• Guia do Arquiteto

      29/05/2019 | Campinas Decor 2019 - Projetos Interlight

      Interlight

      Interlight participa do Campinas Decor 2019

      Com seus produtos de iluminação, marca compõe projetos luminotécnicos durante mostra no interior de São Paulo e reforça tendências no segmento de decoração e arquitetura

      A mostra Campinas Decor, que acontece até 16 de junho, é a maior mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo do interior paulista, que ocorre anualmente na região de Campinas, reunindo renomados profissionais e lançando as principais tendências do segmento.

      Este ano, o evento contará com 48 ambientes internos e externos, que serão preparados por importantes profissionais do setor da cidade e região, mostrando as novidades em decoração e construção, revestimentos, mobiliário, luminotécnico e tudo o que envolve esse universo.

      A Interlight, especialista em soluções para iluminação, com os produtos de iluminação compõe dois ambientes, “Fachada Luminotécnica e Terraço Acolhedor”, do arquiteto Plinio Braz e o engenheiro Luiz Marcelo Rocha, e o projeto “Praças das Festas”, da arquiteta Adriana Girotto. A parte Luminotécnica fica por conta do Lighting designer Arquiteto e Urbanista Paulo Torniziello.

      Os ambientes foram pensados a fim de manter as linhas originais da construção da casa que data do século XIX, enaltecendo toda a arquitetura do lugar. Por isso, a parte Luminotécnica também foi imprescindível para valorizar as características e simetria de cada espaço.
       

      Foto: Projeto - Fachada Luminotécnica e Terraço Acolhedor

      (Arquiteto Plinio Braz e o Engenheiro Luiz Marcelo Rocha)
       

      O cenário escolhido é casarão histórico pertencente à prefeitura e tombado pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas). O imóvel possui 2,4 mil metros quadrados de terreno e 2,04 mil metros quadrados de área construída. A organização e expositores recuperaram pisos e revestimentos, conserto de telhados, portas e janelas e modernizaram as redes hidráulica e elétrica da propriedade.

      Arquiteto Plinio Braz e o Engenheiro Luis Marcelo realizaram um estudo da fachada e da construção, para reconhecer o potencial do imóvel, enquanto o lighting designer Paulo Torniziello se encarregou de entender como a iluminação poderia realçar as características do espaço onde seriam construídos os ambientes dos projetos.

      “Como é um casarão antigo, com arquiteturas especificas, foi utilizado iluminação diversificada para valorizar cada espaço. No corpo principal da casa, utilizamos a linha Flat Out da Interlight, 20º graus na cobertura, e isso criou um efeito de luz e sombra, além da versão menor da luminária, 10ºgraus de abertura e antiofuscamento, para não incomodar quem circula ao redor da casa, e ainda tivemos a precisão de afastar as luminárias da parede para não causar sombreamento”, destaca Paulo.

       

      A varanda da casa, foi utilizado a linha de projetores Sirius de sobrepor, e a luminária pendente Orion, nos dois diâmetros, para valorizar a instalação assim como o tamanho da própria luminária, criando uma volumetria.  “Ao subir as escadas logo se percebe um aparador iluminado pela luminária pendente Orion que cria uma empatia com ambiente, como uma forma de convite para guiar as pessoas para o passeio”, diz o Lighting Designer Paulo Torniziello.
       

      Para a escadaria, que recebeu restauração, foi usado o balizador Arc para ressaltar o mármore branco tendo um aproveitamento satisfatório para identificar os espaços. E também para marcar os degraus e a rampa na locomoção até chegar no “Terraço Acolhedor que foi criado para ser um espaço para descanso e lazer.
       

      O projetor da linha Sirius foi pensando para marcar as esculturas que foram colocadas dentro das molduras que já existiam nas paredes frontais, características dessa arquitetura, em diversos tamanhos. A iluminação do projetor destacou, por exemplo, as jardineiras que em função do posicionamento das luminárias, ganhou movimento de luz e sombra. Nas extremidades da varanda, o projetor com facho de luz fechado 10°, a luminosidade valorizou a escultura.

       

      Praça das Festas

      (Arquiteta Adriana Girotto)
       

      Ambiente em formato de deck, fogos de chão e bancos de madeira, criam um ambiente descontraído e convidativo. Nos bancos foram utilizadas fitas de LED para dar uma sensação que está flutuando. No meio, há uma pequena piscina a qual foi utilizado uma luminária subaquática para valorizar a reflexão da luz na água, e com isso foi possível chamar atenção para a escultura de 5m de altura.


      Praça das Praças - Interlight
       

      “A ideia é que a iluminação capte o reflexo dos azulejos juntamente com a escultura, para obter um espaço de aconchego e convivência, deixando a escultura ainda mais imponente e torná-la um marco na mostra, portanto, foi usado um projetor Flat out de 10°, tornando-a um ponto de referência, já no pergolado em uma das extremidades foram utilizados a linha Quasar usando de seu efeito para marcar as colunas e direcionar o visitante, e a luminária Pergo como um elemento para criar esse de luz e sombra.

      Em todo o ambiente foi utilizado a luminária Pilz como nos vasos com bromélias e que traz um efeito de luz, algo totalmente inusitado devido a aplicação das peças serem de alturas diferentes”, concluiu Torniziello.
       

      O espeto Finco, Interlight, foi usado de forma a deixar os grande vasos de concreto mais harmonioso e com uma ambientação mais adequada para o Pátio das Festas.

       

      Serviço:

      Campinas Decor 2019

      Data: até 16 de junho

      Horários: Terça a Sexta-feira, das 14h às 20h30; Sábados, Domingos e feriados, das 12h30 às 20h30
      Local: Rua Barreto Leme, 1515 – Cambuí
      Valor dos ingressos: R$ 40,00; estudantes e idosos pagam R$ 20,00 e crianças de até 12 anos não pagam
      Serviços disponíveis: restaurante, café, bar e estacionamento com manobrista
      Informações: (19) 3255-7744

       

      Sobre a Interlight

      Fundada em 1987, genuinamente brasileira, tornou-se uma empresa especializada em oferecer soluções em iluminação técnica e arquitetural.

      Instalada em Itapevi-SP, a área de 13.000m conta com fundição própria e equipamentos de última geração, garantindo alta produtividade e excelência na fabricação de seus produtos.

      Em 2008, implantou a tecnologia do LED em sua linha de produção, possibilitando desenvolver artigos para um maior universo de aplicações. Certificada ISO 9001:2015, implantou o Sistema de Gestão da Qualidade, otimizando o controle e garantia dos seus processos e produtos. Em 2018, adquiriu laboratório fotométrico para ensaios de curva fotométrica, fluxo luminoso e ensaios elétricos normativos.

      A empresa conta com corpo técnico preparado e atualizado às novas tendências de iluminação, além de qualificada equipe apta a orientar seu público de atendimento.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •