• NOTICIAS

      12/08/2010 | Exposição e lançamento Festival Hercule Florence

      Olhar reciclado

       FOTOGRAFIA - Exposição e lançamento de campanha integram programaçãodo Festival Hercule Florence

       

      Surpresa. Essa é a palavra que melhor descreve a sensação do fotógrafo Ricardo Lima, organizador do 4 Seminário Imagem e Atualidade e Festival Hercule Florence, ao revelar quatro filmes vencidos há 15 anos que ele utilizou para registrar uma viagem à Bolívia e ao Peru no ano passado. Descrente da qualidade das imagens perpetuadaso, titubeou para mandar revelar, mas não se arrependeu com o resultado.

      Intitulada El Paro!, a exposição que abre hoje na Fnac-Campinas combina bem com a palestra do também fotógrafo Iatã Cannabrava, idealizador do festival Paraty em Foco, que fala sobre o tema Recicle o Clique, no qual propõe não jogar fora ou guardar equipamentos fotográficos e sim, passá-los para frente com o objetivo de que outras pessoas possam experimentar a arte da fotografia, ou mesmo voltar no tempo com outras técnicas, que não somente a digital, como fez Lima.

      “Foi interessante porque tive que lidar com o filme novamente. Ampliar, escolher as imagens e depois digitalizá-las. Foi uma forma de reciclar também. Estava lá, parado, mas tinha a sua função. As fotos em preto e branco, como as que eu revelei daqueles filmes, têm uma dramatização maior. É outra forma de interação com a realidade. O filme PB tem outra densidade. As imagens granuladas têm dramacidade. Por isso, deixei ali algumas imperfeições porque fazem parte daquela técnica. As imagens digitais, que também compõem a exposição, não têm espaço para imperfeições. Nas fotos preto e branco, você é obrigado a observar mais, em busca de detalhes”, explica Lima.

      A campanha Recicle o Clique incentiva quem tem máquinas em perfeitas condições e fora de uso a doá-las na Fnac mais próxima, que se encarrega de entregar a entidades inscritas e que tenham como objetivo incentivar a prática da fotografia. “A ideia é dar uma segunda chance às máquinas e uma primeira para muitos fotografarem”, informa o material de divulgação da campanha que tem início agora e continuação no Paraty em Foco, em setembro. Mais informações no site www.paratyemfoco.com/recicleoclique.

      AGENDE-SE

      O quê:
      Exposição El Paro! e palestra Recicle o Clique com Ianã Cannabrava

      Quando:
      Abertura hoje às 19h. Até dia 31/08

      Onde:
      Fnac-Campinas - Parque D. Pedro Shopping (Av. Guilherme Campos, 500, Sta. Genebra)

      Quanto:
      Entrada franca

       

      Publicada em 12/8/2010
      Caderno C
      Olhar reciclado
      Paula Ribeiro
      DA AGÊNCIA ANHANGUERA
      paula.ribeiro@rac.com.br

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •