• Guia do Arquiteto

      09/04/2020 | Aquiles Nícolas Kílaris - Casa Cristal

       Casa Cristal

              Arquitetura leve que parece flutuar

              

              A Casa Cristal, projeto mais recente assinado pelo arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, tem arquitetura imponente, que parece flutuar sobre as águas. Ela foi concebida com colunas – referências da Grécia de onde descende Kílaris – formas circulares, elementos do Feng Shui, automação, sustentabilidade (com geração de energia renovável e reaproveitamento de água) e muita personalidade. Juntos, estes elementos transformam o imóvel em uma verdadeira obra de arte.

              

              Na fachada externa de pé direito duplo, uma enorme escultura em formato de ondas, substitui a coluna e dá sustentação a essa estrutura. O grandioso frontão de entrada remete as construções clássicas, enquanto as formas orgânicas, tão trabalhadas por Kílaris, traduzem movimento, leveza e volumetria, dando beleza à rigidez do concreto. A cada ângulo que se olha, somos surpreendidos por um desenho inusitado.
         

              A residência é cercada pelas águas - grande destaque deste projeto - fazendo uma referência a bela Veneza, na Itália. No pórtico de entrada ela está presente em um grandioso espelho d'água. Na fachada interna - praticamente toda em paredes de vidro - surge a piscina, que nasce na lateral da casa acompanhando a construção. Essas "paredes transparentes" possibilitam a integração total entre as áreas internas e externas e a abundância de luminosidade natural no interior da residência. De qualquer lugar que se esteja, dentro ou fora da casa, a natureza é grande cenário desta obra.

              Kílaris concebeu a Casa Cristal, em um condomínio fechado no interior de São Paulo, para morar com sua família. Usou neste projeto, todos os elementos e soluções arquitetônicas que pratica com seus clientes há décadas. Ao concluir o imóvel, ficou surpreso com as emoções que sentiu ao contemplar tudo pronto. "Reconheci em mim, os sentimentos que sempre observo nos olhos de meus clientes. Pela primeira vez, pude vivenciar na prática e usufruir do conforto que ofereço a quem me procura. Viver em uma casa totalmente integrada, sem barreiras visuais, com pé direto duplo, cercado pela natureza de todos os lados, recebendo a energia do sol e os bons fluidos da energia das águas é um presente, uma grande conquista", afirmou ele.


              Passeio arquitetônico

              

              Ao entrar no imóvel, somos recebidos por uma grande escultura que remete ao estilo de Kílaris. Os ambientes sociais localizados no térreo são completamente integrados, sem nenhuma barreira visual. Em qualquer lugar que se esteja é possível visualizar a decoração clean e confortável do living, sala de jantar, home theater e área de lazer. Todo o projeto de interiores é assinado pela designer Iara Kílaris, esposa e parceira de trabalho do arquiteto. No andar superior, a ala íntima alia conforto e personalidade. Para todos esses espaços, o cenário é sempre o mesmo: a natureza exuberante no entorno do imóvel. Esse visual é possível graças as imensas paredes de vidro que separam os ambientes internos de todo o jardim
              

              No living, o destaque é para um imenso painel de mármore com veios marcantes de aspecto espelhado, obra de arte esculpida pela natureza. Na sala de jantar foram colocadas duas mesas, lado a lado, que podem ser usadas juntas ou separadas e ainda dão suporte para o espaço gourmet. No jantar temos ainda uma porta de correr revestida com espelho bisotado que dá acesso ao home cinema.
              

              Ao entrarmos neste ambiente, somos transportados imediatamente para o cenário de um elegante teatro de Paris. O painel em 3D com imagens de camarotes e as cortinas vermelhas são a ambientação perfeita para proporcionar essa "viagem". O espaço conta com equipamentos tecnológicos de última geração.

              

              O hall de acesso ao lavabo foi projetado com uma bela parede esculpida em curvas iluminadas e cristais sob piso de vidro. O sistema automatizado de som e aromas é acionado assim que entramos, provocando sensações agradáveis de paz e bem-estar. A cozinha é espaçosa, iluminada e funcional. A utilização de cores cleans e a integração com o jardim por meio de portas de vidro, permitem a abundância de iluminação natural.

              

              O andar superior pode ser acessado de elevador ou pela escada escultural desenhada por Kílaris. Preservando a integração visual, ela foi projetada com um corrimão em vidro, que acompanha as curvas da escada. Ele se estende como guarda corpo pelo mezanino que possui uma belíssima lareira revestida com pedra Sal Blue translúcida retro iluminada. Este mezanino faz a distribuição para as três suítes principais e ao quarto de hóspedes e escritório, que usam banheiro compartilhado.

              

              Na suíte do menino que adora games, muito conforto e tecnologia automatizada, cama com sistema de massagem e elevação de cabeceira. A suíte da menina, parece ter saído de um conto de fadas e foi pensada para uma princesa, em tons rosa e dourado, com espelhos e cristais.
              

              Um verdadeiro sonho para a privacidade do casal. Assim é a suíte máster, que tem vista panorâmica da cidade e telão retrátil embutido no teto. Com um simples toque, cortinas, vídeo, temperatura, som e luzes, podem transformar todo o ambiente.
              

              O closet tem portas de vidro, espelhos e um enorme lustre de cristal em toda a extensão do percurso que leva até a sala de banho. A composição do mármore com o dourado dos metais confere nobreza ao espaço. Tudo foi projetado para oferecer conforto e relaxamento:  ampla banheira, aquecimento do porta toalhas, ducha dupla, tv mirror escondida atrás do espelho, além do controle remoto de luzes, temperatura e som, uma festa para aguçar todos os sentidos.

              

              A área de lazer é paradisíaca, composta por um jardim com palmeiras que remetem as palmeiras de Dubai, e espaço gourmet completo. A piscina com spa e prainha, está integrada a arquitetura da casa. A imensa cascata que nasce na laje da casa, os jatos de água gêiser que saem do chão e a troca de cores completam o cenário.
              

              O conceito da piscina invade o espaço gourmet e das mesas é possível apreciar este visual como se estivéssemos em Veneza. O balcão rebaixado aumenta a interatividade social. O espaço gourmet é o eixo de várias conexões, dando acesso às áreas social, de serviços e de lazer. Uma grande lareira complementa o aconchego deste ambiente. As formas curvas no balcão e no teto valorizam o projeto luminotécnico. Uma pedra ônix retro iluminada, acima das duas churrasqueiras, dá vida ao ambiente, tornando-o ainda mais convidativo.
              

              A academia possui um banheiro versátil, que quando necessário pode ser transformado em uma suíte acessível. O jardim tem ainda um gigantesco telão e outros espaços de convivência ao ar livre, árvores frutíferas e parede de temperos frescos para perfumar todos os preparados na cozinha e gourmet. O vestiário, com sauna elétrica, oferece suporte para a área de lazer.

              
              O sistema de automação permite que, com um simples toque de qualquer lugar do mundo, possam ser acionados o alarme, a abertura das portas, temperatura, som e luz, etc, tudo com acompanhamento visual por câmeras. No período da noite, todo o cenário muda. O efeito criado pelo jogo de luzes possibilita a que toda a casa seja refletida na água da piscina, como um grande espelho, revelando assim, o verdadeiro CRISTAL!

              

              www.arquitetoaquiles.com.br

              www.youtube.com/Kilaris

              www.instagram.com/Kilaris

              https://www.youtube.com/watch?v=MSUQrS876yM – vídeo da Casa Cristal 



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •