• Turismo

      09/11/2019 | Agências de viagens a favor da hotelaria

      ABAV-SP

      Agências de viagens a favor da hotelaria

      No dia 9 de novembro de 1936, foi realizado o primeiro congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), no Rio de Janeiro, e em homenagem a essa data histórica do turismo brasileiro é comemorado, há 39 anos, o Dia do Hoteleiro. Desde então, o setor é responsável por 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos no Brasil, segundo dados da entidade.

      A Abav Nacional estima que as agências correspondem pelas vendas de 60% das reservas de hotéis, ou seja, a consultoria de viagens está aliada com o segmento hoteleiro. Diante deste cenário, representante dos agentes de viagens da capital e do interior paulista, a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) comemora o sucesso, as realizações e o progresso do setor.

      A rede hoteleira brasileira conta com mais de 2,4 milhões de leitos espalhados pelo País, com 31.299 estabelecimentos, com cerca de um milhão de unidades habitacionais, entre suítes, quartos e chalés, segundo dados da Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo. O segmento passou por transformações, não somente pela evolução da tecnologia, mas também pelo fato de que o turismo, hoje, ocupa um papel fundamental na economia mundial.

      O Turismo é fonte de riqueza e desenvolvimento, encarregado por um a cada dez empregos (diretos e indiretos), beneficiando uma malha de 52 setores sinérgicos que formam a sua rede. Ele também se concretiza com extrema importância para o PIB brasileiro, tendo sido responsável pela injeção de US$ 163 bilhões na economia do País em 2017 e pela geração de mais de sete milhões de empregos.

      De acordo com o estudo do Ministério do Turismo e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), cerca de 6,62 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil em 2018. O alto grau de fidelidade dos viajantes que manifestam o desejo de retornar chega a 95,4% e a intenção dos visitantes de negócios ultrapassa os 90%.  A pesquisa ainda apresenta que hotel, flat, pousada ou resort predominam como principal hospedagem (quase 50%) dos turistas, sendo que negócios, eventos e convenções correspondem a 82,5% dessas pessoas que visitam o Brasil e lazer chega a 57,4%. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), 90% dos turistas estrangeiros acreditam que o País apresenta variedade de opções de meios de hospedagem.

      Mesmo em momentos de crise, muitas vezes, sem apoio do poder público, o setor conseguiu se reerguer. Afinal, enfrentar dificuldades e vencer desafios é o lema do turismo brasileiro, ontem, hoje e sempre.

      Garanto que existe muito a ser feito para fortalecer o setor turístico. Como executivo e presidente da Abav-SP, reafirmo com total convicção que a hotelaria tem o total apoio das agências de viagens. Agradecemos o empenho e dedicação de cada hoteleiro do Brasil, que escolheram essa profissão diante de qualquer desafio ou adversidade. Vamos juntos construir um setor cada vez mais forte!

      Fernando Santos

      Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •