• NOTICIAS

      26/05/2015 | Cambuí Walking Tour

      Empresários do Cambuí criam mapa para incentivar moradores e turistas a andarem a pé pelo bairro

      Qual foi a última vez que você foi à padaria da esquina a pé? Ou que caminhou até a farmácia do bairro para comprar um remédio? Hoje em dia, usar os próprios pés como meio de transporte está cada vez mais raro. O carro se tornou um comodismo que nos leva aonde precisamos ir. E a justificativa da falta de segurança nos desestimula a andar pelas ruas. Mas, por outro lado, também nos priva de observar a cidade da perspectiva do pedestre que passeia e descobre uma novidade na vizinhança ou que percebe como a fachada do prédio está diferente ou as flores que o senhor da casa da esquina plantou no jardim.

      Pensando nisso, um grupo de empresários com negócios no Cambuí resolveu criar um mapa do bairro para incentivar quem passa por ali a andar a pé. Entre donos de restaurantes e cafés, proprietários de lojas que vão de decoração a roupas e profissionais autônomos, eles querem estimular que moradores da cidade e turistas possam caminhar pelas ruas do bairro e, de quebra, descobrir lugares que não conheciam. “Da janela do carro, fica difícil ver a fachada de uma loja legal, observar que tem um novo negócio na rua”, afirma Ana Matusita, co-proprietária da Bendita Loja e uma das organizadoras do projeto.

      Ela e sua sócia (Vivian) se uniram à Marcela Brandi Pacola, proprietária do The MIX Bazar, e, juntas, tiveram a ideia de criar o Cambuí Walking Tour, um guia ilustrado para ser distribuído gratuitamente em hotéis e estabelecimentos comerciais da cidade. Nessa primeira edição, o guia contempla 15 comerciantes e profissionais. “O critério foi o de procurar lugares pequenos ou que ficam em ruas que não são muito movimentadas, que pedem um passeio a pé, sem a pressa que o carro ou os meios de transporte nos impõem”, afirma Marcela.

      É o caso do restaurante DUO Bruschetteria e Bottega, que fica em uma travessa da Coronel Silva Telles. “Por estarmos localizados em uma rua muito pequena, que não tem grande fluxo de carro. Quando abrimos, algumas pessoas questionaram a nossa escolha, mas queríamos abrir o restaurante justamente numa rua mais pacata, que lembrasse as vielas da Itália”, afirma Erick Alsaro, chef e um dos proprietários do restaurante, aberto há quatro anos. “A nossa escolha tem a ver com o conceito do restaurante, e os clientes gostam disso. Muitos deles vêm jantar caminhando, para poder beber um vinho e voltar para casa sem problemas”, completa Rafael Tonon, sócio da casa. “Todo ano fazemos festas na rua para incentivar essa ocupação do espaço público. E optamos justamente por não ter vallet por conta disso”.

      O Cambuí Walking Tour teve uma tiragem inicial de 30 mil exemplares. “Por ser um piloto, queremos testar o formato. Mas já pensamos que teremos que aumentar a tiragem nas próximas edições”, afirma Ana. “Tomara que as pessoas realmente usem o mapa para passear e conhecer os lugares novos. Quem sabe até mesmo os usuários possam nos indicar novos lugares que conheceram em suas caminhadas”,  acredita Marcela. “Seria sensacional”.

      Lançamento
      O projeto será lançado oficialmente no dia 30/05, nos próprios estabelecimentos participantes. O grupo Eco Bike se encarregará de passar por pontos principais do bairro (Largo Santa Cruz, feira livre da Rua Maria Monteiro, Igreja Nossa Senhora das Dores, Centro de Convivência, etc) para distribuir para a população algumas unidades do guia. Neste dia, cada estabelecimento estará realizando ações individuais ou coletivas para promover a iniciativa – o DUO Bruschetteria & Bottega abrigará um café de confraternização entre donos de estabelecimentos participantes e convidados,a partir das 11h.

      Lista dos estabelecimentos
      > Bendita Loja    - Craft Moderno
      > The MIX Bazar - Loja, Estúdio Criativo e Co-Working
      > Maria Antonieta - Boulangerie & Pâtisserie
      > Café Container - Cafeteria
      > Bolo da Madre - Confeitaria
      > Cambuí  Hostel – Hostel / Alojamento
      > Gôla Gelato - Sorveteria - Café - Doceria
      > Santa Costura de Todos os Panos - Loja de Roupas Femininas
      > Emporio Viver - Loja de Produtos Naturais e Orgânicos - Café
      > Maialini - Restaurante Artesanal Italiano
      > Travel Mate - Agência de Turismo - Intercâmbio - Viagens
      > Alexandre - Professor de Francês
      > Interclass - Escola de Português para Estrangeiros
      > Cheesecakery - Doceria
      > Duo Bruschetteria e Bottega    - Restaurante de culinária italiana tradicional


      Cambuí Walking Tour
      Um guia para descobrir o Cambuí a pé
      Valor: Gratuito
      Onde conseguir: Nos estabelecimentos participantes, além de hotéis do Cambuí.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •