• Guia do Arquiteto

      25/09/2020 | IBI - Impermeabilização em telhados


      Impermeabilização em telhados


      O período das fortes chuvas está chegando e, junto com ele, a preocupação com as infiltrações nos telhados. Afinal, além da questão estética, os telhados exercem um papel importante na proteção das edificações contra as intempéries. Composto por estrutura, cobertura e sistema de captação de águas, esse sistema deve ter seus componentes projetados e executados com cuidados que assegurem estabilidade e estanqueidade, já que eles ficam diretamente expostos ao tempo. Além disso, é necessário manter-se atento às telhas trincadas, quebradas ou até mesmo com muita sujidade, que devem ser tratadas e, então, impermeabilizadas da maneira correta.

      Para auxiliar nesta importante missão, os especialistas do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), separaram algumas dicas indispensáveis. Confira:

      Estrutura

      Exige atenção e alguns cuidados para garantir o bom desempenho, como:

          É importante que a madeira utilizada receba previamente tratamento contra cupins. Também é fundamental a aplicação de impermeabilizante protetor de madeira para evitar o apodrecimento e, consequentemente, o colapso da estrutura, principalmente nas regiões de apoio e embutimento em alvenarias ou concreto. Além disso, é importante ressaltar a questão ambiental: utilize somente madeira certificada.
          Deve-se ter muito cuidado com o dimensionamento correto da estrutura dos telhados. Isso porque o peso da cobertura pode variar muito entre o período de seca (quando a carga é mínima) e o período de chuvas (quando as telhas acumulam e absorvem água, tornando a cobertura mais pesada).

      Cobertura

      A cobertura, que tem a função de proteger a estrutura contra as intempéries e deve possuir propriedades reflectivas. Para melhorar a eficiência da cobertura, ela deve ser resistente e manter-se inalterável quanto à cor, forma e peso. Também deve ser leve, com secagem rápida, fácil colocação e longa duração.  Custo, facilidade de manutenção, inclinação adequada, bom escoamento e comportamento em relação às dilatações e contrações são outras características a serem consideradas no projeto e durante a escolha de telhas.

      Para que as telhas não absorvam água, elas devem receber um dos tratamentos, dependendo da telha:

          Tratamento com resinas ou silicones. A resinas criam um filme e alteram o substrato, enquanto os silicones não alteram a aparência do material. Seja qual for o produto escolhido, a aplicação deve acontecer em base limpa, seca, porosa e isenta de óleos. As resinas são aplicadas com trincha e os silicones com trincha ou pulverizador de baixa pressão;
          Aplicação de mantas asfálticas aluminizadas, impermeabilizando as telhas de cimento amianto, devendo primeiramente retirar a sujidade que está incrustada na telha e, após sua secagem, aplicar o primer asfáltico e posteriormente a manta asfáltica aluminizada;
          Aplicação de membranas acrílicas, de poliuretano ou silicone preferencialmente na cor clara para que parte da radiação solar seja refletida. Estes produtos são impermeabilizantes moldados no local, que se acomodam a todas as saliências e curvas do telhado. Conveniente tratar cabeças de parafusos com reforço de tela de não tecido de poliéster ou tela de poliéster. Antes da aplicação do produto, devemos retirar as incrustações e sujidade da telha e, após secagem, aplicar o produto.

      Em todos os casos descritos acima, para reduzir o gradiente térmico, recomenda-se o uso de mantas de subcobertura nos telhados.

      Sistema de captação de águas

      Deve ser composto por elementos que coletam e conduzem águas, como calhas, beirais, platibandas, rufos etc.

          As calhas devem ser dimensionadas de acordo com o projeto e devem respeitar caimentos mínimos necessários para promover o escoamento da água pluvial que, conforme a NBR 9575 - Impermeabilização – Seleção e Projeto, é de 0,5%;
          Para evitar oxidação, as calhas metálicas devem ser tratadas e, na maioria dos casos, devem ser impermeabilizadas com membranas acrílicas, de poliuretano ou silicone, moldadas no local, preferencialmente na cor clara para que boa parte da radiação solar seja refletida;
          Calhas e rufos precisam estar perfeitamente aderidos. Para garantir isso, devem ser utilizados selantes. A aplicação tem que acontecer sempre em superfícies limpas, secas, isentas de pó e óleo.
          Calhas de fibrocimento devem ser impermeabilizadas. Isso pode ser feito com membrana acrílica aplicada em forma de pintura ou com manta asfáltica revestida com alumínio. Essa solução, além de ser elástica e impermeável, reflete raios solares contribuindo para o conforto térmico e eficiência energética da edificação.


      Sobre o IBI

      O IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização, fundado em 15 de abril de 1975,  entidade técnica sem fins lucrativos,  tem como finalidade principal o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento de produtos, serviços de sistemas de impermeabilização e/ou segmentos afins, tais como reabilitação de estruturas, concreto, dentre outros, sempre ligados à construção civil.

      Na qualidade de referência técnica em impermeabilização e segmentos afins, constitui-se naturalmente como o  fórum nacional de normalização do setor, congregando em seu quadro associativo os diversos agentes da cadeia produtiva, tais como: fabricantes, aplicadores, distribuidores/revendedores, projetistas/consultores, construtores/consumidores, entidades de classe, instituições públicas ou privadas, pessoas físicas e sócios fundadores.

      Mais informações poderão ser acessadas no site do IBI em https://ibibrasil.org.br/



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •