• NOTICIAS

      03/02/2011 | Limpa Brasil - Let's do it !

      Campinas foi escolhida como uma das 14 cidades brasileiras que irão participar de um mutirão de conscientização ambiental que é sucesso na Europa. Uma parceria entre uma empresa de consultoria brasileira e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pretende reunir pelo menos 40 mil voluntários em junho deste ano na cidade, para que em apenas um dia, todo o lixo espalhado pelas ruas seja recolhido e destinado a locais adequados.

      Movimento surgiu na Estônia e tem o aval da Unesco

      A mobilização é inspirada em um projeto nascido na Estônia - país do leste Europeu - em 2008, conhecido como Let's do it! (Vamos fazer!). A iniciativa pretende conscientizar a sociedade dos  prejuízos causados pelo despejo do lixo nas vias públicas e estimular o poder público a investir em  campanhas de educação ambiental.

      Para se ter ideia da dimensão do trabalho, o mutirão no país báltico conseguiu reunir 50 mil pessoas  (4% de toda a população), fazendo com que em um único dia 10 mil toneladas de lixo irregular fossem recolhidas.

      A coordenadora regional da empresa Atitude Brasil, Edilaine Muniz, explica que o trabalho em Campinas deve começar em março. Cerca de 700 celulares equipados com um software especial  serão distribuídos para que parte dos voluntários do programa mapeiem os principais pontos da cidade onde o lixo esteja acumulado. Depois de identificados os pontos, equipes serão divididas e coordenadas nestes locais para que os voluntários possam recolher o lixo e depositá-lo em caçambas   que estarão espalhadas pela cidade. O evento está programado para ocorrer em um dia entre 10 e 14 de junho.

      Edilaine conta que o objetivo é mobilizar toda a sociedade. Segundo ela, gincanas serão promovidas entre escolas e bairros, premiando ao final do dia, as equipes que mais recolherem lixo das ruas. "Se deu certo na Estônia, porque não conseguiremos fazer aqui? Estamos em um período de enchentes e vemos como o lixo que obstrui bueiros contribui para piorar a situação nos grandes centros", afirma.

      Shows

      Em  cada cidade que participar do programa será realizado um show com artistas nacionais.   Segundo os organizadores, garrafinhas de água que costumam ser distribuídas deverão ser substituídas por bebedouros, diminuindo a quantidade de lixo produzida após o evento. Já confirmaram participação nos shows: Milton Nascimento, Carlinhos Brown, Skank, Jota Quest, Lo Borges, Beto Guedes, Wagner Tisso, Lino Kriss, Fernanda Takai, Deia Trancoso, Renegados MV Bill, Seu Jorge,  Jair de Oliveira, Jair Rodrigues, Elza Soares, entre outros.

      A campanha, que pretende mudar a atitude da população quanto ao despejo do lixo nas ruas, será feita em cidades com mais de um milhão de habitantes. São elas: Belém, Belo Horizonte, Brasília,  Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro,  Salvador e São Paulo. A primeira cidade prevista para sediar o evento é o Rio de Janeiro, no dia 27 de março.

      Quem tiver interesse em se voluntariar na campanha pode se inscrever por meio do site www.limpabrasil.com

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •