• NOTICIAS

      29/09/2015 | Hercule Florence - Exposição - Revele Campinas

      FOTO: Daniel Akira Yossio

      Exposição com fotos do concurso "Revele Campinas" abre Festival Hercule Florence

      Mostra na Estação Cultura reúne imagens vencedoras e as mais votadas pelo público no concurso realizado pelo site Campinas.com.br. Abertura nesta quinta-feira (1º), a partir das 19h30

      A exposição “Revele Campinas”, que reúne as imagens vencedoras e as mais votadas do concurso fotográfico homônimo promovido pelo site Campinas.com.br, será aberta na Estação Cultura nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, a partir das 19h30, marcando o início do Festival de Fotografia Hercule Florence, que traz uma extensa programação na cidade ao longo do mês de outubro.

      A mostra reúne 68 fotos, as 60 mais votadas pelo público no concurso, entre elas as seis vencedoras, além de oito menções honrosas, e ficará no local até dia 2 de novembro.

      Os vencedores foram: Jader Morais, que recebeu o maior número de votos do júri popular (640), e a foto de Kamá Ribeiro, eleita pelo júri técnico como a imagem vencedora que representa a cidade entre as mais votadas pelos internautas.

      Ainda no voto popular, a foto de Francis Costalonga ficou em segundo lugar (com 394 votos) e Henrique Conde ficou em terceiro (com 346 votos). O júri técnico formado por alguns dos principais fotógrafos de Campinas, Marcos Peron, Carlos Bassan, Ricardo Lima e Nelson Chinalia, ainda elegeu a foto de Rodrigo Moreira em segundo lugar e de Alex Moraes em terceiro.

      O júri técnico também avaliou as demais fotografias participantes, e estabeleceu algumas menções honrosas para aquelas que receberam menor quantidade de votos do júri popular, mas que também mereceram destaque por valorizarem a cidade e/ou pela qualidade das imagens. Os autores das menções honrosas são: André Bonotto, André Gehringer, Raphael Valverde, Daniel Akira Yossio, Pedro Amatuzzi, Roberto Cardillo, José Marcondes e Renato Liserre.

      O concurso fotográfico “Revele Campinas” foi realizado pelo portal Campinas.com.br em julho de 2015, em comemoração ao mês do aniversário de 241 anos de Campinas e de 5 anos do site que é referência em cultura e turismo na cidade. A mostra fotográfica é resultado desta ação e traz todas as facetas de Campinas, seus prédios históricos, suas avenidas, a movimentação da metrópole, o cenário bucólico dos parques e distritos, seus cantos e encantos revelados nestas imagens registradas por artistas profissionais e amadores que emprestam seus olhares únicos para expor as belezas e particularidades da cidade. O resultado impressiona: além de imagens afetivas, também trazem a proposta de pertencimento e preservação da memória.


      A ação teve o apoio da FNAC Campinas, do Bonelli Restaurante e da Secretaria Municipal de Cultura.

      Mais sobre o Festival Hercule Florence

      A 9ª edição do Festival de Fotografia Hercule Florence vai reunir exposições, atividades, workshops, palestras e oficinas durante todo o mês de outubro em Campinas. Nem os ônibus da cidade, que compõem a paisagem urbana, vão escapar da programação. Suas partes traseiras, chamadas de busdoor, levarão 30 imagens ampliadas da cidade clicadas por dez fotógrafos da cidade: Dominique Torquato, Marcos Peron, Carlos Bassan, Adriano Rosa, Rogério Capela, Kamá Ribeiro, Nelson Chinália, Gui Galembeck, Martinho Caíres e Touché. A curadoria do projeto é de Ricardo Lima, organizador e idealizador do festival.

      Além da abertura da exposição “Revele Campinas” na quinta-feira (1º), a Galeria Sede, no Cambuí, abre na sexta-feira (2) a exposição O Caminho do Corpo, de Gustavo Olmos, com o resgate de arquivos analógicos de 1992 e materiais atuais, cuja vertente é a poética da vida das pessoas. No dia seguinte (03/10, 15h ), Pola Fernandez inaugura a exposição Nyota- Mulheres com Turbantes, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, no Jardim Ipaussurama.

       “Assim como no ano passado, o festival tem ganhado uma característica mais dinâmica, com diversas oficinas, workshops e intervenções acontecendo ao mesmo tempo e seus resultados invadindo as ruas da cidade. No chamado work in progress, os ‘oficineiros’ e seus alunos realizam um trabalho dinâmico e expõem os resultados logo em seguida”, explica Ricardo Lima. Um exemplo claro disso é a oficina de colagem do projeto Giganto, de Raquel Brust, que acontece nos dias 10, 11, 12 e 18 de outubro, a Estação Cultura.

      Entre os dias 15 e 18 de outubro, o festival toma conta da Estação Cultura, com dezenas de exposições, workshops, oficinas, intervenções e palestras nos vagões, salas e plataforma do local. Destaque para a palestra sobre os 115 anos de fotografia cubana , proferida pelo renomando fotógrafo cubano Mario Dias, em seguida realiza uma série de retratos de moradores do Centro de Campinas ,que serão expostos nas janelas do Museu da Cidade.

       O fotógrafo brasiliense Kazuo Kubo fará um workshop sobre fotos de nu artístico. Cineastas, fotógrafos e artistas vão transformar os três vagões da Estação em máquinas fotográficas gigantes, com a técnica pinhole e as salas da estação serão grandes salas de aula e de exibição dos resultados. Na na semana de 22 de outubro, com bate-papo, exposições e colagens de imagens até o dia 25. A programação é dinâmica, gratuita e extensa. Confira a grade completa, bem como as informações para as inscrições nas oficinas, no site www.festivalherculeflorence.com.br.

      O Festival Hercule Florence tem como matriz a invenção isolada da fotografia no Brasil, em Campinas, feita por Hercule Florence, em 1833. O fato desencadeou na cidade atitudes fotográficas no percurso dos séculos, principalmente, a partir da exposição mundial das descobertas de Hercule Florence, pelo pesquisador brasileiro Boris Kossoy, em 1976. Desta cultura fotográfica, lentamente gerida, nasceram os grupos de fotografia, fotógrafos, pesquisas e exposições que fazem parte, nas ultimas décadas, da vida da cidade e que nos mostram oportunidades de novos caminhos. Um capítulo recente dessa história foi o lançamento, em 2007, de dois eventos simultâneos sobre fotografia, determinantes na formação do Festival Hercule Florence: a criação da Semana Hercule Florence e do Seminário Imagem e Atualidade da PUC-Campinas. Além de divulgar a fotografia, o Festival é gerador de exposições e homenagens aos promotores da fotografia.

      Serviço:

      Exposição “Revele Campinas” - Festival de Fotografia Hercule Florence
      Local: Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”. Praça Marechal Floriano s/n, Centro - Campinas (estacionamento gratuito com entrada pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial)
      Data de abertura: 1º de outubro
      Horário: 19h30
      Visitação: até 2 de novembro
      Entrada: gratuita





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •