de Renata Podolsky por meio da editora Ki Produções.


      A proposta da autora é utilizar a poesia como um movimento de liberdade e expressão, dando nova vida aos saraus trazendo a poesia para perto da população. Na extensão dessa desafiadora proposta, os ilustradores aceitaram o desafio de também trazer para os traços toda a dualidade proposta nos versos de Luciana. Enquanto Marcelo Dellova reforça o romantismo e a sensualidade evidentes na poesia, Fernando Fragoso representa o reverso com o seu desenho urbano e contemporâneo, cheio da mais pura e infantil rebeldia.

      Sobre a autora

      Nascida em Campinas, Luciana é casada, tem três filhos, exerce o cargo de vice-presidente no Portal do Poeta Brasileiro, faz aulas de declamação com a professora Maria Sylvia Ferraz Silva, uma das maiores declamadoras brasileiras, e atua como contadora de histórias no Hospital Boldrini, em um trabalho voluntário realizado por meio da Associação Griots - Os Contadores de Histórias.

      Considerada uma criança muito sensível, observadora e questionadora, desde cedo aprendeu que poderia utilizar o papel e a caneta para expressar suas inquietações e espantos. Por volta dos nove anos de idade escreveu seu primeiro poema, intitulado Por quê?.

      Apesar do desejo de seguir uma carreira literária, optou por cursar Publicidade e Propaganda na PUC de Campinas e especializou-se em Marketing pela ESPM (SP) para trabalhar na empresa de sua família. Mas não abandonou seus sonhos. Quando as redes sociais viraram febre mundial, ela começou a interagir com poetas e sentiu-se motivada para retomar a escrita. No final de 2010 criou no Facebook  um grupo chamado Pensamentos, Citações e Poesias. (http://www.facebook.com/groups/120461361322251/?ref=ts&fref=ts)

      A princípio publicava apenas textos de outros autores, mas, com o tempo, foi criando coragem de publicar seus próprios poemas. Iniciou postando pequenos pensamentos. Cada comentário positivo que recebia a motivava a criar e a compartilhar novos textos de sua autoria. Nas redes sociais, seu trabalho pode ser acompanhado no blog lucianadimarziopoesias.blogspot.com, que já registrou mais de 11 mil visualizações de internautas dos mais diferentes países, e na página O canto da Lu-a, no Facebook. Em dois anos reuniu sete mil internautas adicionados ao seu Facebook pessoal, dos quais cinco mil são amigos e dois mil assinantes. O livro Reversos (in) Versos concretiza seu grande sonho de imprimir no papel muitos poemas e pensamentos que nasceram da interação na web.

      A partir desse ano (2012) decidiu associar-se a três importantes grupos literários de Campinas: Casa do Poeta, CPAC - Centro de Poesia e Arte de Campinas e Portal do Poeta Brasileiro e passou a frequentar diversos saraus para interagir com outros poetas e declamar suas poesias. No próximo dia 15 de dezembro assume também a vice-presidência da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, em Salto (SP).

      Sua primeira aventura literária foi a publicação de três poemas em um livro de antologia poética do Portal do Poeta Brasileiro, lançado em agosto na 22º Bienal Internacional do livro de São Paulo. Após o lançamento do Reversos (in) Versos já tem um novo projeto: a sua estreia no mundo infantil com a publicação do livro  Todo Tipo de Gente.

      A escritora Luciana Dimarzio

      Métrica
      Seus versos livres e metrificados encantaram o filósofo e cientista social e ex-professor da Unicamp Regis de Morais, que fez questão de prefaciar o seu primeiro livro. "Na língua grega, poiésis significa criar, inventar, coisa que se aplica a todos que não suportam a repetitividade estéril dos dias e momentos comuns. "Na Luciana, me impressionam a perspicácia, a precisão e a beleza madura dos seus aforismos. As sutilezas dessa alma poética encantam minhas várias décadas de vida, e cumpre-me agradecer a confiança que Luciana teve em mim, mostrando-me seus trabalhos, seus risos e soluços", escreveu o professor.

      Luciana considera a poesia uma experiência de libertação, por ser um gênero literário que está livre das amarras dos conceitos acadêmicos. Suas inspirações brotam tanto de vivências como de fantasias. A temática de sua poesia varia entre reflexões existenciais, introspecções,  lirismo e sensualidade. Para ela, o lirismo de sua obra encontra-se implícito e não claramente revelado.

      "Fui uma mulher criada para ficar no ninho e, por isso, a literatura é o meu grande voo. Sinto-me como uma lagarta virando borboleta, por isso a escolhi como símbolo para meu logotipo. Por meio desse resgate da poesia viva posso ser ambígua, viajar no erotismo e escrever o que fantasio já que o eu lírico nem sempre corresponde ao que sou", diz.

      Sobre a editora

      O livro Reversos (in) Versos foi produzido pela Ki Produções sob a coordenação de Renata Podolsky. Produtora e fotógrafa, adquiriu vasta experiência desde 1990, quando permaneceu três anos em Portugal a serviço da Editora Abril Morumbi. De volta ao Brasil, trabalhou por oito anos no jornal Correio Popular e na revista Metrópole, ambos do Grupo RAC, maior conglomerado de mídia impressa do interior do país. Seu trabalho passeia com talento pelo mundo da moda, da arquitetura, da cultura e da responsabilidade social. Reversos (in) versos é o segundo livro editado pela Ki Produções. O primeiro foi o Livro comemorativo – 50 anos do Colégio Notre Dame de Campinas.

       

      Serviço
      Lançamento do livro Reverso (in) Versos - Luciana Dimarzio

      Editora: Ki Produções
      Formato: 30 x 23 x 1,5 cm

      Páginas: 96

      Coordenação, Edição e Produção: Renata Podolsky

      Ilustradores: Marcello Dellova e Fernando Fragoso
      Apoio: Dimarzio Imóveis, Lapidum Joias, Caixa Econômica Federal, Porto Seguro, Make Inteligência Criativa, Datastore e Miami Store.

      Preço sugerido: R$69,00
      Onde encontrar: Livraria da Vila




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •